back to top
22.7 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE dezembro DE 2024

Cientista cristão critica estudo que tenta explicar o milagre da multiplicação dos peixes

Estudo científico aponta que o Mar da Galileia teria uma capacidade natural de reunir grande quantidade de peixes de forma súbita - Foto: Equipe Redação BP

Para o químico Marcos Eberlin, a pesquisa reduz o milagre de Jesus a processos naturais

Por Michelli de Souza

Um estudo científico, publicado no último mês de outubro na revista Water Resources Research, promete explicar, à luz da ciência, o milagre de Jesus sobre a multiplicação dos peixes, registrada em Lucas 5: 1-11, passagem conhecida como A pesca maravilhosa.  

Segundo a pesquisa, as águas do lago de Genesaré, em Israel, onde Jesus realizou o milagre, possui uma capacidade natural de reunir grande quantidade de peixes de forma súbita, o que explicaria, à luz da ciência, por que os peixes se multiplicaram. Na visão de Marcos Eberlin, que é Pós-Doutor em Química e compartilha da fé cristã, esse tipo de estudo tenta reduzir os milagres de Jesus a causas naturais.

- Publicidade -
Cientista cristão critica estudo que tenta explicar o milagre da multiplicação dos peixes
O cientista Marcos Eberlin defende que os milagres bíblicos não podem ser explicados pela ciência – Foto: Divulgação

“Cristo agiu com forças além das forças naturais. Quando Deus também abriu o Mar Vermelho, ele abriu o mar. Quando ele fez parar o sol e a lua, ele parou o sol e a lua. Eu acho patética essa tentativa de explicar o milagre de Jesus. Ele multiplicou os peixes, como ele transformou a água em vinho, curou paralíticos, cegos, ressucitou a Lázaro. Será que esses cientistas israelenses vão conseguir investigar como Jesus ressucitou Lázaro por processos naturais? Creio que não”, declarou Eberlin.

LEIA MAIS
Cristãos enfrentam "futuro incerto" com a queda de al-Assad na Síria Cristãos enfrentam “futuro incerto” com a queda de al-Assad na Síria - Desde que o grupo terrorista HTS assumiu o poder em Alepo, muitos cristãos fugiram, deixando para trás um grupo pequeno, mas decidido, tentando manter a…
STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas STF declara inconstitucional lei que proíbe linguagem neutra em escolas - A ministra Cármen Lúcia destacou que os municípios não têm autoridade para legislar sobre currículos, conteúdos programáticos ou metodologias de ensino

Confira o que diz o estudo:

De acordo com o estudo realizado pelos cientistas israelenses Yael Amitai e Ehud Strobach, o milagre da multiplicação dos peixes poderia ser explicado por um fenômeno natural conhecido como “matança de peixes”.

Os cientistas explicaram que o Mar da Galileia, um lago de águas estratificadas, tem uma camada superior quente e oxigenada, enquanto a camada inferior é fria e com baixo nível de oxigênio. Quando um vento forte de oeste sopra sobre o lago, ele empurra a água quente da superfície em direção ao leste, o que faz com que a água fria das camadas inferiores suba. Essa movimentação cria flutuações chamadas “ondas internas”, que diminuem a oxigenação da água, resultando na morte dos peixes, que então flutuam na superfície.

Com base nessa teoria, os pesquisadores sugerem que os peixes que Jesus e seus discípulos pegaram poderiam ter sido vítimas desse fenômeno natural. 

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -