27.3 C
Vitória
domingo, 29 novembro 2020

Brasileiros criam pulseira com ‘chip’ para substituir cartões nas compras

Leia também

OMS: mais dados sobre vacinas são necessários

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom afirmou que vários países no mundo "conseguiram controlar a covid-19, e em comum entre eles, a testagem"

Parte dos pacotes com sementes contém praga inexistente

Outras 15 amostras continham gêneros que têm espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário

Maia defende que Congresso discuta soluções para combater racismo no Brasil

Instalada nesta semana, a comissão irá acompanhar os desdobramentos da investigação do caso e promover reuniões

Uma startup brasileira desenvolveu um produto que pretende substituir o cartão e o dinheiro nos pagamentos presenciais — basta que o usuário utilize apenas seu “pulso”.

A ATAR Band é uma pulseira inteligente equipada com um chip NFC, que pode transferir dinheiro para qualquer máquina de cartões que seja compatível com a tecnologia contactless. Segundo estatísticas da empresa, o serviço está disponível em 85% das maquininhas nacionais.
O dinheiro deve ser aplicado no acessório através de um boleto bancário, gerado no aplicativo para smartphones da ATAR Band. Depois de ser munida de créditos, a pulseira está pronta para realizar pagamentos à vista; basta aproximá-la do terminal do vendedor e inserir sua senha.
A ATAR Band começou a ser vendida no dia 18 de maio pelo preço sugerido de R$ 299 através de seu site oficial. O projeto, que começou a ser discutido em 2014, já recebeu oito premiações e pelo menos R$ 1 milhão em aportes, graças ao seu enorme potencial de crescimento.

Marca da besta
Embora a ATAR Band não traga a proposta de implantar seu chip sob a pele do usuário, o advento de aparatos tecnológicos que facilitam as compras reacendem a discussão sobre a “marca da besta” descrita no livro bíblico de Apocalipse.
Apocalipse aponta que a marca seria obrigatória entre os conscientes e inconscientes seguidores da besta, com o aval da figura de autoridade do anticristo. A identificação seria usada como uma espécie de documento oficial, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca (13.17).
Segundo o teólogo e mestre em filosofia Jonas Madureira, não há qualquer indício na Bíblia de que os chips, em qualquer forma, sejam a tal marca da besta — pelo menos até agora. “Acontece que o Apocalipse é um livro confuso até mesmo para os maiores estudiosos dos textos sagrados, cheio de enigmas e metáforas”, afirma.
Madureira explica que muito dessa confusão se dá pelas diferentes correntes de estudiosos. “Enquanto um grupo, mais moderno, defende que muito na Bíblia está em forma de metáfora, de simbolismo, outra corrente mais tradicional afirma que tudo deve ser interpretado ao pé da letra”, esclarece o teólogo.
Jonas explica que nas décadas de 20 e 30 do século passado, os liberais, que preferiam a interpretação metafórica, ganharam destaque. Para contrariá-los, os fundamentalistas, mais tradicionais, defendiam a literalidade dos textos bíblicos.
Para completar a confusão, existem correntes que, embora não sejam liberais, aceitam a interpretação baseada no simbolismo. Há quem ache realmente, mesmo nos círculos evangélicos, que os chips são o falado selo do anticristo. Outros defendem que a tal marca citada em Apocalipse não seria física, mas espiritual.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

A tecnologia vai estar mais presentes nas aulas

Para 81% dos professores, a tecnologia é grande aliada do ensino. Ferramenta será indispensável no retorno às aulas

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais!

Tecnologia para conectar pessoas à Bíblia

Uma jovem cristã do interior de Minas Gerais tem utilizado a tecnologia para conectar as pessoas à Palavra de Deus. Ela estuda a Bíblia com 100 pessoas pela internet

6 táticas de marketing digital adotadas por e-commerces milionários

6 táticas de marketing digital adotadas por e-commerces milionários. As táticas de marketing para e-commerce disponíveis no mercado são muitas. Por isso, reunimos as 6 principais para você adotar o quanto antes!

Mauro Henrique: adoração em vários ritmos

O multi-instrumentista que fez história no Brasil com o rock, o metal progressivo. “Sou um veículo de transmissão de uma mensagem que transforma vidas”,...

Brasil é terceiro país do mundo com mais download de aplicativos

“Infidelidade digital” também é a marca dos brasileiros Os aplicativos correspondem a 80% de todo o tempo que usuários gastam nos smartphones. Foi o que...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Conferência Paixão pela Juventude 2020

Realizado pela Juventude Batista Brasileira, evento será online e acontece em duas datas. A primeira será neste sábado, 28, e a segunda, dia 5 de dezembro. Saiba mais!

Miniconferência on-line: “Fé e Ciência para Corpos e Mentes”

Cientistas cristãos brasileiros respondem questões de fé e ciência para corpos e mentes. Tema será abordado na mini Conferência online. Saiba mais!

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 
- Publicidade -

Plugue-se

Funkeira Ludmilla no gospel?

Em live no Instagram, nesta quinta (26), a funkeira Ludmilla falou do desejo de apostar na carreira gospel e afirmou ter "recebido um chamado" para levar a palavra de Deus aos fãs. Saiba mais!

“40 Dias – O Milagre Da Vida” nas plataformas de streaming

Filme foi lançado no dia 15 de outubro, em mais de 200 salas em todo o Brasil. E agora será possível assistir em casa, pelo seu aplicativo. Saiba mais!

Superação: “Deus me cercou de anjos”, diz Chris Nikic

Chris Nikic, 21 anos, é a primeira pessoa com o distúrbio genético a finalizar o Ironman, a prova esportiva mais difícil do mundo. Saiba mais!

Natal dos Ribeirinhos! Ajude as comunidades da Amazônia

Ação, que realizada pela Sociedade Bíblica do Brasil, faz parte da campanha Luz na Amazônia, que promove assistência integral às comunidades ribeirinhas. Saiba mais!