25 C
Vitória
terça-feira, 19 janeiro 2021

Capixaba desenvolve solução para erradicar Aedes aegypti

Curioso por natureza, o capixaba Valvique Lopes, 73 anos, desenvolveu uma solução que promete acabar com o Aedes aegypti.  

Segundo ele, foram quase cinco anos realizando testes para chegar à fórmula atual e eficiente, que consegue atrair e matar o transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya. “Lendo matérias sobre o assunto, observei os hábitos do inseto por um bom tempo. Além de gostar de água, ele prefere ambientes escuros. Comecei a fazer misturas de produtos, fiz vários testes e agora, após quase cinco anos, cheguei ao formato ideal, que atrai e mata o mosquito”, explica, lembrando que a quantidade utilizada na “isca” não é nociva ao meio ambiente.

O recurso chega como uma nova esperança, em uma época na qual o combate ao vetor das três doenças tem encontrado cada vez mais dificuldades. Para piorar, atualmente, quase 90% da população brasileira mora em área urbana, ambiente onde o Aedes gosta de viver e se reproduzir.

Coordenador de logística da Stone Hill, Valvique afirma, ainda, que criou um sistema que se ajusta à boca de lobo de vias públicas. “Basta adaptar a peça aos bueiros e colocar o líquido dissolvido na água.” Ele conta que sua intenção é elaborar uma cartilha com a receita do produto e seu modo de utilização para distribuir à população.

Vale lembrar que a invenção é capaz de matar até mesmo os micromosquitos, além de pequenas aranhas e traças. “É só colocar água numa bacia (de preferência escura), acrescentar a fórmula e pôr embaixo da cama, por exemplo. Os mosquitos ‘caem’ na solução e morrem”, assegura.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Aumenta preocupação com doenças ligadas ao Aedes aegypti no verão

O professor da UnB acrescenta que o cuidado no combate aos focos não pode ser uma tarefa somente do Poder Público

Gab Rocha: Superação e um novo começo

Cantor capixaba lançou neste sábado (1º), seu primeiro single do novo EP "Confia e Espera", que marca o início de uma nova fase na...

Conheça a Banda capixaba Vitral

A banda autoral traz na bagagem o pop rock com composições poéticas e metafóricas. A banda cristã Vitral lançou seu primeiro single nas plataformas digitais....

Cai índice de dengue em Vitória (ES)

Redução de 0.7 pontos em relação ao último levantamento A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, ES, por meio do Centro de Vigilância em Saúde...

Luto na educação do ES! Morre José Antônio Pignaton

Ele foi vítima de um infarto fulminante, enquanto estava de férias na Suíça. Morreu neste domingo (22) o professor José Antônio Pignaton, 68 anos. Ele...

Brasileiro é o segundo Melhor Professor da América Latina

O prêmio de Excelência Educativa é o maior da América Latina. E reconhece os melhores projetos de impacto social desenvolvido por professores. É do Espírito...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social