back to top
22.9 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio 2024

Por que livros devocionais estão fazendo tanto sucesso?

Café com Deus Pai. Foto: Divulgação.
Café com Deus Pai. Foto: Divulgação.

Pessoas de diferentes religiões têm buscado nas pílulas diárias força para lidar com os desafios do dia a dia, mas, por mais que essas obras tenham base bíblica, não substituem a leitura das Sagradas Escrituras

Por Victor Rodrigues

O devocional é um momento do dia importante para a vida cristã. Com o tempo dedicado ao estudo bíblico, existe um ambiente propício para ganhar conhecimento, conhecer a vontade divina e edificar o relacionamento com Deus.

Ultimamente, livros devocionais têm feito muito sucesso. E não é só entre evangélicos. Diversas pessoas, independentemente de religião, estão buscando nessas publicações um conforto espiritual para a rotina cotidiana. Entre os livros mais vendidos do Brasil no ano de 2023, o devocional “Café com Deus Pai”, do pastor e escritor Júnior Rostirola, segue no topo do ranking de não ficção. A obra reúne 365 lições de fé para o dia a dia. 

A aposentada Maria de Fátima Moreira é cristã e está lendo o livro, que ganhou de presente da filha. Segundo ela, o devocional a ajuda a entender melhor a Palavra de Deus e a interpretar a Bíblia. 

- Continua após a publicidade -

“Todos os dias de manhã, eu leio uma página, enquanto vou tomando o meu café. E fica fácil também de me localizar na leitura depois, porque vou seguindo exatamente os dias que estão nas páginas”, afirma. 

A estudante de enfermagem Gabriela Borges congrega na Igreja Batista e conta que, desde que começou a ler o livro, já teve grandes experiências com Deus.

“Ouvir primeiro a voz de Deus, antes de ouvir o mundo, vem fortalecendo minha identidade como filha. Já tive grandes experiências de ler o devocional e passar por algo parecido no decorrer do dia. A escolha do ‘Café com Deus Pai’ foi, sem dúvida, uma das melhores. Como não tive um pai muito presente, o devocional vem me ajudando muito a entender esse amor de Deus como um verdadeiro pai”, comenta. 

Café com Deus Pai. Foto: Divulgação.
Café com Deus Pai. Foto: Divulgação.

O devocional substitui a Bíblia?

O pastor Marcílio Estevam, da Primeira Igreja Batista em Mata da Praia, Vitória (ES), destaca que o devocional pode abençoar muitas pessoas, mas não substitui a leitura bíblica.

“As pessoas carecem de palavras de admoestação, encorajamento e perdão. Então, pra quem ainda não descobriu a alegria de ler e meditar na Bíblia, a leitura de devocionais tem sido uma alternativa para buscar e saber mais de Deus, mas é muito importante desenvolver, também, o importante hábito de ler a Bíblia”, diz o pastor.

Marcílio comenta que há devocionais cuja base nas Escrituras é sólida e expõe as verdades bíblicas e contextualizadas. Ele afirma que isso desperta o interesse e o gosto das pessoas, mesmo daquelas que não estão ainda ligadas a uma instituição evangélica.

“Sei que palavras de autoajuda são bem-vindas e necessárias nos dias de hoje. As pessoas estão carentes e adoentadas. Então, palavras assim motivam e levantam a autoestima. Contudo, não são suficientes para curar e salvar vidas. Só a palavra de Deus tem poder para confrontar, motivar, encorajar, direcionar a salvação, ensinar e preparar para a vida”, adverte.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -