24.7 C
Vitória
sábado, 16 janeiro 2021

Campanha de vacinação contra a gripe será antecipada

O Ministério da Saúde busca antecipar a vacinação a fim de ajudar os profissionais de saúde a descartarem influenza na triagem de casos para o coronavírus

O Ministério da Saúde antecipará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A medida visa a ajudar os profissionais da saúde a descartarem o vírus da gripe na triagem pra os casos de coronavírus no país.

Desta forma, a vacinação começa no dia 23 de março, não mais na segunda quinzena de abril, e terá inicialmente como público-alvo gestantes, crianças até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas) e idosos, que historicamente são mais vulneráveis à doença.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou por meio de coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (27), que mesmo que a vacina não apresente eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

“Depois, incluiremos outras categorias. Dessa forma, espera-se que o vírus tenha menor propagação”, explicou o ministro.

Ao todo, o Instituto Butantan produziu 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior. E o ministro da Saúde reforçou a importância de imunizar a população.

O Instituto Butantã desenvolveu mais 75 milhões de doses da vacina contra a gripe. – (Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil)

“As influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, concluiu Mandetta.

Coronavírus

No Brasil, já foi confirmado um caso da doença, sendo em São Paulo. E, até o sábado (29), outros 252 casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) estão sendo monitorados. No total, 16 estados informaram ao Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE), recebeu, na manhã desse domingo (1º), o resultado de cinco casos suspeitos de Covid-19 no Estado. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) descartou a presença do novo coronavírus nas amostras coletadas nas regiões norte, central e Grande Vitória. Neste momento, o Estado registra apenas um caso suspeito da doença em investigação na Fiocruz, que se trata de um residente da Grande Vitória.

Os critérios para a definição de casos suspeitos enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

*Com informações de ES Brasil 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Meninas cristãs soterradas em terremoto na Indonésia

Mesmo soterradas as duas meninas passam bem e estão conversando com a equipe de resgate, mas ainda não foram retiradas dos escombros. Saiba mais!

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Saiba mais!

3 palavrinhas e seus bonecos exclusivos

Pensados para garantir a diversão das crianças, os bonecos Sarah, Davi e Miguel já estão disponíveis no mercado

Manaus, a capital brasileira a beira do colapso

A média móvel de mortes no estado cresceu 183% nos últimos sete dias. O envio de oxigênio ao estado não está sendo suficiente para suprir a demanda, e o governo está transferindo pacientes a outros estados. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!