26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Brasileiros passam três vezes mais tempo na internet do que assistindo TV

Estudo aponta que usuário do país gasta aproximadamente 23,8 horas por semana na rede.
De acordo com um relatório feito pela Forrester Research, os sites de mídias sociais e vídeos on-line contam com mais audiência do que a TV no Brasil. A adoção da web como principal meio de informação e entretenimento é hoje de 48%. Para 2016, a previsão é de que o número alcance a marca de 57%. “Por permitir a interação imediata sobre seu conteúdo, a internet mostra-se mais atraente do que a TV, onde o telespectador tem um papel passivo”, comenta Leandro Kenski, CEO da Media Factory, empresa especializada em marketing digital.

O estudo, publicado pelo site AdAge, foi realizado em novembro do ano passado com 4.020 pessoas maiores de 18 anos e com acesso à web em 22 cidades brasileiras. Os brasileiros gastam aproximadamente 23,8 horas por semana na Internet, e assistem apenas 6,2 horas de TV. Nesse período conectado, os brasileiros passam 89% do tempo nas mídias sociais, sendo que, nesse grupo, 81% usam regularmente o Facebook, e 63% são usuários do Orkut.

Em se tratando de vídeos on-line, 86% dos entrevistados utilizam a Internet para essa finalidade. O estudo aponta também que o brasileiro está mais propenso a ver os vídeos do que a produzi-los: apenas 16% dos consultados informaram que produzem vídeos regularmente para sites como o YouTube.

Pessoas acessam a internet enquanto assistem TV

- Continua após a publicidade -

A pesquisa da Forrester conclui que apenas 40% dos brasileiros conectados estão acessando a web móvel regularmente, gastando 2,2 horas de acesso semanal por dispositivos. “Esse número tende a aumentar, acompanhando o aumento da quantidade de usuários de smartphones no Brasil”, comenta Leandro Kenski.

Um hábito que tem se mostrado comum no exterior é o de pessoas que acessam a internet enquanto assistem televisão. De acordo com estatísticas divulgadas pela Yahoo/ Nielsen, 86% por cento dos usuários de dispositivos móveis estão utilizando seu dispositivo enquanto vêem televisão, sendo que um quarto deles está acessando conteúdo relacionado ao que está assistindo na TV. O estudo, realizado em 2011, entrevistou 8.384 norte-americanos. Sendo 5.313 foram usuários de internet móvel.

Outra pesquisa, realizada no Reino Unido em 2011, aponta que 76% dos telespectadores costumam acessar a internet de seus laptops, smartphones ou tablets enquanto assistem TV. “Consumidores estão integrando cada vez mais comportamentos móveis em seu estilo de vida” explica o CEO da Media Factory.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -