28.2 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Casa onde Jesus teria morado na infância pode ter sido encontrada

Leia também

Aula presencial em pré-vestibular tem baixa adesão no interior de SP

O Anglo Sorocaba iniciou as aulas presenciais há três semanas. Apenas 20% dos cerca de 70 alunos mostraram interesse em retornar

Ministro do Turismo é a 7ª autoridade presente à posse de Fux a pegar covid-19

O evento foi realizado na sede do tribunal, em Brasília, no último dia 10 de setembro. O próprio ministro Fux foi diagnosticado com a doença

Bolsonaro: Avião precisou arremeter por baixa visibilidade causada por queimadas

"Obviamente, é sempre algo anormal de estar acontecendo. No caso, é que a visibilidade não estava muito boa. Para nossa felicidade, na segunda vez, conseguimos pousar", disse o presidente

A casa em que Jesus viveu na infância, em Nazaré, pode ter sido descoberta por arqueólogos. A edificação fica apoiada numa encosta de rochas e sua construção data do primeiro século.

 Construída com pedras e argamassa, a pequena casa passou a ser objeto de estudos de arqueólogos em 2006, quando a equipe do pesquisador Ken Dark, da Universidade de Reading, no Reino Unido, chegou ao local e descobriu que em 1880, freiras do Convento das Irmãs de Nazaré já especulavam sobre a possibilidade de aquela ser a residência de Maria, José e Jesus.

“Foi esta a casa onde Jesus cresceu? É impossível dizer por motivos arqueológicos”, escreveu Dark em um artigo publicado na revista “Biblical Archaeology Review”. “Por outro lado, não há nenhuma boa razão arqueológica para que tal identificação não seja levada em consideração”, acrescentou o pesquisador.

Nas pesquisas realizadas de 2006 até hoje, foi descoberto que pessoas que viveram séculos depois da morte de Jesus acreditavam que ele havia sido criado ali. Além disso, na época em que o Império Bizantino controlava a cidade de Nazaré, as autoridades decoraram a casa com mosaicos e construíram uma igreja conhecida como a “Igreja da Nutrição” sobre a casa, a fim de proteger a construção.

Tempos depois, quando a igreja caiu em desuso, soldados das cruzadas que eram enviados à Terra Santa no século XII usavam a construção como base. Esses detalhes sugerem que os bizantinos e os soldados acreditavam que essa seria a casa onde Jesus havia sido criado, especulou o arqueólogo.

De acordo com o jornal “O Globo”, objetos de cozinha e alguns vasos que datam do século I foram encontrados no local quebrados, o que reforça indícios de que a casa foi erguida e ocupada por uma família nessa época.

Outra evidência que aponta na mesma direção sugerida pelos arqueólogos é um texto escrito no ano 670 d. C. pelo abade Adomnàn, da ilha escocesa de Iona. O material fala de uma peregrinação a Nazaré, organizada por um bispo franco chamado Arculf, onde os fiéis visitavam uma igreja “onde antes havia a casa na qual o Jesus foi alimentado durante a infância”, de acordo com a tradução feita por James Macpherson Rose.

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Rodrigo Silva e arqueologia: as evidências que comprovam a fé e a Bíblia

Para o pastor e arqueólogo Rodrigo Silva, a arqueologia é a ciência chave para comprovar a fé e a Bíblia. Confira a entrevista!

Descoberta! relato bíblico dos reis Ezequias e Manassés

Escavação conduzida por arqueólogos de Israel, em Jerusalém descobriu selos que confirmam relato bíblico sobre os reis Ezequias e Manassés

Descoberta! Artefatos antigos da época de Esdras e Neemias

Arqueologistas israelenses disseram que a descoberta revela o quanto Jerusalém foi danificada durante a destruição da Babilônia.

Vinha de Nabote: arqueólogos podem ter encontrado o local

A vinha foi descoberta pela primeira vez em 2013 e passou por várias temporadas de escavações nos anos seguintes.

Cidade milenar é descoberta no centro de Israel

Cidade milenar é descoberta em Harish, no centro de Israel e pesquisadores reconhecem que local pertenceu a Idade do Bronze No último domingo (6) o...

Descoberta a cidade bíblica de Emaús

Arqueólogos anunciaram a descoberta da cidade bíblica de Emaús, local onde Jesus Cristo apareceu perante seus seguidores logo após a ressurreição Um time de arqueólogos...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!