20.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Brasileira cria projeto que conecta pacientes isolados

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Comissão Europeia avança para disponibilizar € 11,5 bi para recuperação da crise

A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira, 3, modificações em seu orçamento para 2020 para disponibilizar 11,5 bilhões de euros para a recuperação econômica já em 2020.

Vacina contra covid-19 desenvolvida em Oxford será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 que está sendo desenvolvida na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada também no Brasil, conforme publicação no Diário Oficial da União.

CPI identifica 2 milhões de anúncios do governo em sites de ‘conteúdo inadequado’

Relatório produzido pela CPI das Fake News mostra que o governo federal investiu dinheiro público para vincular 2 milhões de anúncios publicitários em canais que apresentam "conteúdo inadequado".

Bolsonaro formaliza general Eduardo Pazuello como ministro interino da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (3) o nome do general Eduardo Pazuello para exercer, interinamente, o cargo de ministro de Estado da Saúde.

Em 15 dias, iniciativa distribuiu 700 tablets com acesso à internet por toda a Espanha. O país é um dos mais atingidos com a pandemia do coronavírus

A brasileira Giovanna Angiolillo, 44 anos, que mora em Madri, na Espanha, pôs em prática sua experiência de diretora comercial. E montou o “Acortando la Distancia”. Uma ação que em menos de 15 dias levantou 2 mil dispositivos com conexão de internet. E já distribuiu 700 deles por toda a Espanha.

“A empresa me mandou para casa. E depois de uma semana estava subindo pelas paredes. Meu trabalho é de porta a porta. Era impossível me reunir com clientes. Li o post de uma enfermeira que contava como era triste ver os pacientes isolados morrerem sozinhos, sem poder dar adeus à família. Queria reproduzir na Espanha uma iniciativa que tinha visto na Itália, chamada ‘O direito de se despedir'”, contou.

A ideia

Segundo Giovanna, a enfermeira se desdobrava para colocar, sozinha, depois da jornada no hospital, com seu próprio celular, pessoas para se despedir dos pais.

“Eu estava pensando o que poderia fazer com meu conhecimento e o tempo que agora sobrava. Abri o e-mail e escrevi para a enfermeira: ‘Não sou empresária, não posso doar tablets ou smartphones, mas conheço muita gente e posso dar forma ao projeto’. Na segunda-feira pela manhã ela me telefonou do hospital. Meu projeto era ir além da morte, não servir apenas para despedidas, mas para conectar as pessoas”, afirmou.

Alcance de todos

Giovanna mora em Madri desde 2001. A cidade é uma mais atingidas pela pandemia de coronavírus. Assim que conversou com a enfermeira, a publicitária brasileira comprou um domínio na internet, criou o site, fez o primeiro vídeo e soltou nas redes. E então nasceu o projeto.

“A essa altura precisávamos de três coisas: dispositivos, conexão de internet e uma organização social, para a parte jurídica. Naquele mesmo dia, uma empresa de telefonia comprou 2 mil dispositivos e doou toda a conexão de que precisássemos. Não adianta sair correndo pela rua, um punhado de aficionados. Chamei um amigo para ajudar com a organização, e o apoio do município de Madri deu respaldo institucional”, revelou.

A intenção com o projeto era atingir o máximo de pessoas possíveis. Em 72 horas foram mais de 10 mil seguidores. Mais de 700 aparelhos foram distribuídos em menos de uma quinzena.

“Levamos também para os asilos, porque lá os idosos já estavam sem contatos uma semana antes da quarenta. São pessoas afastadas da tecnologia, já muito sozinhas, e que se desorientam”.

Resultados

Segundo a publicitária, o projeto alcançou grandes resultados em proporções gigantescas. Foi uma cadeia de generosidade entre as pessoas. Muitos escrevem para doar, dar dinheiro. Outras mensagens são de tristeza porque morreram antes, mas de felicidade também.

“Gente agradecendo, outros dizendo que, infelizmente, não chegou a tempo porque a pessoa querida morreu antes. Gente contando como foi fundamental poder se despedir. Mandam vídeos, até entubadas as pessoas falam com os filhos”, diz.

Giovanna pretende manter o projeto nos asilos e nos hospitais, na oncologia infantil. Ou onde a internação é mais longa. Mas ela se sente feliz e realizada por ter feito algo em um momento tão difícil.

“Posso dizer que salvei muita gente. Mas esse projeto também me salvou. Se a gente para e pensa, no meio de tanta dor, há muito aprendizado. Estou aqui longe do meu país, da minha mãe, e com o dilema sobre qual o limite de sair de casa para ajudar aos outros, qual o risco.

A cada vez que uma enfermeira agradece eu penso ‘meu Deus, como pode uma delas agradecer para mim, que não sou nada. Elas é que estão se expondo, limpando muco contaminado’. Mas sinto muito orgulho do que fui capaz de fazer com minha formação, minha rede de contatos. Baseado naquilo em que acredito, criatividade, solidariedade e tecnologia. Numa hora de tanta dor e distância, a gente conseguiu se juntar”, declarou.

Brasil

Giovanna está pensando se leva o projeto para o Brasil. “Porque o bem não tem fronteira. A solução veio acelerada e provocada por essa crise, mas fazer contatos é uma necessidade que existe sempre. Com apoio, poderíamos espalhar no Brasil rapidamente”, concluiu.

*Com informações de Folhapress 

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro Sepal em nova data

A data do encontro Sepal, que aconteceria em maio foi alterada para setembro. Medida foi tomada de acordo com as práticas para o enfrentamento da propagação do coronavírus

Vila Mix em Casa Gospel com grandes nomes

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Lições da Escola Bíblica em libras

Conteúdo está disponível no canal da CPAD no Youtube. Todos os vídeos com as aulas estão em libras

Luiz Gwyer lança single “Ânimo”

Canção integra um repertório produzido por Luiz Gwyer em 2013 O cantor e compositor Luiz Gwyer acaba de lançar o single “Ânimo” em todas as...

Não ao racismo! O silêncio da indústria da música

No Brasil, a maior gravadora do país, a Sony Music, aderiu ao movimento anti racista

“Amazing Grace” cantado por pessoas de 50 países

Clipe foi gravado em lugares simbólicos e em idioma próprio de cada país participante