Cadastro biométrico será suspenso no sábado

A paralisação da coleta de biométricos e de qualquer outro atendimento ao eleitor será necessária para manutenção no sistema, realizada em todo país.

A manutenção preventiva do banco de dados do Cadastro Nacional de Eleitores, realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste sábado (27), em todo o Brasil, implicará na indisponibilidade do sistema, inviabilizando a coleta de dados biométricos dos eleitores e qualquer atendimento ao eleitor em todas as Zonas Eleitorais do país.

A partir da próxima segunda-feira (29), o atendimento da Justiça Eleitoral segue os horários habituais durante os outros dias da semana – de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 10h às 18h.

O eleitor pode procurar atendimento na Central de Atendimento da Biometria e nos Cartórios Eleitorais localizados nos bairros de Jardim Camburi (56a ZE) e Enseada do Suá (52a ZE), mais próximos de sua residência. Para realizar o recadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

O prazo para a realização do procedimento obrigatório termina no próximo dia 31 de março. A não regularização do documento implicará no cancelamento título de eleitor. Além disso, o cidadão não poderá votar nas próximas eleições, fica impedido de tirar passaporte, participar de licitações e se matricular em instituições de ensino públicas, entre outras restrições.