27.7 C
Vitória
quinta-feira, 20 janeiro 2022

Calamidade pública no Acre: enchente, dengue e covid-19

calamidade-Acre
Foto: Reprodução

Ao menos 130 mil pessoas foram afetadas no Estado, que vive um cenário de enchente recorde. Além disso, o Acre vive uma crise sem precedentes por conta da dengue e da pandemia de covid-19

Por Priscilla Cerqueira 

Nesta segunda-feira, 22, o governo do Acre decretou estado de calamidade pública em dez cidades atingidas pelas cheias dos rios. Nos últimos dias, muitas famílias tiveram de ser levadas para alojamentos improvisados em escolas. Boa parte do estado está debaixo dágua.

“Estamos mapeando ainda quantos desabrigados e desalojados na região e necessidades da população para poder ajudar de alguma forma. Mas de antemão, já estamos enviando cestas básicas, colchão e roupas, que são os mais urgentes neste momento”, disse o pastor Welinton Pereira, diretor da ONG cristã, Visão Mundial.

A medida tomada às pressas pode colaborar para o agravamento da situação da covid-19, porque especialistas apontam que nesses locais é mais complicado seguir medidas de distanciamento social.

Enquanto os leitos de covid-19 estão sobrecarregados no Estado, a busca por atendimentos a casos de dengue também aumentou.

igreja_Acre
Foto: Reprodução

Situação caótica e dramática

Na última quinta-feira, 18, o aluno-cabo Leandro Simões, 33 anos, trabalhava com a sua equipe do Corpo de Bombeiros quando resgatou um bebê de quatro meses em meio a uma enchente em Tarauacá, no Acre.

“A criança estava com muita febre e teve uma convulsão pouco antes de ser resgatada. Resgatei a bebê, que podia morrer de dengue’: a situação caótica com enchentes e doenças no Acre”, diz Simões.

Covid-19 e dengue

Para o governo do Acre, a atual situação representa o período mais crítico da história da saúde pública do Estado. De acordo com o Ministério da Saúde, o Acre, que tem cerca de 894 mil habitantes, já registrou 54,9 mil casos de covid-19 e 968 mortes em decorrência do coronavírus.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se