Caravana embarca para Uganda em missão

Grupo de missionários vão levar alegria e consolo espiritual para crianças do país. Foto: Reprodução

Mobilização da Igreja Presbiteriana em Jardim Camburi, Vitória (ES), garante a viagem de dez voluntários para servir em orfanato no campo de refugiados Rwamwanja, em Uganda

O evangelho nos ensina a grandeza de sermos pequenos (Lucas 22.27). Um pequeno-grande grupo de voluntários embarcou na tarde desta quinta (16) para Uganda, no leste da África, após importante mobilização da Igreja Presbiteriana em Jardim Camburi (Vitória/ES), em parceria com a Ong Religar e a Missão Mais.

Ao todo, dez pessoas integram a missão #SalveUganda. Destinada a prestar ajuda espiritual e social aos refugiados naquele país, sobretudo, crianças órfãs. Oito participantes são membros da IPB Jardim Camburi e duas são Batista. Uma em Linhares e outra em Jacaraípe, Serra.

Presos analfabetos aprendem a Bíblia em áudio e mudam o clima de violência na cadeia em Uganda

Entre os viajantes, dois voluntários na Missão Luz na Noite: Ândrea Ribeiro (diretora da Jocum Vitória) e Carlos Henrique dos Reis Bonfim, que é psicólogo e enfermeiro.

“Nossos missionários têm conhecimento sobre aconselhamento e atuam diretamente ligados à área da sexualidade humana, podendo ajudar a instruir e prevenir sobre saúde mental, HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. São pessoas experientes em programas comunitários e conhecem sobre saúde e serviços básicos de atenção ao indivíduo. Mas a principal contribuição será conciliar o auxílio humano ao espiritual. Tanto as crianças, quanto os milhares de refugiados que lá estão precisam conhecer verdadeiramente Deus”, explica a coordenadora do Luz na Noite, Débora Fonseca. “Precisam ser lembrados que, apesar de todos os desafios que o país enfrenta, Deus se importa”, complementa.

Turma de voluntários no aeroporto de Vitória (ES), seguindo para Uganda. Fotos: Gleiane Figueiredo
Ações evangelísticas

O grupo que partiu de Vitória irá encontrar o missionário Fábio Diniz, da Iglesia Libre Acceso, na Espanha. As ações evangelísticas e sociais de Diniz recebem apoio financeiro e de intercessão da IPB Jardim Camburi há mais de uma década.

Por iniciativa da comunidade que lidera, um orfanato foi construído dentro do campo de refugiados Rwamwanja, no sudoeste de Uganda. Atualmente, 25 crianças estão abrigadas e são por elas, inicialmente, que a caravana foi direcionada à África.

Os voluntários, além da contribuição na área da saúde, devem auxiliar na assistência social e como ministério infantil, com diversas atividades recreativas e religiosas. A equipe de missionários ainda será responsável por oferecer cursos de formação para cuidadoras, cozinheiros e pastores. As atividades acontecerão tanto no campo de refugiados quanto na Igreja em Khampala, Capital de Uganda.

Missão_Uganda-2-800x500
Antes de partir para a missão em Uganda, grupo se despede com uma oração. Fotos: Gleiane Figueiredo
Ore por esta iniciativa

A Uganda é o país que mais acolhe na África. Apesar da crise humanitária, 1,4 milhão de refugiados encontraram apoio ali. São pessoas que fogem de guerras e de perseguição de todos os gêneros.

“A base de toda missão é sempre compartilhar a fé. Mas mais que isso. A mobilização humanitária, que teve início um ano atrás pela igreja, intercessores, doadores, voluntários, traduz Tiago 2.26. A soma crença + atitude destes valorosos voluntários alcançará esses pequeninos de Uganda, mas não esqueçamos que é uma pequena resposta de emergência aos aflitos daquela nação, tão carentes de água, comida e abrigo justo. O clamor por eles não pode parar”, invoca Débora Fonseca, que é formada em Direito e Psicologia e há mais de 20 anos atua na área missionária por meio do Luz na Noite.

Você também pode orar para que o Senhor proteja e guarde nossos irmãos e que eles permaneçam sendo luz em meio àquela orfandade. Que cada um seja instrumento de Deus para fortalecer, encorajar e dar esperança a este povo. É a esperança em Cristo em meio a desesperança (Jeremias 17.7).

Luz na noite

É uma missão que existe desde 2001, com o apoio da Igreja Presbiteriana Jardim Camburi, e que atua na área da sexualidade humana. É desenvolvida por uma equipe de voluntários de várias igrejas evangélicas de Vitória (ES). Por meio de parceria com escolas de missões e instituições religiosas, a equipe promove ações sociais, evangelismo e ainda oferece cursos profissionalizantes àqueles que trabalham com o comércio sexual como travestis, garotos e garotas de programas.

Todas as ações são voltadas para ajudar quem deseja abandonar a prática da homossexualidade. O grupo trabalha com aconselhamento voltado aos cristãos que enfrentam lutas na área da sexualidade e com treinamentos sobre o tema para a igreja no que tange ao conhecimento do assunto e como lidar.

PARA CONTRIBUIR

Igreja Presbiteriana em Jardim Camburi
Caixa Econômica Federal AG. 3084 C/C 128-8
CNPJ: 02.342.872/0001-63
Enviar comprovante para (27)98128-3997
[email protected] e informar “Oferta para UGANDA”

*Com colaboração de Elen Almeidah


leia mais

Hospital para atender refugiados em Uganda