19.4 C
Vitória
sexta-feira, 19 agosto 2022

Bullying: como prevenir, combater e tratar

Foto: Reprodução

“A situação é pior quando crianças ou adolescentes que passam por ataques virtuais não têm um relacionamento franco e aberto com os pais”

Por Patricia Scott

A renomada educadora argentina Cris Poli proporciona suporte adequado a pais, educadores e responsáveis no livro “Bullying: Como Prevenir, Combater e Tratar”, lançamento da Mundo Cristão. A autora traz orientações quanto às formas de acolher e atender vítimas de bullying e seus agressores.

Na obra, Cris Poli reúne décadas de experiência em questões que envolvem a rotina das famílias. Assim, a escritora mostrar como estabelecer laços afetivos sólidos com os pequenos, para que tenham desenvolvimento psicoemocional estável e confiante.

A partir de reflexões, Cris Poli oferece ferramentas que permitem diagnosticar a ocorrência de bullying; os principais danos que essa violência pode causar; as providências a tomar e métodos de tratamento. Bastante atual, o livro faz ainda um alerta quanto à questão do cyberbullying, com dicas de segurança na internet.

“A situação é muito pior quando as crianças ou os adolescentes que passam por ataques virtuais não têm um relacionamento franco e aberto com os pais. Diante da falta de diálogo, eles absorvem sozinhos a agressão e, sem ter com quem falar nem quem os orientar, chega um momento em que não conseguem lidar com a situação. Para muitos, o peso é tanto que tirar a própria vida parece ser o único caminho”, escreve a autora.

Foto: Divulgação

O problema, na visão da educadora, precisa ser identificado e curado da raiz. Dentro dessa perspectiva, Cris Poli realiza uma abordagem bilateral, que destaca todos os envolvidos, as vítimas e os agressores, inclusive as famílias.

A escritora, de forma didática e instrutiva, viabiliza um “caminho” para que pais, educadores e responsáveis ajam corretamente com crianças que demonstram comportamento agressivo, justamente por estarem sofrendo com o bullying. E, assim, consigam proporcionar um ambiente de confiança, transparência, amor e diálogo para os pequenos.

A autora
Cris Poli é argentina, formada em Educação pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernández, de Buenos Aires. Ela também tem formação de Licenciatura em Letras Inglês-Português pela Universidade de São Paulo (USP). A educadora tem mais de 40 anos de experiência em educação infantil, além de várias obras sobre o assunto. Cris Poli também foi apresentadora do conhecido reality show Supernanny, em TV aberta.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se