Japão – Mais de 50 pessoas mortas por conta da chuva

Foto: Agência Brasil

Autoridades determinaram a retirada de quatro milhões de áreas de risco no país.

Pelo menos 50 pessoas morreram e várias estão desaparecidas no Japão. O país está em alerta por conta das inundações e desmoronamentos de terra causados pelas fortes chuvas. Mais de 1,6 milhão de pessoas tiveram de deixar suas casas. A informação é da emissora pública NHK.

A Agência Meteorológica de Japão (JMA) mantém o alerta máximo para inundações e riscos de deslizamentos de terra nas províncias de Kyoto, Hyogo, Okayama e Gifu. Outras 28 das 47 províncias japonesas estão em alerta e as autoridades já ordenaram a retirada de aproximadamente 4 milhões de pessoas das áreas de risco.

A maioria das vítimas tem entre 40 e 90 anos. Segundo as autoridades locais, a maioria foi arrastada pelas enchentes dos rios. Outras foram surpreendidas por deslizamento de terra em suas casas. Em um asilo de Okayama, cerca de 80 pessoas ficaram isoladas. Mais de uma dezena se refugiaram no telhado de suas casas para fugir dos transbordamentos.

Apesar de as condições climáticas terem se estabilizado no oeste e leste do Japão, ainda havia o risco de as chuvas fortes continuarem, com áreas já saturadas enfrentando mais precipitações no domingo.

*Com informações da EFE