27.7 C
Vitória
sábado, 13 abril 2024

Chocolate funcional é opção saudável sem comprometer a dieta

Chocolate funcional é opção saudável sem comprometer a dieta - Foto: Anete Lusina

Produtos com mais cacau e menos açúcar, ajudam no consumo de proteínas, promovem a saciedade, além de contribuir para a beleza da pele

Os chocolates são produzidos a partir da combinação de cacau com manteiga de cacau, açúcares ou adoçantes e outros ingredientes. No entanto, a proporção desses ingredientes varia bastante conforme o tipo do chocolate. O chocolate amargo é o que possui a maior concentração de cacau e menos teores de manteiga de cacau e açúcares; já o chocolate branco, tem menos cacau, mais manteiga de cacau e mais açúcares. A nutricionista da Vitamine-se, Carol Tavares, apresenta as principais vantagens e as opções de substituição para os chocolates comuns.

“Ter essas informações em mente é importantíssimo, pois as vantagens do chocolate se devem ao cacau e quanto menor sua proporção no produto, menor seus benefícios para a saúde”, destaca a especialista.

É no cacau que são encontradas substâncias como triptofano, anandamida, magnésio, entre outros compostos, que ajudam a regular nosso humor, trazendo a sensação de bem-estar, por estimular a liberação de serotonina, também conhecida como “hormônio da felicidade”. Mas será que é só por isso que gostamos tanto de chocolate?

Todos nós nascemos com uma predisposição a gostar do sabor doce, algo que vem desde a nossa evolução. Isso porque o gosto doce era encontrado principalmente em alimentos com alta densidade de nutrientes, como as frutas, importantes para a nossa sobrevivência. Já o amargo, era comum em venenos e toxinas, o que com a evolução, “treinou” nosso cérebro a rejeitar esse sabor.

- Continua após a publicidade -

“O cacau possui naturalmente um sabor mais amargo, assim, para melhorar o seu sabor e aumentar a sua aceitação, o açúcar se tornou o protagonista de grande parte das receitas”, ressalta Carol Tavares.

Esse cenário, no entanto, levanta duas questões importantes: a primeira delas, é que o açúcar está muito associado ao “comer emocional”. Quem nunca se deliciou com um docinho como recompensa depois de um dia difícil ou em uma ocasião especial? Outro fato é que o consumo de açúcar, em excesso, traz diversos prejuízos para a saúde, dentre eles, sintomas como irritabilidade, mau-humor e até mesmo depressão.

Isso acontece, pois o excesso de açúcares “desvia” substâncias essenciais da produção de serotonina para sua metabolização – que é a sua transformação em energia – como as vitaminas do complexo B, por exemplo, diminuindo, assim, a liberação do hormônio da felicidade. Além disso, picos muito elevados de açúcar no sangue, faz com que o nosso corpo produza mais insulina, o hormônio responsável pela sua absorção pelas células, promovendo a queda rápida de seus níveis no sangue e sintomas como irritabilidade, mau-humor e tontura.

“A glicose é o principal combustível do nosso cérebro. Sem isso, ele não funciona direito, exigindo um grande esforço do organismo para compensar sua falta”, afirma a nutricionista. Por isso, nem todos os chocolates trazem felicidade e a dica para aproveitar os ovos de Páscoa, sem peso na consciência, é ficar de olho nos rótulos!

Carol Tavares ainda aconselha: “procure por produtos com mais cacau e menos açúcares, ou até mesmo as versões adoçadas com adoçantes naturais, como Stevia, por exemplo. Hoje também é possível encontrar alternativas mais nutritivas, como opções com adição de whey protein (proteína do soro do leite), que além de ajudarem no consumo de proteínas, ainda promovem a sensação de saciedade, contribuindo, assim, para o controle do peso corporal. Há, ainda, variedades com colágeno adicionado, uma proteína que ajuda a promover a beleza da pele”, conclui a nutricionista da Vitamine-se.

Sobre a Vitamine-se

A Vitamine-se é uma marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de altíssima qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa, com base em seus objetivos, necessidades e estilo de vida. A empresa desenvolve um Quiz em parceria com nutricionistas, com perguntas fundamentais sobre você e seu dia a dia. Ao final, recomenda um pack personalizado com os melhores nutrientes. Quando sua suplementação está diretamente alinhada aos seus objetivos, os resultados são ainda melhores.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -