23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Carmén Lúcia na presidência da república pela terceira vez

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra do STF assumiu o cargo em abril, durante viagem de Michel Temer ao Peru e, em junho, quando o presidente foi ao Paraguai

A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, assume novamente a Presidência da República por conta de uma viagem do presidente Michel Temer a 12ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), na Ilha do Sal, em Cabo Verde, que será realizada até quarta-feira (18).

De acordo com a Agência Brasil, com a ida da ministra a Presidência da República, o ministro Celso de Mello, integrante mais antigo em atividade, assume o STF e deverá decidir questões urgentes durante o recesso de julho na Corte. Dias Toffoli seria o sucessor, mas por estar de férias, Mello assume o posto em seu lugar.

Em abril, durante viagem de Michel Temer ao Peru, para a 8ª Cúpula das Américas, Cármen assumiu o cargo. Em junho, o presidente foi ao Paraguai, onde participou do encontro dos Chefes de Estado do Mercosul, concedendo, mais uma vez, o posto à ministra.

Como o país não possui vice-presidente, a primeira pessoa da linha sucessória no país é o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o segundo, o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Entretanto, como a legislação eleitoral não permite a candidatura de ocupantes de cargo Executivo por seis meses, os parlamentares preferem se isentar do cargo.

- Continua após a publicidade -

Leia mais

De novo Cármen Lúcia na presidência do Brasil
Cármen Lúcia assume a Presidência da República

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -