25.3 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Recomendação para quem teve zika é de adiar filho

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu nesta sexta (25), orientações recomendando que homens e mulheres expostos ao zika esperem antes de ter filhos.

O vírus tem sido associado a um pico de microcefalia – uma má-formação rara de nascença – no Brasil.

Mulheres diagnosticadas com zika devem esperar pelo menos oito semanas após o início dos sintomas antes de tentar engravidar, segundo o CDC. Já os homens com o diagnóstico de zika devem esperar pelo menos seis meses.

Tanto homens quanto mulheres que foram possivelmente expostos ao vírus devem esperar pelo menos oito semanas antes de tentar a concepção, apontam as diretrizes.

Segundo o CDC, as recomendações foram baseadas em dados limitados sobre a persistência do zika no sangue e no sêmen.

As orientações, no entanto, são para o contexto americano, onde não há epidemia de zika, de acordo com João Renato Rebello Pinho, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital Israelita Albert Einstein. “Acho complicado nos basearmos em uma recomendação específica para os Estados Unidos. Lá ainda não há uma epidemia como a que existe aqui”, disse Pinho.

Para ele, porém, as recomendações podem ser úteis como uma margem de segurança para o caso das pessoas que foram diagnosticadas com zika. Já a recomendação para as pessoas que foram “possivelmente expostas” não se aplica ao contexto brasileiro.

“Estudos indicam que o vírus zika já está no Brasil desde 2013 (quando foi realizada a Copa das Confederações). Ainda não sabemos há quanto tempo ele está no Sudeste, por exemplo. Então, acredito que não é possível que as pessoas sigam essas recomendações no Brasil, exceto no caso dos pacientes que foram diagnosticados com o vírus”, disse Pinho.

Ainda não foi provado que o vírus da zika causa microcefalia em bebês, mas evidências crescentes sugerem uma associação. A condição retarda o crescimento da cabeça e do cérebro do feto, levando a problemas de desenvolvimento. O Brasil diz ter confirmado 907 casos de microcefalia e considera que a maior parte deles está relacionada a infecções causadas pelo zika nas mães. O País ainda está investigando 4.293 casos suspeitos de microcefalia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O novo teste para detectar o virus da Zika

Método desenvolvido em Pernambuco é 40 vezes mais barato que o convencional. A expectativa é que o kit seja disponibilizado até o fim do ano. Exames...

Cai índice de dengue em Vitória (ES)

Redução de 0.7 pontos em relação ao último levantamento A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, ES, por meio do Centro de Vigilância em Saúde...

Combate ao Aedes aegypti continua em todo o Estado

Com a mudança do clima e o ressurgimento de gripe H1N1 as pessoas começam a reduzir os cuidados com o mosquito Aedes aegypti...

Curso gratuito para gestantes em Laranjeiras

O zika vírus será um dos assuntos discutidos no curso gratuito para gestantes que será realizado pelo Hospital Metropolitano, no próximo dia 28...

Especialistas falam sobre combate ao Aedes aegypti em debate

Nos últimos meses, o assustador aumento nos casos de dengue, zika e chikungunya levou o Brasil a declarar guerra contra o mosquito transmissor de...

Saúde na Escola mobiliza 18 milhões de estudantes no combate ao Aedes aegypti em todo o Brasil

As escolas públicas também estão envolvidas no combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde ontem até 11 de março acontece a Semana Saúde na Escola...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!