O médico Roque Savioli ressalta que práticas regulares de espiritualidade capacitam o indivíduo para enfrentar as adversidades da vida
Por Michelli de Souza
Não é somente a Bíblia que evidencia o poder da oração. Segundo o cardiologista Roque Savioli, estudos já mostraram que orar pode diminuir o estresse, melhorar a pressão arterial e fortalecer o emocional, trazendo benefícios à saúde do coração. O médico recorre a uma frase de Albert Einsten para salientar que religião e ciência andam juntas. “a ciência sem a religião é manca e a religião sem a ciência é cega”.
Ver essa foto no Instagram
Savioli afirma, ainda, que sem Deus o universo não pode ser explicado de forma satisfatória. Na intenção de trazer informações esclarecedoras aos seus seguidores, ele tem publicado alguns vídeos em sua rede social, nos quais dá algumas aulas curtas sobre hábitos que podem proporcionar um coração saudável.
Ele declara que diversas pesquisas já comprovaram que a espiritualidade possui um papel importante na vida das pessoas e seus benefícios à saúde são notáveis. “Estudos mostram que a prática da oração pode ativar o sistema nervoso parassintático, reduzindo o estresse. Em momentos de crise ou ansiedade, rezar, orar é uma forma de buscar conforto e paz interior”, ressaltou.
Ele falou que essa temática tem sido considerada tão importante que algumas faculdades de medicina brasileiras já têm abordado a espiritualidade em disciplinas optativas, sendo que, nos Estados Unidos, isso já é uma realidade no currículo de cerca de 80% dessas instituições.
Ele diz que quando as pessoas se sentem parte de algo maior, elas têm uma perspectiva mais positiva em relação à vida. “A espiritualidade, frequentemente alimentada pela oração, está associada a uma maior resiliência emocional. Estudos indicam que indivíduos com práticas espirituais regulares tendem a enfrentar melhor as adversidades da vida. Essa resiliência emocional não só beneficia a saúde mental, mas também beneficia a saúde física, incluindo a saúde cardiovascular”.
A fé como ferramenta de combate ao infarto e ao AVC
Em julho deste ano, Savioli fez uma live em que falou sobre o poder da fé na prevenção do infarto e do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo ele, a ansiedade e a depressão aumenta em 38% o risco de o indivíduo ter um infarto. “As pessoas que têm a sua espiritualidade reforçada, elas têm uma qualidade de vida melhor”, enfatizou.
O médico, que estuda a espiritualidade na medicina desde 1990, afirma que a fé pode ser a cura para a ansiedade. Ele informa que já foi comprovado que a oração tem um efeito anti-inflamatório no corpo humano. E, antes de tomar qualquer medicação, ele dá sempre uma orientação a seus pacientes: “Ofereça a Jesus esse remédio, diga ‘senhor, que esse remédio sirva de instrumento para acabar com a minha doença'”.
Confira, a seguir, a live feita por Roque Savioli: