O fenômeno já causou estragos e pelo menos quatro mortes na região Sul do país
Por Andressa Ribeiro (sob supervisão)
Mais uma frente fria se aproxima do Espirito Santo nas vésperas do feriado prolongado. De acordo com o Climatempo, a instabilidade climática está relacionada à presença de um ciclone extratropical que pode provocar ventos fortes e temporal em todo o Estado a partir da noite desta terça-feira (5).
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a aproximação dessa frente fria resultará em um aumento significativo na nebulosidade e na ocorrência de chuvas em diversas áreas do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo prevendo chuvas intensas em 32 cidades do Estado.
A mudança repentina nas condições climáticas está atribuída a pressão atmosférica sobre o Paraguai e o Sul do Brasil, juntamente com a chegada de uma massa de ar frio polar sobre as regiões norte e leste da Argentina e Uruguai. O alerta de temporal permaneça até a próxima sexta-feira (08)
Ciclone no Sul do Brasil
Na última segunda-feira (4), a formação de um ciclone extratropical atingiu a região Sul do Brasil, resultando em chuvas intensas e ventos fortes que afetaram diversos estados e já causaram pelo menos quatro mortes.