27.4 C
Vitória
segunda-feira, 8 março 2021

Câmara sobre o suicídio: real, grave e urgente

O Brasil ocupa o 8º lugar do mundo em suicídio. A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil discute o tema como forma de prevenção. “Temos que conviver melhor uns com os outros, apesar de nossas diferenças”, disse Davi Lago

Por Priscilla Cerqueira

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. Outro alerta é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Como forma de prevenção, a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil promoveu um Simpósio Nacional Virtual sobre o assunto.

A primeira parte do evento, foi realizado na quinta-feira passada (10), parlamentares alertaram para falta de ambulatórios especializados na prevenção do suicídio.

“Existe luz nesse túnel e vida que precisa ser continuada. Conte sempre com o meu apoio. precisamos trazer a boa informação para a população, dignidade humana equilíbrio emocional para as pessoas e para as famílias”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Suicídio entre os jovens

Em sua palestra, o pastor Davi Lago, pesquisador e embaixador da ONG Visão Mundial, lembrou que o enfrentamento do suicídio é uma tarefa de todos os brasileiros, já que o tema é real, grave e urgente. Chamou atenção para as estatísticas de suicídio entre os jovens, já que eles representam 50 milhões de pessoas no país.

“A juventude está mais urbanizada e conectada, porém está sem perspectiva, sem horizonte por conta da situação que vivemos hoje, com falta de empregos. É justamente nesse meio complicado e complexo que gera dados alarmantes. O suicídio é a 4 maior causa de morte entre os jovens no Brasil. Todas as instituições, inclusive a igreja, precisam fazer alguma coisa”, disse.

Outro ponto abordado pelo pastor foi a questão do repeito às pessoas, mesmo com as diferenças de pensamentos. E reforçou a importância da empatia e o respeito.

“Não podemos esvaziar as pessoas da sua humanidade. Não podemos confundir democracia com baderna. O conflito de ideias é legítimo, mas antes de criticar, temos que ouvir as pessoas com respeito, sem cinismo e briga. Também precisamos ter empatia. Conviver não é sinônimo de concordância, mas temos que conviver melhor uns com os outros, apesar de nossas diferenças”, argumentou.

Suicídios poderiam ser evitados

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Cada suicídio tem um sério impacto em pelo menos outras 6 pessoas. Em 2020, a previsão de aumento é para 1,5 bilhões de mortes ao ano. E o Brasil ocupa o 8º lugar do mundo em suicídio.

“É uma matéria que ganha cada vez mais repercussão. Esta é uma realidade mais próxima do que imaginamos, mas extremamente silenciosa. É necessário romper o tabu, a barreira do preconceito, do silêncio e reconhecer que precisamos pedir ajuda”, disse o deputado federal, Lucas Gonzales (Novo/MG), presidente da Frente parlamentar de combate ao suicídio.

Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídios poderiam ser evitados. A Frente parlamentar do suicídio lançou uma cartilha com orientações sobre o tema. “Mude a rota mas não desista do caminho. A vida é um dom divino. Viver vale a pena e a cada dia podemos recomeçar”, declarou Emily Silva, secretária nacional da Juventude.

Confira as palestras do simpósio

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A conquista mais importante para o Dia da Mulher em 2021

O dia 8 de março foi oficializado pela ONU como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas ainda há muito por que lutar Por Lídice...

Elas pelo mundo: protagonismo das mulheres em missões

Projeto é da Junta de Missões Mundiais, da Convenção Batista Brasileira traz um despertamento e mobiliza, sobre tudo as mulheres das igrejas na obra missionária. Saiba mais!

“Desciende”, com Nathanael Paredes e Kemilly Santos

Nathanael Paredes apresenta sua nova versão de "Enche-me / Desciende" com a brasileira Kemilly Santos O cantor e compositor dominicano apresenta sua nova versão de...

Robert Nichols: casamento saudável é possível

Em um vídeo publicado recentemente, pastor Robert Nichols, que é casado há 66 anos, afirmou que a Bíblia é o melhor manual de casamento que existe. Saiba mais!

Esposa de Pastor – Companheiras fiéis

Na alegria, na dor e na tristeza, a esposa de pastor auxilia seu companheiro na vida e no ministério, além de seguirem seus próprios passos. Saiba mais!

Joyce Carnassale canta “Ele é”

Canção, inspirada na grandeza de Deus, reflete nova fase na carreira de Joyce Carnassale. Assista a canção!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Adiado mais uma vez o Troféu Gerando Salvação

Evento, que seria realizado na próxima terça-feira, 9, agora acontecerá no dia 08 de junho. "Seguiremos o que nos foi ordenado", diz nota da organização.

SBB: levando a Palavra para hospitais e presídios do Brasil

Campanha da SBB quer criar uma rede de apoio com igrejas e capelanias para que a Palavra de Deus alcance vidas e leve esperança a hospitais e presídios do Brasil. Saiba mais!

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record