26.1 C
Vitória
quinta-feira, 4 março 2021

CBF divulga guia médico e prevê cinco fases para retorno do futebol

Documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)

(AE) – A CBF divulgou seu “Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro”. O documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).

O documento reforça a importância de os clubes seguirem medidas preventivas, como lavar as mãos, não cumprimentar pessoas tocando-as, não cuspir em campo, usar máscaras quando não estiverem em atividade nos campos, limpar com mais frequências equipamentos usado nas atividades, entre outras.

Quanto a retomada das atividades, a CBF definiu cinco fases: preliminar, de treinamentos individuais ou em pequenos grupos, de treinamentos coletivos, de competições e de acompanhamento.

A Fase preliminar é marcada principalmente pela testagem de jogadores, comissão técnica e funcionários. Os testes em familiares é facultativo, mas um questionário detalhado deverá ser aplicado. Os casos suspeitos serão isolados.

Na fase seguinte, que prevê treinos individuais ou em pequenos grupos, todos “deverão utilizar condução própria e individual, uniforme de treino desde a sua residência e, após o término, retornar imediatamente para a sua residência”. Será preciso verificar a temperatura de todos, de preferência ainda no veículo, e barrada a entrada dos que apresentarem medida acima de 37,5ºC.

Na terceira fase, de treinamentos coletivos, a CBF afirma que suas competições voltarão “em concordância com as normas das autoridades de saúde”. Medidas de segurança, como verificação de temperatura, uso de máscaras, avaliação clínica, continuarão nesta fase.

Durante a sessão de treinamento, os atletas estarão dispensados do uso de máscaras. Não será servidas refeições e o nutricionista do clube deverá preparar kits individuais. Caso seja necessário fisioterapia ou massagem, a ideia é agendar horários individualizados.

“No treinamento coletivo, o período de aquecimento deverá respeitar a distância mínima de 1 metro entre os atletas e membros da comissão técnica”, afirma o documento. “A cada intervalo do treino todos deverão higienizar as mãos com álcool em gel a 70% e utilizar garrafas individuais para hidratação”, acrescenta.

O guia ainda determina que todos os vestiários devem ser utilizados para evitar aglomeração e que os uniformes devem ser separados pelos próprios jogadores para recolhimento posterior da equipe de rouparia. Todos os funcionários também deverão usar máscaras.

Sobre o retorno das competições, que corresponde à quarta fase, o documento afirma que “a dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas”.

Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e a participação de imprensa deve ser organizada previamente em reunião por videoconferência com a participação da CBF.

Além disso, o documento prevê diversas outra medidas, como proibição de troca de camisas, fechamento de salas não utilizadas, locais específicos para enfermaria e comemoração de gols individualizada No banco de reservas, todos devem utilizar máscaras e respeitar distância de um metro.

Por fim, na fase de acompanhamento, a CBF diz que os clubes devem enviar dados semanalmente e prevê a realização de testes aleatórios nos jogadores.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Butantan recebe mais de 14 milhões da Coronavac

Nós estamos entrando nas duas mais graves semanas da covid-19 Por Pedro Caramuru (AE) O Instituto Butantan recebeu na manhã desta quinta-feira (4) nova remessa com...

PIB de SP cresce 0,4% em 2020 e contrasta com PIB do País em forte queda

Doria destacou que o crescimento do PIB de São Paulo aconteceu em meio à "fortíssima" queda da economia nacional e mundial Por Eduardo Laguna (AE) O...

“Não temas”, exorta Bolsonaro ao falar da pandemia

Presidente da República citou a Bíblia ao falar da pandemia: "Chega de frescura e mimimi. Vão ficar chorando até quando?" Saiba mais!

CFM: vacinação de todos brasileiros contra covid é caminho mais seguro

As vacinas representam a esperança de superação da pandemia e o CFM apoia incondicionalmente que elas sejam disponibilizadas para toda a população Por Sandra Manfrini...

Goiânia: Prefeito veta projeto de tornar atividade religiosa essencial

O projeto foi aprovado na Câmara Municipal ainda no início de fevereiro. Mas o prefeito vetou, justificando que o texto é inconstitucional. Saiba mais!

Mourão sobre 1.840 mortes em 24h: ‘é lamentável, estamos com situação complicada’

"É lamentável isso daí. Estamos com uma situação complicada", disse o vice-presidente na manhã desta quinta-feira (4) Por Pedro Caramuru (AE) O vice-presidente Hamilton Mourão classificou...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!