Câmara de Vila Velha (ES) homenageia IPB

Rev. Jailton Lima preletor da Sessão Solene dos 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil (Foto: Victor Rodrigues)
Rev. Jailton Lima preletor da Sessão Solene dos 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil (Foto: Victor Rodrigues)

Solenidade na Câmara de Vila Velha (ES) homenageou os 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil, IPB

Depois da Câmara dos Deputados, agora foi a vez da Câmara Municipal de Vila Velha (ES) homenagear a Igreja Presbiteriana do Brasil pelos seus 160 anos de fundação no país. A sessão solene foi realizada nesta terça (27) no plenário do legislativo.

O evento contou com a presença de líderes da instituição no Espírito Santo, do presidente do Sínodo Central Espiritossantense, Rev. Jailton Lima e o presidente do presbitério de Vila Velha, Rev. Epaminondas Lopes. A sessão ainda teve a participação do grande coro do Presbitério de Vila Velha.

O proponente da sessão foi o vereador Bruno Lorenzutti que reiterou a importância da instituição para o Brasil e o mundo. Segundo ele, realizar essa solenidade é uma questão de fazer justiça por tudo o que a igreja tem feito no país, no Estado e em Vila Velha.

“Porque a igreja, e a Presbiteriana têm essa característica, não é só uma entidade religiosa, mas também tem trabalhos sociais e toda a parte de relacionamento com a sociedade e com as comunidades, então assim, é uma questão de justiça por todo o trabalho que a presbiteriana tem feito no nosso país”, declarou.

O Rev. Jailton Lima, da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória, fez uma pequena ministração. Ele destacou o compromisso primário da instituição que é adorar a Deus, reconhecendo a supremacia dele e levando a pregação do Evangelho e amor ao próximo.

HOMENAGENS

O Rev. Epaminondas Lopes, também da Primeira Igreja Presbiteriana de Vila Velha, recebeu uma placa em homenagem à instituição. E confessou se sentir orgulhoso em saber que o poder municipal tem percebido a atuação da igreja no município e na sociedade de maneira geral.

“Muitas pessoas tem achado que já não tem mais idade para servir ao Senhor, mas não. Se você se dispuser, seja um ano, dois, três, oito, vinte, sessenta anos, Deus vai te usar poderosamente, e é isso que nós vemos ao comemorar os 160 anos do Presbiterianismo no Brasil”, afirmou o reverendo.

Outra presença na solenidade foi a do presbítero Ruy Carlos, que já foi presidente dos sínodos do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo e atuou em diversas frentes de trabalho e implantação da igreja em vários estados do Brasil.

Atualmente Ruy é administrador de patrimônio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas já ocupou posições como tesoureiro da Confederação Nacional dos Homens, entre outras funções. Ele revelou a emoção e a surpresa em ser lembrado na cerimônia.

“Fiquei muito surpreso porque eu não sabia, não esperava, não imaginava isso. Eu não vim nem emocionalmente preparado para isso não. Mas graças a Deus foi uma boa lembrança e isso enriquece a vida da gente”, revelou.

História

A IPB é a mais antiga denominação cristã reformada do Brasil. Foi fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton, em agosto de 1859. A denominação conta hoje com mais 650 mil membros espalhados pelo país. E tem mais de três mil igrejas espalhadas pelo território nacional, com mais de nove mil pastores levando o evangelho.

O maior objetivo da IPB é servir a Deus por meio da pregação do evangelho, da edificação de seus membros e do serviço cristão na sociedade. Ao longo desses 160 anos de história o ideal missionário da igreja tem se tornado realidade, da mesma forma que seu compromisso com a integridade bíblica e uma perspectiva teológica reformada.

Veja o vídeo com Rev. Jailton Lima

Confira a galeria de fotos da sessão

Foto: Victor Rodrigues


LEIA MAIS

Os 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil