30.6 C
Vitória
sexta-feira, 26 fevereiro 2021

Janeiro Branco: por uma cultura da Saúde Mental

Diversas ações são realizadas pelo projeto “Janeiro Branco”. Assim acontecem em ruas, praças, parques, espaços religiosos, empresas, entre outros lugares

Nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável. O resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%.

Nascida em Janeiro de 2014, em Uberlândia(MG), a Campanha “Janeiro Branco” espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.

O objetivo é a conscientização e a proteção da Saúde Mental. No primeiro ano, foram realizadas ações por psicólogos e estudantes do curso. Em 2016, tomou maior proporção com a ajuda das redes sociais e outros profissionais da saúde mental de outros estados.

A campanha é dedicada a sensibilizar mídias, instituições sociais, públicas e privadas, em relação à importância de projetos estratégicos, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais. Dessa forma valorizando as demandas individuais e coletivas relacionados ao universo da Saúde Mental e Emocional.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO   

No Estado do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei Estadual nº 11.078, publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 06 de dezembro. Ele institui o Janeiro Branco no Calendário Oficial.

Segundo a referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria da Saúde (Sesa), Edleusa Cupertino, a violência tem impactos a curto, médio e longo prazo, que somatizam gerando consequências para toda uma existência.

“Quanto maior for o tempo de exposição à violência, maior é o sofrimento psíquico e físico acumulados pela vítima que podem gerar traumas que desencadeiam em forma de patologias. Depressão, ansiedade, doenças osteomusculares, enxaqueca, asma, osteoartrite, diabetes, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, problemas gastrointestinais e outros”, destacou Edleusa.

Dados da Vigilância de Violências e Acidentes da Sesa apontam que de janeiro a outubro de 2019, 175 pessoas se suicidaram no Espírito Santo, sendo 126 homens e 49 mulheres.

AÇÕES DO PROJETO 

Diversas ações são realizadas pelo projeto “Janeiro Branco”. Elas acontecem em ruas, praças, parques, espaços religiosos, empresas, residências, espaços acadêmicos, aeroportos, rodoviárias, shoppings, hospitais, prefeituras etc.

Dessa forma, o importante é criar mecanismos de psicoeducação. Assim, falar sobre saúde mental é preciso. Bem como chamar a atenção para temas e subtemas da saúde emocional.


LEIA MAIS 

10 de setembro: Dia Mundial de combate ao suicídio
Ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
Combate ao suicídio: “Celebre a Vida” 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Butantan envia 1,2 milhão de doses da Coronavac para pasta da Saúde nesta terça

São novas doses e chegaremos a 16,6 milhões de doses da vacina do Butantan para o Brasil Por Paula Felix (AE) O governador João Doria (PSDB/SP)...

Os passos para vencer a ansiedade pré-vacina

No Brasil, cerca de 13,3 milhões de pessoas foram diagnosticadas com ansiedade. Saiba quais os passos para vencer isso e focar no trabalho em 2021. Saiba mais!

As 5 tendências em saúde para 2021

Os insights sobre esse comportamento forneceram uma análise das propensões que estarão em crescimento nos próximos 12 meses

PGR pede que Witzel preste explicações sobre suposta ameaça

Wilson Witzel usou as redes sociais para se manifestar. Ele afirmou que apenas exerceu seu 'direito sagrado de defesa'

Janeiro Branco: cuidando da mente e da vida

Campanha Janeiro Branco existe no Brasil há oito anos e traz um convite ao cuidado com a saúde mental e emocional. Saiba mais!

Juiz manda Saúde esclarecer ‘feijões mágicos’, de pastor Valdemiro

Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus sugere uso das sementes de feijões para combater a covid-19. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!