23.8 C
Vitória
sexta-feira, 5 março 2021

Cidade milenar é descoberta no centro de Israel

Cidade milenar é descoberta em Harish, no centro de Israel e pesquisadores reconhecem que local pertenceu a Idade do Bronze

No último domingo (6) o Ministério de Turismo de Israel divulgou a descoberta de uma cidade de cinco mil anos. A descoberta aconteceu durante as escavações da Autoridade de Antiguidades de Israel. Assim, a investigação durou cerca de dois anos e meio na região de Ein Iron.

De acordo com pesquisadores, essa é a maior e mais central cidade já descoberta no país, revelando uma área estendida de 650.000 m², com seis mil habitantes.

As escavações aconteceram no sítio arqueológico de En Esur, localizado perto de Wadi Ara, e iniciaram antes das atuais construções da expansão da cidade de Harish, distrito de Harifa, em Israel. O projeto de escavação é financiado pela Netivei Israel Company.

Foi descoberto que a cidade milenar possuía muro de fortificação, áreas residenciais, públicas, ruas e becos. Segundo pesquisadores a cidade foi planejada na Idade do Bronze. 

NOVAS DESCOBERTAS

Durante as escavações, um assentamento ainda mais antigo foi descoberto sob as casa dessa cidade. Assim, a descoberta contempla uma cidade de sete mil anos, que estão em uma região de nascentes abundantes, e que tornaram a região atraente.

A descoberta muda drasticamente o que se sabia sobre o período e o começo da urbanização em Israel. Antes de mais nada, os diretores das escavações, Itai Elad, Dr. Yitzhak Paz e Dra. Dina Shalem, reconheceram isso. 

Atualmente a população rural dá lugar a uma sociedade urbanizada em Israel. Assim, nas áreas públicas da cidade, arqueólogos realizaram novas descobertas.

TEMPLO MILENAR

A princípio, um templo de rituais incomum, onde eram realizados rituais religiosos também foi descoberto.

No interior do templo foi encontrada uma instalação contendo osso de animais, ofertas de sacrifício, estatuetas raras, entre outros.  Dessa forma, foi permitido a definição de características culturais dos habitantes da época. De acordo com pesquisadores a terra era utilizado para cultivo devido a presença de nascentes na região.

Ademais, restos de casa, instalações variadas e edifícios públicos são indicação de uma sociedade organizada e de hierarquia social na época. Além disso, a escavação revelou milhões de fragmentos de cerâmica, ferramentas, vasos de pedra, de basalto no local, entre outras coisas.

Segundo Autoridade de Antiguidades de Israel IAA, foram realizadas mudanças de planejamento para proteger a descoberta. Assim, ruínas arqueológicas serão estudadas, investigadas e documentadas. Segundo pesquisadores do IAA, a área será preservada para gerações futuras. 

Aproximadamente cinco mil adolescentes e voluntários participaram das escavações como parte do Projeto de Compartilhamento de Herança da Autoridade de Antiguidades de Israel, que visa criar uma conexão emocional e experimental com o passado e o patrimônio cultural. Dessa forma, desenvolvendo um sentimento de pertencimento à terra e uma conscientização sobre a importância de preservar suas antiguidades.


LEIA MAIS

Descoberta arqueológica traz evidências da perseguição aos cristãos pelos persas
Descobertos selos raros do período do Templo de Salomão
Projeto pretende unir e decifrar fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Uma amizade perigosa

Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”...

Achado em Israel! Pedra com dedicatória a Jesus

A pedra com dedicatória a Jesus é de 1.500 anos e tem os dizeres grafados: ‘Cristo nasceu de Maria’. Saiba mais!

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Como se portar diante da questão da Graça e do Legalismo?

Lucas Amorim Graça x Legalismo – Deve-se agir com respeito, mas tentar entender o porquê que lhe convidaram, com qual motivo e até onde se...

Igreja bizantina, onde Jesus chamou Pedro de ‘a rocha’

As ruínas da antiga igreja, datada de ter sido construída por volta do início do século V, foram recentemente descobertas ao pé de uma cachoeira. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!