23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Capixaba desenvolve solução para erradicar Aedes aegypti

Curioso por natureza, o capixaba Valvique Lopes, 73 anos, desenvolveu uma solução que promete acabar com o Aedes aegypti.  

Segundo ele, foram quase cinco anos realizando testes para chegar à fórmula atual e eficiente, que consegue atrair e matar o transmissor do vírus da zika, da dengue e da chikungunya. “Lendo matérias sobre o assunto, observei os hábitos do inseto por um bom tempo. Além de gostar de água, ele prefere ambientes escuros. Comecei a fazer misturas de produtos, fiz vários testes e agora, após quase cinco anos, cheguei ao formato ideal, que atrai e mata o mosquito”, explica, lembrando que a quantidade utilizada na “isca” não é nociva ao meio ambiente.

Capixaba desenvolve solução para erradicar Aedes aegyptiO recurso chega como uma nova esperança, em uma época na qual o combate ao vetor das três doenças tem encontrado cada vez mais dificuldades. Para piorar, atualmente, quase 90% da população brasileira mora em área urbana, ambiente onde o Aedes gosta de viver e se reproduzir.

Coordenador de logística da Stone Hill, Valvique afirma, ainda, que criou um sistema que se ajusta à boca de lobo de vias públicas. “Basta adaptar a peça aos bueiros e colocar o líquido dissolvido na água.” Ele conta que sua intenção é elaborar uma cartilha com a receita do produto e seu modo de utilização para distribuir à população.

- Continua após a publicidade -

Vale lembrar que a invenção é capaz de matar até mesmo os micromosquitos, além de pequenas aranhas e traças. “É só colocar água numa bacia (de preferência escura), acrescentar a fórmula e pôr embaixo da cama, por exemplo. Os mosquitos ‘caem’ na solução e morrem”, assegura.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -