28.3 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

cultos_presenciais
Foto: Amanda Dias

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Também houve queda na participação de cultos online

O número de brasileiros que voltaram a sair de casa para ir aos cultos presenciais mais que dobrou em relação à última pesquisa feita pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Em outubro de 2020, apenas 14% das pessoas com alguma religião estavam indo aos templos. Em novo levantamento divulgado no sábado (9), o número de participantes de cultos presenciais subiu para 32%.

Enquanto cresce a participação presencial nas igrejas, houve uma pequena queda de participação online. Enquanto 45% das pessoas estavam assistindo cultos pela TV ou internet em outubro, 40% disseram continuar assistindo agora.

Os dados foram coletados de 4 a 6 de janeiro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 518 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

- Continua após a publicidade -

A pesquisa

Cerca de 19% das pessoas disseram praticar a religião apenas em casa, um índice 11% menor que o levantamento de outubro, que havia indicado 30% praticando sua fé em casa.

Entre os que mais assistem a cultos virtuais, estão os jovens (53%) e os moradores da região Sul (51%). Entre os que mais saem para ir à igreja, estão os que moram na região Norte (39%) e os que recebem mais de 10 salários mínimos (35%).

Já entre os que mais praticam a religião em casa, estão os que moram na região Centro-Oeste (44%) e os que moram na região Nordeste (41%).

Importância de ir à igreja

Em recente entrevista à Folha Universal, o presidente da União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos (Unigrejas), Bispo Eduardo Bravo, fez um alerta àqueles que acreditam que apenas assistir aos cultos em casa seja suficiente para a manutenção da fé.

“Alguns prefeitos diziam ‘ore em casa, assista ao culto em casa on-line’. Eu posso orar em casa e posso ver o culto online, mas algumas pessoas não têm condições de orar sozinhas, outras não têm acesso à internet ou leem a Bíblia e não entendem, pois sua mente está perturbada. Muitas pessoas precisam que alguém explique a elas, ore por elas e converse com elas”.

*Com informações de Poder 360 e Unigrejas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -