25 C
Vitória
quarta-feira, 2 dezembro 2020

Casa onde Jesus teria morado na infância pode ter sido encontrada

Leia também

USP lança teste rápido de covid-19 pela saliva

Um dos grandes desafios dos pesquisadores foi padronizar o teste, ou seja, criar soluções químicas que mantivessem o coronavírus estável

O Tribunal de Justiça do Rio escolheu seu novo presidente

Henrique Figueira, que foi deputado estadual no Rio e ocupou secretaria na prefeitura durante a gestão Cesar Maia (PFL, hoje DEM)

Azul antecipa fim de acordo de redução de jornada

A redução de salário era de 45% entre o terceiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, quando o porcentual começa a cair

A casa em que Jesus viveu na infância, em Nazaré, pode ter sido descoberta por arqueólogos. A edificação fica apoiada numa encosta de rochas e sua construção data do primeiro século.

 Construída com pedras e argamassa, a pequena casa passou a ser objeto de estudos de arqueólogos em 2006, quando a equipe do pesquisador Ken Dark, da Universidade de Reading, no Reino Unido, chegou ao local e descobriu que em 1880, freiras do Convento das Irmãs de Nazaré já especulavam sobre a possibilidade de aquela ser a residência de Maria, José e Jesus.

“Foi esta a casa onde Jesus cresceu? É impossível dizer por motivos arqueológicos”, escreveu Dark em um artigo publicado na revista “Biblical Archaeology Review”. “Por outro lado, não há nenhuma boa razão arqueológica para que tal identificação não seja levada em consideração”, acrescentou o pesquisador.

Nas pesquisas realizadas de 2006 até hoje, foi descoberto que pessoas que viveram séculos depois da morte de Jesus acreditavam que ele havia sido criado ali. Além disso, na época em que o Império Bizantino controlava a cidade de Nazaré, as autoridades decoraram a casa com mosaicos e construíram uma igreja conhecida como a “Igreja da Nutrição” sobre a casa, a fim de proteger a construção.

Tempos depois, quando a igreja caiu em desuso, soldados das cruzadas que eram enviados à Terra Santa no século XII usavam a construção como base. Esses detalhes sugerem que os bizantinos e os soldados acreditavam que essa seria a casa onde Jesus havia sido criado, especulou o arqueólogo.

De acordo com o jornal “O Globo”, objetos de cozinha e alguns vasos que datam do século I foram encontrados no local quebrados, o que reforça indícios de que a casa foi erguida e ocupada por uma família nessa época.

Outra evidência que aponta na mesma direção sugerida pelos arqueólogos é um texto escrito no ano 670 d. C. pelo abade Adomnàn, da ilha escocesa de Iona. O material fala de uma peregrinação a Nazaré, organizada por um bispo franco chamado Arculf, onde os fiéis visitavam uma igreja “onde antes havia a casa na qual o Jesus foi alimentado durante a infância”, de acordo com a tradução feita por James Macpherson Rose.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igreja bizantina, onde Jesus chamou Pedro de ‘a rocha’

As ruínas da antiga igreja, datada de ter sido construída por volta do início do século V, foram recentemente descobertas ao pé de uma cachoeira. Saiba mais!

Peso Bíblico do período do Primeiro Templo

Arqueólogos israelenses encontraram uma moeda do Primeiro Templo, que era usada para trocar por sacrifícios, alimentos e oferta. Saiba mais!

Local de purificação da época de Jesus em Israel

Em Israel, arqueólogos descobriram local judaico de purificação onde Jesus pode ter visitado. Saiba mais!

Rodrigo Silva e arqueologia: as evidências que comprovam a fé e a Bíblia

Para o pastor e arqueólogo Rodrigo Silva, a arqueologia é a ciência chave para comprovar a fé e a Bíblia. Confira a entrevista!

Descoberta! relato bíblico dos reis Ezequias e Manassés

Escavação conduzida por arqueólogos de Israel, em Jerusalém descobriu selos que confirmam relato bíblico sobre os reis Ezequias e Manassés

Descoberta! Artefatos antigos da época de Esdras e Neemias

Arqueologistas israelenses disseram que a descoberta revela o quanto Jerusalém foi danificada durante a destruição da Babilônia.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

3 palavrinhas é indicado ao premio Gerando Salvação

Na categoria “Projeto Infantil”, o 3 palavrinhas, que é considerado o maior canal infantil gospel do mundo, concorre ao lado de Aline Barros e outras estrelas do segmento. Saiba mais!

Saiba mais sobre o cristianismo em alguns livros

No Dia do Evangélico Comunhão selecionou 10 livros para estudar e conhecer mais sobre o cristianismo. Saiba mais!

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!