32.1 C
Vitória
terça-feira, 7 abril, 2020

Janeiro Branco: por uma cultura da Saúde Mental

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Banco Mundial destaca política comercial brasileira no combate à Covid-19

Instituição multilateral elenca melhores práticas comerciais para enfrentar a pandemia. Saiba mais! 

Baixa no Boko Haram pode influenciar libertação de meninas de Chibok

O governo do Chade liderou uma ofensiva que matou extremistas e destruiu refúgios do Boko Haram. Saiba mais! 

PIB da China deve ter no 1º trimestre a primeira queda em 40 anos

O Produto Interno Bruto (PIB) da China deverá registrar no primeiro trimestre a sua primeira queda em quarenta anos, mostra o estudo "Perspectivas do Desenvolvimento Econômico Chinês pós-Covid-19 e impactos para a economia brasileira"

Morre o pai do pastor Cláudio Duarte

Em sua conta no instagram, Cláudio Duarte lamentou a morte do pai, Hartenor Leopoldino Duarte, 87 anos

Diversas ações são realizadas pelo projeto “Janeiro Branco”. Assim acontecem em ruas, praças, parques, espaços religiosos, empresas, entre outros lugares

Nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável. O resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%.

Nascida em Janeiro de 2014, em Uberlândia(MG), a Campanha “Janeiro Branco” espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.

O objetivo é a conscientização e a proteção da Saúde Mental. No primeiro ano, foram realizadas ações por psicólogos e estudantes do curso. Em 2016, tomou maior proporção com a ajuda das redes sociais e outros profissionais da saúde mental de outros estados.

A campanha é dedicada a sensibilizar mídias, instituições sociais, públicas e privadas, em relação à importância de projetos estratégicos, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais. Dessa forma valorizando as demandas individuais e coletivas relacionados ao universo da Saúde Mental e Emocional.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO   

No Estado do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei Estadual nº 11.078, publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 06 de dezembro. Ele institui o Janeiro Branco no Calendário Oficial.

Segundo a referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria da Saúde (Sesa), Edleusa Cupertino, a violência tem impactos a curto, médio e longo prazo, que somatizam gerando consequências para toda uma existência.

“Quanto maior for o tempo de exposição à violência, maior é o sofrimento psíquico e físico acumulados pela vítima que podem gerar traumas que desencadeiam em forma de patologias. Depressão, ansiedade, doenças osteomusculares, enxaqueca, asma, osteoartrite, diabetes, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, problemas gastrointestinais e outros”, destacou Edleusa.

Dados da Vigilância de Violências e Acidentes da Sesa apontam que de janeiro a outubro de 2019, 175 pessoas se suicidaram no Espírito Santo, sendo 126 homens e 49 mulheres.

AÇÕES DO PROJETO 

Diversas ações são realizadas pelo projeto “Janeiro Branco”. Elas acontecem em ruas, praças, parques, espaços religiosos, empresas, residências, espaços acadêmicos, aeroportos, rodoviárias, shoppings, hospitais, prefeituras etc.

Dessa forma, o importante é criar mecanismos de psicoeducação. Assim, falar sobre saúde mental é preciso. Bem como chamar a atenção para temas e subtemas da saúde emocional.


LEIA MAIS 

10 de setembro: Dia Mundial de combate ao suicídio
Ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
Combate ao suicídio: “Celebre a Vida” 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Live: “As perguntas cruciais a serem respondidas na crise”

Um dos 25 melhores CEO’s dos EUA, Craig Groeschel fará nesta quinta-feira (02), às 10h30, uma Live exclusiva para o Brasil com tradução simultânea

Vigília online ‘Há uma Luz’: um clamor contra o covid-19

Para levar paz e esperança à população afetada pela pandemia global da Covid-19, a plataforma cristã, InChurch, organizou a vigília online “Há uma Luz” nesta quarta (1º).

26 de março: live – Como inovar na igreja em tempos de disruptura

Nesta quinta (26), as 19h, vai acontecer a primeira live da série "O efeito da liderança na crise” com Josué Campanhã, diretor da Envisionar e Thiago Faria

Novo Som faz show online

Devido a quarentena por causa do coronavírus, a banda vai estar ao vivo no sábado (28) a partir das 20h. Será transmitido pelo Instagram e Facebook

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Conheça as novas artistas da Sony Music

Amanda Loyola, que é capixaba, foi destaque do quadro de Jovens Talentos do Raul Gil e Thais Castro, que é líder do ministério de louvor da igreja Por Amor de São Bernardo do Campo (SP). Agora as duas integram o time Sony Music

“Deus nos poupou”, desabafa Soraya Moraes

Em suas redes sociais, a cantora Soraya Moraes fez um desabafo da cura do marido de covid-19. Ela também revelou que estar curada da doença

Vencendo o medo é tema de campanha da SBB

Nesses tempos difíceis que o Brasil e o Mundo têm enfrentado, a Sociedade Bíblica do brasil quer levar Esperança às pessoas. Por isso, foi lançada a campanha de evangelização "Vencendo o Medo", com o objetivo de compartilhar a Palavra de Esperança.

Danilo Franco traz o pop pentecostal em “Confio em Deus”

Em tempos de isolamento social, a mensagem da canção "Confio em Deus", de Danilo Franco, pode fazer grande diferença na vida de milhares de pessoas.