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terça-feira, 20 outubro 2020

O céu brilha, mas quem se importa?

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A planta da Bíblia para o paraíso reduz a admiração ao cotidiano.

O que o céu parece? O que devemos entender sobre esse reino vindouro a partir das descrições da Bíblia? Ler sobre o céu na Bíblia pode ser confuso, tão confuso que somos tentados a procurar em outro lugar para firmar nossas idéias sobre a vida após a morte.

A popularidade de livros como 90 Minutes in Heaven e Heaven Is for Real atestam nosso desejo de assegurar que o céu é uma realidade, já que os relatos que lemos nas Escrituras parecem tão irreais. Será que seus materiais de construção serão realmente o material de nossas mais ambiciosas fantasias – ouro, prata e pedras preciosas?

É difícil determinar o que os autores humanos das Escrituras querem que saibamos que é verdade sobre o céu. É um desafio ainda maior compreender o que as menções de mansões, multidões, portões e anjos no reino dos céus significam para nós agora.

Eu sou um jogador competitivo. Alguns anos atrás, em uma festa, o anfitrião trouxe o Pictionary para o entretenimento da noite. Pronto para impressionar a sala com minhas habilidades, olhei para a palavra no meu cartão: difícil . Eu joguei Pictionary por anos e nunca tive uma palavra tão difícil. Minha mente ficou em branco.

Jen Wilkin. Foto: Divulgação

Nada parecia rimar ou ilustrar. O cronômetro acabou e, em total frustração, eu disse: “Que irônico que minha palavra tenha sido difícil !” Segurando o cartão como prova, percebi que tinha desenhado acidentalmente não um cartão para jogar, mas o cartão de instruções listando cada uma das categorias. para palavras diferentes. Difícil, de fato. Passei 60 segundos tentando ilustrar uma ideia abstrata, tentando desenhar o inutilizável.

Meu dilema me fez pensar no livro do Apocalipse. João, ao descrever o novo céu e a nova terra, está jogando a rodada mais difícil do Dicionário conhecido pelo homem – ele é chamado para descrever o indescritível. Falar sobre difícil. Sua tarefa de explicar só é superada em sua dificuldade pela nossa tarefa atual de entender a realidade por trás de suas palavras.

“O muro era de jaspe e a cidade de puro ouro, pura como vidro. As fundações das muralhas da cidade foram decoradas com todo tipo de pedras preciosas ”, escreve ele (Apocalipse 21: 18-19).

À primeira vista, parece que as ruas feitas de ouro são destinadas a agitar nossa emoção de viver em um lugar onde a opulência abunda em todos os níveis. Inicialmente, parece que um lugar que não precisa dos corpos celestes para lhe dar luz nos subjuga com o esplendor da santidade de Deus plenamente revelado. Mas a descrição de João do céu leva as coisas que estimamos como as mais altas nesta vida e as reduz ao nível do lugar-comum.

Mas e se houver mais do que isso? Todos esses elementos – ouro, pedras preciosas, corpos celestes, réguas, coroas – são o que os humanos ao longo da história adoraram. Essas são coisas que nós exaltamos. Estes são todos os ídolos deste mundo. Quando João determina descrever o indescritível, ele transforma nossas expectativas humanas de cabeça para baixo.

O céu é o primeiro e último lugar onde as coisas que exaltamos serão lançadas ao nível de seu real valor: como meros metais e pedras, como mera autoridade humana, como luzes meramente criadas que se movem sob o comando de seu Criador. .

O céu é um lugar onde pedras e metais preciosos são pisados ​​como poeira comum, onde nossas coroas honrarias pessoais são lançadas aos pés de Deus, onde as pessoas, objetos e instituições a que atribuímos nossa adoração cairão de suas altivas locais.

É um lugar cujos habitantes finalmente obedecem ao primeiro mandamento: “Não terás outros deuses diante de mim”.

Você e eu somos ensinados a orar para que o reino de Deus possa vir “na terra como no céu”. Por que esperar até a próxima vida para contar como inútil o que Deus considera inútil? Por que esperar até a próxima vida para estimar o que Deus estima?

Hoje é o dia de derrubar nossos ídolos de poder, riqueza e conforto. Agora é a hora de pisar no pó os deuses dos nossos desejos pecaminosos. Viver esta vida desvinculada das coisas da terra é antecipar a alegria indescritível de uma eternidade em que todo prazer terreno se curva ao prazer de estar completa e finalmente na presença de Deus.


*Jen Wilkin. Com informações de Christianity Today

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