26 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Cinco motivos para ministrar os Salmos nas igrejas

salmos
Foto: unsplash

O livro dos Salmos são ricos em ensinamentos e por vezes servem como consolo para quem está em angústia

Por Marlon Max

A Bíblia é definida por muitos como um manual de conduta e princípios para o cristão viver. Porém mais do que isso, é nela que estão os valores que expressam o caráter e atributos imutáveis de Deus. A divindade, as obras e as promessas de Deus estão espalhadas em todos os livros da Bíblia, cada uma em seu contexto.

Porém frequentemente pastores e pregadores abdicam de pregar através dos Salmos. O livre dos Salmos é um compilado de textos — alguns poéticos outros de súplica que revelam o coração do salmista. Por isso, separamos cinco motivos para ministrar a igreja através dos Salmos. As observações são do pastor americano Peter Mead, que por anos ensina outros lideres cristãos sobre diversos aspectos da igreja. Confira!

1- Eles são auto-suficientes. ​Um salmo é uma unidade completa de pensamento. Pode fazer parte de uma pequena coleção, por isso vale a pena olhar para aqueles antes e depois. Pode dar uma pista histórica em sua inscrição, então vale a pena olhar para isso e buscar a história se houver algo sugerido. Mas, essencialmente, com um salmo, sei o que preciso estudar e preparar. . Os salmos

- Continua após a publicidade -

2. Eles são reais e confusos. A vida não é toda limpa e simples. A vida fica confusa. Emoções sobem e despencam. Situações oprimem e resolução de tensão pode encantar completamente. Os Salmos não fingem que somos criaturas estóicas insensíveis. Nós podemos, mas os Salmos nos lembram de ser reais. Isso não só faz com que a pregação pareça real e não apenas algum tipo de discurso religioso, mas também se conecta porque os ouvintes também estão vivendo vidas reais, e não apenas religiosas.

3. Eles são emotivos e sinceros. Como comunicador, conheço o perigo de acrescentar impulso emocional ao conteúdo estéril e frio. Pode ser muito manipulador. Mas também conheço o perigo de esterilizar textos bíblicos poderosos em pequenas lições de vida seguras. Oops Os Salmos estão sentados para serem pregados com todo o coração àqueles que têm um coração sensível – seja de dor, alegria, tristeza ou deleite.

4. Eles estão cheios de imagens. Eu não tenho que procurar infinitamente por imagens para adicionar a uma mensagem quando estou pregando dos Salmos. Geralmente é ali mesmo. Preciso gastar essa energia no texto e depois em uma descrição e apresentação eficazes, mas posso ter certeza de que a escolha de imagens foi feita pelo Espírito de Deus e não por mim.

5. Eles são sempre relevantes. Quando as pessoas têm vivido a vida cristã por um tempo, elas tipicamente acabam apreciando os Salmos. A crueza acidentada reflete sua própria experiência pessoal. Tende a ser o menos maduro que não consegue entrar nos Salmos. Assim como eu os prego, posso ter confiança de que os nervos serão tocados, os corações serão mexidos, as vidas serão ajudadas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -