23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Tocantins – Governador e Vice são cassados pelo TSE

Foto: Reprodução Web

O governador Marcelo Miranda (MDB) e a vice-governadora, Cláudia Lelis (PV) são acusados de caixa dois e abuso de poder político e econômico na campanha de 2014.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou nesta quinta-feira a cassação dos mandatos do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), e da vice-governadora, Cláudia Lelis (PV). A decisão foi tomada por cinco votos a dois dos ministros do TSE. E será executada imediatamente. O governador e vice terão de deixar os cargos para que haja uma nova eleição, prevista para ocorrer entre 20 e 40 dias.

Os políticos foram acusados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de abuso de poder econômico na campanha de 2014. Ambos teriam contraído um empréstimo supostamente fictício de R$ 1,5 milhão, feito pelo irmão de Miranda. Mas os recursos foram destinados a abastecer caixa dois da campanha eleitoral do governador, segundo a denúncia.

Processo

O processo foi iniciado após a apreensão de R$ 500 mil em espécie em um avião na cidade de Piracanjuba (GO). A bordo, estavam também milhares de santinhos da campanha de Miranda. Ele e Cláudia Lélis acabaram sendo absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por ausência de provas.

O MPE recorreu ao TSE, que começou a julgar o caso em plenário no dia 28 de março do ano passado. Na ocasião, a relatora, a então ministra Luciana Lóssio, absolveu os acusados. Ela entendeu que não havia provas de que os recursos apreendidos seriam utilizados na campanha eleitoral. O julgamento acabou suspenso por pedido de vista do ministro Luiz Fux.

- Continua após a publicidade -

Com informações da Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -