A cartilha educativa é um projeto da Câmara de Vereadores de Fortaleza (CE). Material aborda sobre autoestima, relacionamentos, família e inteligência emocional.
As escolas de Fortaleza (CE) agora terão uma cartilha educativa de prevenção à automutilação e suicídio. Trata-se da cartilha “Alegria de Viver”. O lançamento foi na última terça (24), pela Câmara de Vereadores da capital.
A proposta da cartilha foi da vereadora Priscila Costa (PRTB-CE). O material foi elaborado em parceria com a psicopedagoga Andreia Lima, que atua na psicanalista clínica há mais de 14 anos. Segundo Priscila, a cartilha é um instrumento de conhecimento, compreensão e ajuda.
“A proteção da vida tem sido uma das nossas principais bandeiras e uma das coisas que a gente tem pautado é a preocupação com a quantidade de suicídios e casos de automutilação entre jovens e adolescentes. Nós, de maneira muito responsável, elaboramos essa cartilha em uma linguagem muito acessível às pessoas dessa faixa etária.
Essa cartilha pode ser um instrumento para você, educador, amigo, cidadão, pastor, psicólogo, a ajudar a alguém, entrar nesse assunto e poder ali, quem sabe, ser também um outro instrumento de ajuda para aquela pessoa ter uma alegria de viver, recuperar a sua saúde mental e emocional”, explicou a vereadora.
Suicídio no Brasil
O suicídio é a segunda causa de mortes entre os jovens no Brasil. Entre 2011 e 2018 houve crescimento de 32% dos casos no país.
“No Brasil são 12 mil pessoas que se suicidam por ano, mil por mês. Nos deparamos também com o dilema da automutilação. Não temos números fechados, mas entre dez adolescentes dois praticam. Como cidadão, o que posso fazer para ajudar a sociedade nesse sentido?” argumentou a vereadora.
Cartilha “Alegria de viver”
A cartilha conta a historia de Téo. Um jovem que passa por muitos desafios e se vê questionando seus propósitos de vida. Trata-se de uma crise existencial comum a grande parte dos adolescentes nos tempos atuais.
O exemplar também fala sobre identidade, autoestima, resiliência, relacionamentos, família e tipos de inteligência emocional. O material também ajuda a identificar alguém que esteja com risco de se suicidar e quem tenha a prática de automutilação.
A cartilha será distribuída em escolas públicas e privadas. E também em outras ações educativas e de conscientização sobre o assunto em Fortaleza (CE).
*Com informações de Câmara de Fortaleza (CE)
Leia mais
Sancionada Lei de “Prevenção da Automutilação e suicídio
Jovens cristãos alertam para o suicídio
Acolha a vida: Campanha de combate ao suicídio