27.9 C
Vitória
domingo, 20 setembro 2020

Câmara sobre o suicídio: real, grave e urgente

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

O Brasil ocupa o 8º lugar do mundo em suicídio. A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil discute o tema como forma de prevenção. “Temos que conviver melhor uns com os outros, apesar de nossas diferenças”, disse Davi Lago

Por Priscilla Cerqueira

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. Outro alerta é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Como forma de prevenção, a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil promoveu um Simpósio Nacional Virtual sobre o assunto.

A primeira parte do evento, foi realizado na quinta-feira passada (10), parlamentares alertaram para falta de ambulatórios especializados na prevenção do suicídio.

“Existe luz nesse túnel e vida que precisa ser continuada. Conte sempre com o meu apoio. precisamos trazer a boa informação para a população, dignidade humana equilíbrio emocional para as pessoas e para as famílias”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Suicídio entre os jovens

Em sua palestra, o pastor Davi Lago, pesquisador e embaixador da ONG Visão Mundial, lembrou que o enfrentamento do suicídio é uma tarefa de todos os brasileiros, já que o tema é real, grave e urgente. Chamou atenção para as estatísticas de suicídio entre os jovens, já que eles representam 50 milhões de pessoas no país.

“A juventude está mais urbanizada e conectada, porém está sem perspectiva, sem horizonte por conta da situação que vivemos hoje, com falta de empregos. É justamente nesse meio complicado e complexo que gera dados alarmantes. O suicídio é a 4 maior causa de morte entre os jovens no Brasil. Todas as instituições, inclusive a igreja, precisam fazer alguma coisa”, disse.

Outro ponto abordado pelo pastor foi a questão do repeito às pessoas, mesmo com as diferenças de pensamentos. E reforçou a importância da empatia e o respeito.

“Não podemos esvaziar as pessoas da sua humanidade. Não podemos confundir democracia com baderna. O conflito de ideias é legítimo, mas antes de criticar, temos que ouvir as pessoas com respeito, sem cinismo e briga. Também precisamos ter empatia. Conviver não é sinônimo de concordância, mas temos que conviver melhor uns com os outros, apesar de nossas diferenças”, argumentou.

Suicídios poderiam ser evitados

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Cada suicídio tem um sério impacto em pelo menos outras 6 pessoas. Em 2020, a previsão de aumento é para 1,5 bilhões de mortes ao ano. E o Brasil ocupa o 8º lugar do mundo em suicídio.

“É uma matéria que ganha cada vez mais repercussão. Esta é uma realidade mais próxima do que imaginamos, mas extremamente silenciosa. É necessário romper o tabu, a barreira do preconceito, do silêncio e reconhecer que precisamos pedir ajuda”, disse o deputado federal, Lucas Gonzales (Novo/MG), presidente da Frente parlamentar de combate ao suicídio.

Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídios poderiam ser evitados. A Frente parlamentar do suicídio lançou uma cartilha com orientações sobre o tema. “Mude a rota mas não desista do caminho. A vida é um dom divino. Viver vale a pena e a cada dia podemos recomeçar”, declarou Emily Silva, secretária nacional da Juventude.

Confira as palestras do simpósio

- Publicidade -

Matérias relacionadas

O Sexo que Deus criou

À luz da Bíblia, conclui-se que a imagem deturpada da sexualidade ou do sexo tem sido uma estratégia de Satanás desde a queda do homem, por causa do pecado.

Michelle Giarola: músicas e histórias do poder de Deus

Em um testemunho de fé, milagre e superação, Michele Giarola lançou seu primeiro álbum musical autoral, “A glória da segunda casa”

O fim dos tempos, com pastor Antônio Júnior

Em uma pregação realizada no Allianz Parque, em São Paulo pastor Antônio Júnior afirmou: "Precisamos nos preparar para a volta de Jesus" Em um evento...

Filipe Bitencourt canta “Levanta”

Canção é o primeiro single solo de Filipe Bitencourt, do Ministerio Atitude. Conheça a canção!

Crise econômica pode forçar pessoas a sair da Síria

Por conta da guerra, que já dura quase 10 anos, aproximadamente metade da população do país já foi deslocada. Saiba mais!

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Michelle Giarola: músicas e histórias do poder de Deus

Em um testemunho de fé, milagre e superação, Michele Giarola lançou seu primeiro álbum musical autoral, “A glória da segunda casa”

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!