Chuva no Sul do ES: Igrejas pedem socorro

Foto: Facebook

Rio Novo do Sul foi uma das cidades mais castigadas no Espírito Santo com a chuva neste fim de semana. Igrejas se mobilizaram para ajudar a população.

A região Sul do Espírito Santo foi muito castigada pela chuva na madrugada deste sábado (17). A cidade de Rio Novo do Sul foi uma das mais atingidas. Um córrego na zona rural do município transbordou e invadiu várias casas. Também houve deslizamento de terra que atingiu uma residência e soterrou parcialmente um homem, mas ele foi retirado sem ferimentos.

O rio subiu mais de cinco metros e muitas ruas foram tomadas pela água. Carros ficaram submersos e um deles chegou a ser arrastado pela correnteza. Segundo a Defesa Civil, pelo menos 600 pessoas ficaram desalojadas e 35 desabrigadas. Na manhã de sábado, a Cesan precisou paralisar a estação de tratamento de água da cidade. E a prefeitura decretou estado de emergência.

O prefeito do município, Tiago Fiorio, gravou um vídeo e postou em sua página do Facebook pedindo ajuda a população. “Venho pedir uma ajuda aos municípios vizinhos, empresários e políticos para que nós possamos distribuir água e comida para a população, porque muitas famílias não têm o que comer. Já acionamos o governo do ES também. Estamos precisando principalmente de água. Toda equipe está mobilizada para ajudar a população”, declarou.

A chuva fez graves estragos em várias casas da cidade. O pátio da Igreja Batista ficou completamente alagado. Instrumentos musicais foram danificados e, neste domingo (18), o culto pela manhã não pode ser realizado. Parte dos membros se uniram para limpar a igreja. Outros foram prestar ajuda a quem perdeu tudo na enchente.

Pátio da Igreja Batista que ficou alagado. Foto: Igreja Batista

Segundo o pastor da Igreja, Adilson Nogueira de Rezende, foi formado um grupo mobilizado pelas igrejas junto à Prefeitura para ajudar a cidade. “Nos reunimos com o prefeito para juntos ajudarmos a população. Aqui a carência é grande. Nos mobilizamos com doações com a defesa civil e de pouco a pouco os donativos vão chegando. Além de orar, isso é o mínimo que podemos fazer”, disse o pastor.

A Convenção Batista do Estado do Espirito Santo também emitiu um alerta às igrejas do Estado pedindo ajuda. “Nesse momento convocamos nossas igrejas a orar pelo município e também a contribuir. Juntos podemos mudar a realidade de muitas pessoas”, diz a nota da CBEES.

Solidariedade

O estado de calamidade de Rio Novo do Sul mobilizou muita gente pelas redes sociais. Cidades da região também organizam campanhas para arrecadar donativos.

“Já acionamos a Secretaria de Defesa Social, a Defesa Civil e a Guarda Municipal para que prestem todo apoio ao município neste momento de tristeza. Temos um grupo atuando no município, prestando toda ajuda possível. Peço aos moradores de Marataízes que estejam unidos conosco neste momento e façam suas doações. Muitas famílias perderam tudo e precisam de nós”, disse o prefeito de Marataízes, Tininho Batista pelo facebook.

Neste domingo (18) a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES) disponibilizou maquinários e servidores para ajudarem na limpeza das ruas. O órgão também está recebendo doações.

Informações sobre doações pelo telefone (028) 99942-3393.