Campanha solidária a desabrigados do Rio de Janeiro

Foto: Agência Brasil

Pelo menos 44 famílias ficaram desabrigadas com a chuva. A Junta de Missões Nacionais com a Convenção Batista Carioca iniciaram campanha para arrecadar mantimentos para ajudar quem perdeu tudo

O temporal que atingiu o Rio de Janeiro e algumas cidades do interior do Estado no início da semana deixou milhares de desabrigados e desalojados. De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, na cidade do Rio Janeiro 44 famílias ficaram desabrigadas e 28 ficaram desalojadas.

Em Volta Redonda, 511 pessoas tiveram que sair de casa e ir para dois abrigos temporários. Em Barra Mansa, as chuvas prejudicaram 314 pessoas, deixando 91 desalojadas em 38 localidades. Em São Gonçalo, cinco abrigos temporários estão atendendo 315 desabrigados e aproximadamente 900 pessoas desalojadas.

A ONG “RioSolidario” em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos começou uma campanha na última quarta (10) para doação de mantimentos às vítimas do temporal. Mais de uma tonelada de alimentos não-perecíveis e mais de 2,5 mil peças de roupa foram arrecadados.

A ação começou na última quarta (10). “Colocamos à disposição o trabalho de nossa equipe e nossas instalações para arrecadar doações que serão destinadas aos necessitados através da secretaria. Muitos parceiros públicos e privados se uniram a nós para, juntos, minimizarmos o sofrimento das vítimas dessa catástrofe”, disse a diretora executiva do RioSolidario, Juliana Dias.

Solidariedade

A chuva fez vários estragos. E muita gente perdeu tudo. A Igreja Batista de Vila Alexandrino foi uma das prejudicadas com as enchentes, que chegaram a atingir o templo com 1m de água. O pastor da igreja, Robson Faria, afirmou que muitas pessoas perderam móveis e há várias famílias desabrigadas.

Várias Igrejas e agências missionárias do Estado tem se mobilizado para ajudar os desabrigados. A Junta de Missões Nacionais em parceria com a Convenção Batista Carioca iniciou a campanha “SOS Rio”, de arrecadação de donativos.

“Convidamos você a se juntar conosco em oração pelas famílias enlutadas ou que ainda estão à procura de seus familiares e também pelos que perderam seus bens. Para ajudar as vítimas, sua igreja pode enviar água, leite, alimentos não perecíveis, roupas para crianças e adultos e material de higiene pessoal”, diz o comunicado no site da JMN.

No site da Convenção Batista Carioca tem uma lista de locais disponíveis para recebimento de doações e como doar.


Leia mais

Chuva no Rio é a mais forte dos últimos 22 anos
Temporal deixa mortos no Rio de Janeiro

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!