20 C
Vitória
quarta-feira, 23 setembro 2020

Cadê a igreja que estava aqui?

Leia também

Ainda não foi definida data para ‘follow on’ da BR Distribuidora, diz Petrobras

A venda das ações foi aprovada pelo Conselho de Administração em 26 de agosto, mas que a efetivação depende de diversos fatores

Em depoimento à corregedoria, Flordelis se emociona

Cabe ao plenário, no entanto, decidir se a acusação de assassinato é ou não motivo para perda do mandato de deputada

Especialistas e produtores se unem contra política ambiental do governo no STF

Camargo Neto afirmou que "infelizmente" foi preciso uma pressão externa para o Brasil colocar foco na preservação da Amazônia

A igreja é paz, é sentir a presença dos irmãos, é louvar a restauração de um caído e de uma ovelha que volta ao aprisco

O maior desafio do cristianismo hoje é ser igreja. Estamos tão envolvidos com tantas coisas que temos esquecido a função primordial do cristianismo estabelecido pelo Cristo. Somos a geração da multifuncionalidade, não porque queremos, mas por uma imposição do próprio meio que vivemos.

Se não conseguimos fazer pelo menos 3 atividades simultaneamente estamos fora do mercado. Entende por que muitos não aceitam levar uma multa quando estão dirigindo por estar falando no celular? “Mas eu só estava dirigindo e falando no celular!!!” é verdade que ele também estava atendo nas notícias do rádio e na conversa das pessoas do banco de trás…

Essa multiplicidade de ações nas quais estamos envolvidos diariamente, acabam afetando drasticamente nossa vida eclesiástica, ou seja, como igreja.

Entende por que muitos irmãos crentes fiéis e sinceros, por exemplo, não vão à igreja no domingo de manhã? Não é porque desprezam a EBD, ou desvalorizam o ensino… nada disso. É que já estão realizando outras tarefas e, ir a igreja domingo de manhã … seria a 4ª ou 5ª atividade no mesmo horário. Por que não participam das demais atividades durante a semana? Porque não tem tempo para evangelizar (a não ser que seja mandar mensagens pelo zap-zap?)…

Qual a solução? Muitas igrejas, reconhecendo o problema, já eliminaram o culto da manhã. Outras, “mais espertas” dividiu as pessoas que vão de manhã e as que vão a noite. Outras, “mais mais espertas” ainda não tem nada no domingo e depois de uma pesquisa determinaram que a segunda a noite é o horário em que as pessoas têm menos atividades paralelas (não tem jogo, nem nada de importante na TV), então transferiram seus cultos para esse dia.

Outras “mais mais mais espertas” resolveram fazer pequenos ajuntamentos durante a semana, nas casas, perto de cada um, e, chamam isso de igreja em células. Meu medo é a coisa continuar e então teremos igrejas em átomos … elétrons … quarks, até chegar igreja em neutrinos (se é que já não existe).

O que é a igreja? É o lugar onde o povo de Deus se reúne para adorar e exaltar o nosso criador. É o lugar onde a alegria é pelo fato de estar ali, não pelas pessoas que estão ali. De aproveitar a comunhão para curar nossas feridas, se deleitar na unidade para restaurar nossa identidade. De se sentir aceito por Deus, de ter consciência de que, apesar dos nossos pecados, Deus continua sendo misericordioso e a bondade Dele não tem fim, é buscar em primeiro lugar o seu reino e sua justiça.

Igreja é o balsamo de Gileade, é a mesa posta na presença dos meus inimigos, é a unção com o cálice que transborda refrigério para a alma. Igreja é paz, é sentir a presença dos irmãos, é louvar a restauração de um caído e de uma ovelha que volta ao aprisco.

Igreja é sentir a presença do Espírito Santo enchendo nossa vida de esperança que não confunde nem apaga a torcida que fumega. Igreja é sentir, através da vida do irmão, todo esse amor de Deus da forma mais prática e real possível. Essa é a igreja que Cristo criou e mantém. O resto … o gato comeu!

Pastor José Ernesto Conti é pastor da Igreja Presbiteriana Água Viva e presidente de honra do Conselho Estadual de Igrejas Evangélicas do ES (Ceigeves)


Leia mais

Desafios da igreja na pós modernidade
Igreja é uma família, não um evento

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Gabriela Gomes canta “Deus Emanuel”

Canção é o último registro da sessão de lives realizadas pela cantora. Conheça a canção!

Em depoimento à corregedoria, Flordelis se emociona

Cabe ao plenário, no entanto, decidir se a acusação de assassinato é ou não motivo para perda do mandato de deputada

Quando o exemplo não tem idade

Durante uma brincadeira, Benício, de 7 anos, arranhou o carro e deixou um bilhete pedindo desculpas. Conheça essa história!

“Onda do bem”: conscientização no combate ao suicídio

Realizado por adolescentes adventistas, a "Onda do bem" consiste em realizar ações de prevenções e ajudar pessoas que precisam de apoio emocional. Saiba mais!

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

“Holy”, o clipe emocionante de Justin Bieber

A canção fala de fé e a contextualiza também em um relacionamento amoroso, como o casamento. Conheça a canção!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live Elementos Essenciais do Discipulado

Como os Estudos da Bíblia de Discipulado podem ser usados em microgrupos de discipulado entre pessoas recentes na fé. Saiba mais!

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!
- Publicidade -

Plugue-se

Qual o segredo para viver feliz?

É possível viver feliz neste mundo confuso e perigoso? Livro mostra como e onde podemos encontrar a ajuda para encontramos com a felicidade.

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...