30.5 C
Vitória
segunda-feira, 18 janeiro 2021

Campanha contra o sarampo encerra nesta sexta (13)

A campanha encerra na sexta-feira, mas as doses continuarão disponíveis em todas as unidades de saúde do Estado

A campanha de vacinação contra o sarampo encerra nesta sexta-feira (13). O objetivo da campanha é imunizar crianças de 5 anos até jovens de 19 anos, público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Deve tomar a vacina quem não recebeu nenhuma ou apenas uma dose da vacina tríplice ou tetra viral. Vale lembrar que após a campanha, as doses continuarão disponíveis em todas as unidades de saúde do Espírito Santo.

No Estado, a estimativa é imunizar um total de 39.927 crianças e jovens. “Este número possui uma ressalva no quantitativo de pessoas, uma vez que a estimativa de não vacinados se encontra em atualização, portanto os dados podem estar superestimados e precisam ser avaliados com cautela”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo.

Além disso, este ano, houve aumento da faixa etária de recomendação de vacinação contra o sarampo no Brasil. Até 2019 a vacinação de rotina era para pessoas de até 49 anos. Agora, a vacinação passou a valer para quem tem até 59 anos de idade.

Dosagem

Deve ser aplicada uma dose de vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de vacina tetra viral aos 15 meses. Além disso, continua sendo administrada a dose zero da tríplice viral em crianças de 6 a 11 meses de vida, devido ao risco epidemiológico do sarampo.

Os indivíduos de 1 a 29 anos devem receber duas doses de vacina com o componente sarampo e rubéola (dupla viral, tríplice viral ou tetra viral). As pessoas de 30 a 59 anos, uma dose do componente sarampo é suficiente (monovalente, dupla viral ou tríplice viral).

Quem é da área de saúde deve receber duas doses da vacina tríplice viral, independentemente da idade.

Sarampo

O sarampo é uma doença viral de elevada contagiosidade, cuja transmissão ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar e falar. Casos graves podem levar ao óbito.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

*Da Redação, com informações de ES Brasil

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Gotas de esperança! Começa a vacinação contra covid-19 no Brasil

Vacinação começa após a Anvisa autorizar o uso emergencial da CoronaVac e da Oxford. Estados vão receber 6 milhões de doses da vacina. Saiba mais!

‘A vacina é do Brasil, não é de nenhum governador’, diz Bolsonaro sobre Doria

Presidente vinculou a CoronaVac ao governador diversas vezes e já chamou imunizante de 'vacina chinesa de João Dória'. Saiba mais!

Portaria fixa regras para registro e controle de estoque de vacinas contra covid

Medida tem o objetivo de acompanhar e mapear as doses efetivamente aplicadas e eventuais eventos adversos ou perdas físicas e técnicas dos imunizantes. Saiba mais!

Brasil: Vacinação começa na quarta-feira, 20

Início da campanha depende de aprovação das vacinas por parte da Anvisa em evento que ocorre domingo. Saiba mais!

Avião que buscará vacinas na Índia parte amanhã à noite do Recife

Ao chegar ao país, a vacina ainda precisa aguardar o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as doses comecem a ser aplicadas

Prefeitos reúnem-se com Pazuello para discutir vacinação

Apesar de não ter batido o martelo sobre uma data para o início da vacinação no País, na melhor hipótese, começa em 20 de janeiro

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!