22.4 C
Vitória
segunda-feira, 25 janeiro 2021

Cristãos ameaçados por budistas no Sri lanka

Monge budista radical reúne manifestantes e acusa minoria cristã de destruir a nação

O monge budista radical Ganagoda Aththe Gnanasera Thera realizou uma manifestação em Kandy e acusou a minoria cristã de destruir a nação

Durante o comício, o monge começou a falar sobre os ataques no domingo de Páscoa, que atingiu igrejas e hotéis, e deixou mais de 350 mortos e centenas de feridos.  Ele disse que o budismo está sob ameaça na ilha e que o povo cingalês deve governar o país com a ajuda de monges nacionalistas.

Ele propôs que o governo se retirasse do estado de direito e permitisse que os monges budistas lidassem com a minoria muçulmana. Ele não fez a mais leve menção ao fato de que os ataques de Páscoa atingiram os cristãos quase que exclusivamente ou que minorias religiosas do Sri Lanka enfrentam xingamentos, saques e agressões físicas nas mãos de nacionalistas budistas.

No domingo de Páscoa, três igrejas cristãs foram bombardeadas no Sri Lanka. Foto: Divulgação

O monge ainda acusou a minoria cristã de converter pessoas e, assim, de destruir a nação.

Contra o pano de fundo das próximas eleições presidenciais no final do ano, este é um sinal muito preocupante de que mais tempestades podem estar se formando, e que a perseguição aos cristãos no Sri Lanka tende a aumentar.

Não é a primeira vez que isso acontece. Em maio deste ano, cerca de 30 monges budistas lideraram uma manifestação em massa contra igrejas e reuniões cristãs no Sri Lanka. A multidão se reuniu em frente a uma igreja em que mulheres estavam reunidas e gritavam ameaças de morte e de destruição ao prédio.

Em novembro de 2017, budistas destruíram igreja no país. Ataques são comuns no país 

Eles tomaram as bíblias e agrediram às mulheres que saíam assustadas da igreja.

Menos de um mês depois, outra multidão, desta vez com cerca de duas  mil pessoas lideradas por 30 monges, realizou uma manifestação, fechando lojas e pendurando bandeiras pretas pela cidade, ameaçando cristãos e igrejas de serem fechadas ou destruídas. O protesto teve a anuência da polícia e de autoridades locais.

Perseguição

Na Lista Mundial da Perseguição 2019, a pontuação do Sri Lanka chegou a 58. Com o aumento de um ponto, o país foi para a 46ª posição no ranking. A situação dos convertidos, sejam eles ex-budistas, ex-muçulmanos ou ex-hindus, é difícil, o que pode ser identificado pela pontuação na esfera privada.

Além disso, todos os cristãos experimentam dificuldades na esfera nacional. O período de referência desta lista (de 1 de novembro de 2017 a 31 de outubro de 2018) apresenta incidentes em que vizinhos e monges budistas reclamaram para polícia ou oficiais do governo local sobre as atividades de pastores e igrejas em vilas da zona rural.

Em geral, a pressão sobre os cristãos no Sri Lanka permanece em um alto nível e é mais forte nas esferas de nação, vida privada e comunidade. Ser afetado como nação é típico para cristãos em um país que tem como principal fonte de perseguição o nacionalismo religioso.

A esfera igreja também mostra um alto nível de pressão, refletida em numerosos incidentes onde grupos, frequentemente liderados por monges budistas, apareceram em frente às igrejas, com frequência apoiadas por oficiais locais, perturbando cultos e exigindo que elas sejam fechadas.

Com relação a violência, os números subiram de 6,9 em 2018 para 7,0 em 2019, refletindo o fato de que mais de 10 igrejas foram fechadas e mais de 10 cristãos atacados. Uma demonstração disso foram os incidentes como os ataques ocorridos na Páscoa.

Conheça Nimal

Nimal: de analfabeto a pastor. Foto: Portas Abertas

Quando tinha 21 anos, Nimal foi convidado para uma reunião cristã onde experimentou o poder de Deus.

Depois disso, foi a vilas e cidades distantes para compartilhar as boas novas de Deus. Mas levar o evangelho no Sri Lanka é sempre um desafio.

Até hoje, ele enfrenta hostilidade por sua fé. “Eu digo que Buda já morreu e não vai voltar. Mas meu líder morreu, ressuscitou e está vivo. Deus é capaz de ajudar agora porque está vivo”, explica.

Nimal queria abrir um negócio próprio para manter a família e a igreja. Foi, então, que um parceiro da Portas Abertas soube da situação e a ajuda veio.

Com isso, ele abriu sua própria olaria em 2014, o que o permite falar de Cristo a muitas pessoas, além de conseguir ajudar a igreja. “Quando a igreja tem uma necessidade, nós ajudamos. Há cerca de 45 pessoas apoiadas, hoje, pela igreja”.

Veja

A Portas Abertas está no país e tem estabelecido planos de ação de curto e médio prazo para ajudar as famílias de Colombo, Negombo e Batticaloa.

Saiba como apoiar e ajudar os cristãos no Sri Lanka


Leia mais

Terreno onde igreja estava sendo construída é invadido
Sri Lanka diz que atentados foram retaliação a Christchurch

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Lição de vida! Quando o exemplo vem do pai

Na Austrália, um pastor que foi diagnosticado com câncer, resolveu dá uma lição de vida à filha de 5 anos e a comunidade da igreja que pastoreia, para mostrar o que é ter uma vida com propósito.

Seria a Bíblia atual?

De fato, propor uma ética bíblica não é tarefa fácil, mas a Bíblia continua válida hoje como o foi no passado.

EUA: Suprema corte vai ouvir estudante que foi censurado por pregar

O estudante cristão, Chike Uzuegbunam entrou com uma ação no Tribunal Distrital dos Estados Unidos em Atlanta contra a faculdade por ter sido impedido de compartilhar a fé na faculdade. Saiba mais!

Jayana Moreira canta “Anjos e Arcanjos”

Canção é o segundo trabalho da cantora pela MK Music

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Grazie Schmitt sobre Deus: “É um amor que nunca senti”

Em um episódio de podcast, a atriz Grazie Schmitt, que é conhecida no Brasil por sua atuação em diversas novelas, abriu seu coração e...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.