23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Câmara sobre o suicídio: real, grave e urgente

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

O Brasil ocupa o 8º lugar do mundo em suicídio. A Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil discute o tema como forma de prevenção. “Temos que conviver melhor uns com os outros, apesar de nossas diferenças”, disse Davi Lago

Por Priscilla Cerqueira

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos. Outro alerta é que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Como forma de prevenção, a Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação no Brasil promoveu um Simpósio Nacional Virtual sobre o assunto.

A primeira parte do evento, foi realizado na quinta-feira passada (10), parlamentares alertaram para falta de ambulatórios especializados na prevenção do suicídio.

“Existe luz nesse túnel e vida que precisa ser continuada. Conte sempre com o meu apoio. precisamos trazer a boa informação para a população, dignidade humana equilíbrio emocional para as pessoas e para as famílias”, disse a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF).

Suicídio entre os jovens

Em sua palestra, o pastor Davi Lago, pesquisador e embaixador da ONG Visão Mundial, lembrou que o enfrentamento do suicídio é uma tarefa de todos os brasileiros, já que o tema é real, grave e urgente. Chamou atenção para as estatísticas de suicídio entre os jovens, já que eles representam 50 milhões de pessoas no país.

“A juventude está mais urbanizada e conectada, porém está sem perspectiva, sem horizonte por conta da situação que vivemos hoje, com falta de empregos. É justamente nesse meio complicado e complexo que gera dados alarmantes. O suicídio é a 4 maior causa de morte entre os jovens no Brasil. Todas as instituições, inclusive a igreja, precisam fazer alguma coisa”, disse.

Outro ponto abordado pelo pastor foi a questão do repeito às pessoas, mesmo com as diferenças de pensamentos. E reforçou a importância da empatia e o respeito.

“Não podemos esvaziar as pessoas da sua humanidade. Não podemos confundir democracia com baderna. O conflito de ideias é legítimo, mas antes de criticar, temos que ouvir as pessoas com respeito, sem cinismo e briga. Também precisamos ter empatia. Conviver não é sinônimo de concordância, mas temos que conviver melhor uns com os outros, apesar de nossas diferenças”, argumentou.

Suicídios poderiam ser evitados

No mundo, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. A cada 3 segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. Cada suicídio tem um sério impacto em pelo menos outras 6 pessoas. Em 2020, a previsão de aumento é para 1,5 bilhões de mortes ao ano. E o Brasil ocupa o 8º lugar do mundo em suicídio.

“É uma matéria que ganha cada vez mais repercussão. Esta é uma realidade mais próxima do que imaginamos, mas extremamente silenciosa. É necessário romper o tabu, a barreira do preconceito, do silêncio e reconhecer que precisamos pedir ajuda”, disse o deputado federal, Lucas Gonzales (Novo/MG), presidente da Frente parlamentar de combate ao suicídio.

Segundo a OMS, 90% dos casos de suicídios poderiam ser evitados. A Frente parlamentar do suicídio lançou uma cartilha com orientações sobre o tema. “Mude a rota mas não desista do caminho. A vida é um dom divino. Viver vale a pena e a cada dia podemos recomeçar”, declarou Emily Silva, secretária nacional da Juventude.

Confira as palestras do simpósio

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Ataque a igreja nos EUA deixa dois mortos

Ataque aconteceu na Igreja Batista da Graça, em San José, Califórnia. Não havia culto no momento do ataque, apenas moradores de rua, que estavam abrigados no local. Saiba mais!

Por que nossa cultura não pratica a circuncisão?

Anônimo O Antigo e o Novo Testamento formam a Bíblia Sagrada, que, desde o Gênesis até o Apocalipse, aponta para Jesus, aquele pelo qual todas...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Atriz é demitida por se posicionar contra a homossexualidade

Após usar sua página no facebook para escrever seu posicionamento contra a homossexualidade, a atriz cristã foi demitida de uma peça de teatro que participaria como atriz principal. Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical