18.5 C
Vitória
quinta-feira, 6 agosto, 2020

Cartilha educativa de combate ao suicídio

Leia também

Embaixada brasileira foi atingida por explosões em Beirute

Apesar da destruição, o governo brasileiro informou que o impacto não causou danos estruturais ao prédio da embaixada brasileira Por Renata Tranches (AE) O Ministério das...

Documentos mostram provável origem do material que destruiu a capital do Líbano

A carga perigosa do navio foi descarregada e colocada no Hangar 12 do porto de Beirute, uma grande estrutura cinza de frente para a principal rodovia norte-sul do país

PIB contraiu 11,2% no 2º trimestre de 2020

Em relação ao segundo trimestre de 2019, a queda na atividade econômica apontada pelo IAE foi de 11,7%

A cartilha educativa é um projeto da Câmara de Vereadores de Fortaleza (CE). Material aborda sobre autoestima, relacionamentos, família e inteligência emocional.

As escolas de Fortaleza (CE) agora terão uma cartilha educativa de prevenção à automutilação e suicídio. Trata-se da cartilha “Alegria de Viver”. O lançamento foi na última terça (24), pela Câmara de Vereadores da capital.

A proposta da cartilha foi da vereadora Priscila Costa (PRTB-CE). O material foi elaborado em parceria com a psicopedagoga Andreia Lima, que atua na psicanalista clínica há mais de 14 anos. Segundo Priscila, a cartilha é um instrumento de conhecimento, compreensão e ajuda.

“A proteção da vida tem sido uma das nossas principais bandeiras e uma das coisas que a gente tem pautado é a preocupação com a quantidade de suicídios e casos de automutilação entre jovens e adolescentes. Nós, de maneira muito responsável, elaboramos essa cartilha em uma linguagem muito acessível às pessoas dessa faixa etária.

Essa cartilha pode ser um instrumento para você, educador, amigo, cidadão, pastor, psicólogo, a ajudar a alguém, entrar nesse assunto e poder ali, quem sabe, ser também um outro instrumento de ajuda para aquela pessoa ter uma alegria de viver, recuperar a sua saúde mental e emocional”, explicou a vereadora.

Suicídio no Brasil

O suicídio é a segunda causa de mortes entre os jovens no Brasil. Entre 2011 e 2018 houve crescimento de 32% dos casos no país.

“No Brasil são 12 mil pessoas que se suicidam por ano, mil por mês. Nos deparamos também com o dilema da automutilação. Não temos números fechados, mas entre dez adolescentes dois praticam. Como cidadão, o que posso fazer para ajudar a sociedade nesse sentido?” argumentou a vereadora.

Cartilha “Alegria de viver”

A cartilha conta a historia de Téo. Um jovem que passa por muitos desafios e se vê questionando seus propósitos de vida. Trata-se de uma crise existencial comum a grande parte dos adolescentes nos tempos atuais.

O exemplar também fala sobre identidade, autoestima, resiliência, relacionamentos, família e tipos de inteligência emocional. O material também ajuda a identificar alguém que esteja com risco de se suicidar e quem tenha a prática de automutilação.

A cartilha será distribuída em escolas públicas e privadas. E também em outras ações educativas e de conscientização sobre o assunto em Fortaleza (CE).

*Com informações de Câmara de Fortaleza (CE)


Leia mais

Sancionada Lei de “Prevenção da Automutilação e suicídio
Jovens cristãos alertam para o suicídio
Acolha a vida: Campanha de combate ao suicídio

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Fórum literário: O absurdo, a esperança e mais além

Realizado desde 2016, o Fórum literário é um curso para peregrinar nos caminhos da arte e da fé cristã. Evento, que será online, começa hoje, 27. Saiba mais aqui! 

Plugue-se

Doses diárias de sabedoria com devocional de Provérbios

O devocional de provérbios é um lançamento da gravadora Nova Fase, apresentado pelo pastor Alirio Misael

Mari Borges passa a integrar o time de artistas da Musile

Cantora mineira, que tem 11 anos de carreira, vem crescendo nas plataformas. Seu canal no Youtube ultrapassa os 600 mil inscritos

Amanda de Sá e Sanderson Moraes “Nossa bandeira”

Nossa bandeira é o terceiro lançamento da artista pela Sony music desde que venceu o festival de Música Eagle, edição ES, em setembro do ano passado

Todd White sobre arrependimento: “encontrei Jesus de novo”

Em uma recente pregação um dos maiores evangelista de jovens cristãos dos últimos tempos, Todd White disse estar arrependido por não pregar ‘todo o Evangelho’.