22 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Janeiro Branco: por uma cultura da Saúde Mental

Mais lidas

São Paulo centraliza rastreamento de casos de coronavírus

Nova estratégia de monitoramento teve início na segunda-feira

Sancionada lei que prioriza testes para profissionais essenciais

Esses trabalhadores deverão ser tratados e orientados. Saiba mais!

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais!

Sebrae: cresce interesse por cursos a distância para empreender

Inscrições este ano, até o momento, chegam a 1,5 milhão de pessoas. Saiba mais!

Diversas ações são realizadas pelo projeto “Janeiro Branco”. Assim acontecem em ruas, praças, parques, espaços religiosos, empresas, entre outros lugares

Nos últimos anos as doenças mentais tiveram um aumento considerável. O resultado é motivo de grande preocupação entre os profissionais da saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%.

Nascida em Janeiro de 2014, em Uberlândia(MG), a Campanha “Janeiro Branco” espalhou-se por todo o Brasil e alguns outros países do mundo, como Angola, Japão, Colômbia, Estados Unidos, Portugal e Holanda.

O objetivo é a conscientização e a proteção da Saúde Mental. No primeiro ano, foram realizadas ações por psicólogos e estudantes do curso. Em 2016, tomou maior proporção com a ajuda das redes sociais e outros profissionais da saúde mental de outros estados.

A campanha é dedicada a sensibilizar mídias, instituições sociais, públicas e privadas, em relação à importância de projetos estratégicos, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais. Dessa forma valorizando as demandas individuais e coletivas relacionados ao universo da Saúde Mental e Emocional.

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO   

No Estado do Espírito Santo, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei Estadual nº 11.078, publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 06 de dezembro. Ele institui o Janeiro Branco no Calendário Oficial.

Segundo a referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes da Secretaria da Saúde (Sesa), Edleusa Cupertino, a violência tem impactos a curto, médio e longo prazo, que somatizam gerando consequências para toda uma existência.

“Quanto maior for o tempo de exposição à violência, maior é o sofrimento psíquico e físico acumulados pela vítima que podem gerar traumas que desencadeiam em forma de patologias. Depressão, ansiedade, doenças osteomusculares, enxaqueca, asma, osteoartrite, diabetes, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, problemas gastrointestinais e outros”, destacou Edleusa.

Dados da Vigilância de Violências e Acidentes da Sesa apontam que de janeiro a outubro de 2019, 175 pessoas se suicidaram no Espírito Santo, sendo 126 homens e 49 mulheres.

AÇÕES DO PROJETO 

Diversas ações são realizadas pelo projeto “Janeiro Branco”. Elas acontecem em ruas, praças, parques, espaços religiosos, empresas, residências, espaços acadêmicos, aeroportos, rodoviárias, shoppings, hospitais, prefeituras etc.

Dessa forma, o importante é criar mecanismos de psicoeducação. Assim, falar sobre saúde mental é preciso. Bem como chamar a atenção para temas e subtemas da saúde emocional.


LEIA MAIS 

10 de setembro: Dia Mundial de combate ao suicídio
Ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo
Combate ao suicídio: “Celebre a Vida” 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Plugue-se

Bíblia em áudio com inteligência artificial por aplicativo

Como outros aplicativos de meditação populares, o aplicativo Soultime, quando aberto, reproduz sons da natureza, como vento e canto dos pássaros.

Foi só um susto! Samuel, da dupla Daniel e Samuel se recupera bem

Samuel, que sofreu um infarto nesta segunda-feira, 7, segue internado na UTI de um hospital de Anápolis (GO) para monitoramento médico

“Cristo em você”: Como a mudança de Deus vive através de milagres

 Filme até destaca como Deus trabalha nas nações europeias seculares.

Ator TC Stallings relata como conheceu Jesus em documentário

O filme vem após TC Stallings perder sua mãe e avó neste ano. Ele dedicou o documentário à sua mãe que morreu em 15...