23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Cia Impacto Urbano apresenta “Ao Avesso” no Teatro da Ufes

A Cia Impacto Urbano apresentará o espetáculo “Ao Avesso”, sob a direção geral de Thomas Daviso, no dia 6 de agosto de 2011, em duas sessões, às 19 e às 21 horas, no Teatro Universitário da Ufes. A expectativa é a de que cerca de 1.250 pessoas de todas as idades sejam impactados por um espetáculo “improvavelmente inovador”, com interpretações teatrais, dança, números circo e poesias.

“Ao Avesso” contará a história do caos vivido por um nordestino que tem sua vida tumultuada pelos problemas familiares, financeiros, amorosos e psíquicos. A grande proposta desse projeto é não tentar construir uma reflexão sobre tais problemas pela identificação visual do personagem. Por se tratar de uma história vivida em contexto cultural bem diferente da realidade capixaba, o expectador se sentirá identificado com o personagem, sobretudo, nos aspectos psicológicos da trama.

“É maravilhoso saber como a arte pode desconstruir todo um paradigma pré-conceituado em nossas mentes no que tange à distância entre a totalidade da vida de pessoas que moram em um mesmo Brasil. Por se tratar de um país territorialmente continental, a diversidade sócio-cultural é tão vasta que nos dá a ousadia de pensar que vivemos mundos diferentes e que nossas realidades jamais convergirão a um mesmo ponto culminante”, disse o diretor.

É exatamente essa mística que “Ao Avesso” pretende atacar, trazendo à tona a imensa proximidade dos problemas psicossociais vividos nos mais longínquos lugares do nosso país.

- Continua após a publicidade -

História

O espetáculo “Ao Avesso” é um oferecimento da “Cia Impacto Urbano”, uma Cia de espetáculos que surgiu no ano de 2008 em Jacaraípe, na Serra, com seis integrantes. Entre idas e vindas, hoje conta com um total de 26 artistas de dança, teatro e circo. O intuito da Cia sempre foi apresentar à sociedade a verdade do amor, disseminando a alegria por meio da arte. Desde então, a Cia se apresenta nas praças, asilos, praias, semáforos, congressos, feiras comunitárias, igrejas, hospitais e comunidades carentes em apresentações de nossos espetáculos e serviços à comunidade.

Roteiro

Uma pequena e pacata vila do Sertão nordestino é o cenário perfeito para nascer Jeremias: um satisfeito brasileiro, típico interiorano. Sem almejar muitas perspectivas de futuro promissor, comumente desejadas por um cidadão das grandes cidades, Jeremias, agora abandonado pelo pai, mora com sua mãe, duas irmãs e um irmão mais novos. Criado entre muitos amigos, o jovem cresceu apaixonado pela pequena Inês, menina doce, que logo cedo aprendeu a lavar a roupa dos irmãos e ajudar a mãe com a comida.

O trabalho para subsistência dos moradores da vila não foi suficiente quando os problemas com a seca começaram a acender. Mas nada era capaz de fazer Jeremias perder suas forças, até que foi incapaz de evitar a morte da irmã, vítima da miséria ocasionada pelos problemas sertanejos.

A Tristeza, o medo e a loucura foram inevitáveis.
Aos poucos Jeremias conhece o imenso vazio da solidão, seguido pelo delírio da traição e o abandono de seu verdadeiro sentimento de amor. A inconsolável Inês aproxima-se de Romeu, melhor amigo de Jeremias, mas seu potencial relacionamento é interrompido pela precipitação e descontrole de Jeremias que, agora, tornou-se um criminoso.

Sem saber por onde recomeçar, o jovem Jeremias desiste de sua história, seu sertão, seu amor e sua família. Para quem antes não pensava no futuro, agora se lembra do passado com o desgosto de quem recebeu a infelicidade de presente. No entanto, um final surpreendente dá a Jeremias a chance de pensar em todo seu amanhã com a oportunidade de reviver as alegrias, amar a quem mais o importava e reconstruir aquilo que nunca se perdeu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -