Chefe do Estado-Maior de Taiwan morre em acidente

(Foto: EFE/YILAN COUNTY FIRE BUREAU)
(Foto: EFE/YILAN COUNTY FIRE BUREAU)

A viagem fazia parte das comemorações militares do Ano Novo chinês. O helicóptero decolou da sede do Alto Comando da Força Aérea em Taipé, em Tawian

O chefe do Estado-Maior do Exército de Taiwan, general Shen Yi-ming, morreu nesta quinta-feira (02) depois que o helicóptero em que viajava sofreu um acidente. O piloto da aeronave tentou um pouso forçado em uma área montanhosa perto de Taipé.

Segundo a agência estadual “CNA”, oito pessoas, incluindo Shen, morreram no acidente. Entretanto, outras cinco sobreviveram.

A imprensa local e também da China continental tinha inicialmente afirmado que o principal o líder das forças armadas da ilha tinha sobrevivido ao acidente. Mas as autoridades confirmaram sua morte pouco depois das 14h (horário local, 3h de Brasília) de hoje.

O piloto de caça de 62 anos, foi comandante geral das Forças Aéreas e vice-ministro da Defesa. Ele chegou à sede do Estado-Maior do Exército de Taiwan, em julho do ano passado.

Entre outros sete mortos estão: o major-general Hung Hung-chun, do gabinete número dois do Departamento de Inteligência do Ministério da Defesa e o vice-diretor do Escritório de Guerra Política, major-general Yu Chin-wen.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
HELICÓPTERO DA FORÇA AÉREA 

O helicóptero, um Black Hawk UH-60M, da equipe de resgate da Força Aérea, decolou da sede do Alto Comando da Força Aérea em Taipé às 7h55 (hora local) para uma inspeção na base de Dong’ao, condado de Yilan (nordeste). Bem como, a viagem fazia parte das comemorações militares do Ano Novo chinês.

No entanto, 12 minutos depois, às 8h07 (hora local), ele tentou fazer um pouso de emergência nas montanhas e desapareceu do radar.

A causa do acidente ainda não foi esclarecida pelas autoridades. O general Huang Chih-wei, das Forças Aéreas, tenha dito que as condições climáticas nas montanhas onde ocorreu eram adversas e causavam pouca visibilidade.

*Da redação, com informações do R7 


LEIA MAIS 

Magno Malta participa de posse de presidente de Tawian
Morre CEO de organização cristã morto na África do Sul
Número de acidentes de trabalho no Brasil cai 14%