26.7 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Universidade Adventista em Moçambique é atingida por ciclone

Leia também

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Edital convoca peritos médicos para trabalho presencial em agências do INSS

Nesta quinta-feira, 17, o diretor-presidente da ANMP, Luiz Argolo, informou que os peritos não haviam sido convidados para as inspeções nas agências para verificar as medidas de segurança contra a covid-19

Mortes por acidentes de trânsito em SP têm menor índice da história, diz Detran

A queda inédita também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015, ou seja 37% a menos de óbitos

Ciclone tropical Idai já deixou 122 mortos e deve continuar provocando fortes ventos e chuvas até domingo. Conferência Internacional de Bíblia e Missão que acontecia na Universidade foi cancelada

O impacto do ciclone tropical Idai causou pelo menos 122 mortes e deixou mais de 1 milhão pessoas afetadas em Moçambique e no Malaui desde o começo de março, informou nesta quinta-feira (14) o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha).

A Universidade Adventista de Moçambique está diretamente na rota do ciclone Idai. Ele entrou em terra firme com ventos de até 165 quilômetros por hora nesta quinta (14), perto de Beira, uma cidade portuária de 500 mil habitantes, onde a Igreja administra a instituição educacional.

Uma equipe de líderes da Igreja, liderada pelo pastor Alberto Timm, diretor associado do Ellen G. White Estate, da sede mundial adventista, realizavam a Conferência Internacional de Bíblia e Missão na universidade quando a tempestade sucedeu pela primeira vez no início da semana.

“Orem pelos membros da nossa Igreja em Moçambique, especialmente pelos membros da nossa universidade adventista em Beira”, escreveu Wilson na sua página no Facebook. Ele também pediu orações para aqueles em Moçambique e no Malawi já afetados pelo ciclone, que inicialmente entrou em terra no meio da semana, derrubando o teto de pelo menos um prédio da universidade e causando outros danos antes de seguir para o mar.

Destruição

Horas antes do retorno do ciclone, o presidente da universidade, Heraldo Lopes, avaliou os danos iniciais em um vídeo publicado na página de Wilson no Facebook.

“Este é o lugar onde o telhado saiu”, contou ao mostrar um prédio de tijolos sem telhado. “Estamos orando a Deus para que nada mais aconteça com a universidade”.

Após a primeira onda da tempestade, a Conferência da Bíblia foi suspensa até nova ordem. Timm e outros líderes da Igreja, incluindo vários da sede administrativa para uma região da África e do Oceano Índico, deslocaram-se para um hotel na esperança de evitar a maré ciclônica, com ondas que devem atingir pelo menos seis metros de altura.

Após a primeira onda da tempestade, a Conferência da Bíblia foi suspensa até nova ordem. De acordo com William Timm, filho do pastor Alberto, o último contato que recebeu do pai foi por meio de uma mensagem enviada na quinta-feira (14) quando ele comentou que espera a proteção divina por conta do terrível desastre. Ele explicou que estava escondido no banheiro para se proteger e afirmou que grande parte do hotel onde estava foi destruído.

O pastor Ted Wilson reiterou seu apelo por orações por Moçambique e Malawi, bem como pela África do Sul e pelo Zimbábue, que também podem sofrer o impacto do ciclone. “Que bênção saber que estamos indo para o Céu, onde não haverá calamidades”, pontuou. “Vamos nos engajar no Envolvimento Total de Membros, ajudando as pessoas física, mental, social e espiritualmente através do poder de Cristo.”

De acordo com o Ocha, as previsões indicam que o Idai provocará fortes ventos e chuvas nas províncias moçambicanas de Zambézia, Sofala, Manica e Inhambane de hoje até domingo. Potentes ventos e intensas chuvas poderiam castigar também o leste do Zimbábue e o sul do Malawi nos próximos dias, segundo o Escritório da ONU, que informou que existe “uma resposta humanitária em andamento” para ajudar os afetados.

Veja o vídeo

*Com informações de Notícias Adventistas


Leia mais

Nova Zelândia – Tragédia em Mesquita deixa 49 mortos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Conheça “Nunca esquecerei”, de Um.sounds

Canção é o segundo lançamento do grupo pela Sony Music. Um.sounds é da UM Church de Nova Friburgo (RJ)

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!