27.9 C
Vitória
domingo, 17 janeiro 2021

Covid-19: Brasil vai iniciar estudo inédito com idosos

O estudo clínico poderá ser uma resposta para quaisquer outros vírus que surjam após a Covid-19

Os trabalhos científicos sobre Covid-19 propõe a infusão de células-tronco quando o paciente já evoluiu para o estado grave. Um estudo que vai ser iniciado no Brasil, utilizará a infusão no estagio moderado da inflamação, fazendo com que o paciente infectado pelo Coronavírus enfrente a doença em melhores condições e se proteja contra o agravamento do quadro de saúde. É a chamada terapia inespecífica, uma alternativa às vacinas.

A informação foi dada por Raul Canal, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) e mestrando em medicina regenerativa. O estudo clínico, que terá duração aproximada de seis meses, a Anadem iniciou uma aliança científica estratégica com a R-Crio Células-Tronco, especialista em criopreservação.

Canal acrescenta que a proposta é “robustecer o organismo do paciente infectado com a doença para mitigar a inflamação e o comprometimento dos pulmões, além de reduzir as possíveis sequelas”. Ele destaca que “uma vez comprovada a eficácia do estudo, as infusões poderão ser a solução para quaisquer outros vírus que venham depois da Covid-19”.

Diretamente ligado à inovação das terapias celulares, o estudo clínico foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), já tem formado um comitê independente de biossegurança, por exigência da CONEP, e agora aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase de recrutamento de pacientes.

Estudo será com idosos

O estudo foi desenhado para as fases I e II, de acordo com Raul Canal. Segundo a Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica, na fase I o número de pacientes pode variar entre 20 e 100 voluntários, sendo que na fase II oscila entre 70 e 200 pessoas.

Serão recrutados idosos com mais de 60 anos e com pelo menos duas comorbidades, ou seja, pacientes graves. “Estamos otimistas, será uma enorme descoberta e uma grande resposta para a angústia do momento, que assola toda a humanidade”, destaca o presidente da Anadem.

O Brasil ocupa a 11.ª posição no ranking mundial de países que mais publicaram estudos sobre a Covid-19 desde o início da pandemia do Coronavírus. O levantamento foi realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica e utiliza a plataforma Dimensions, uma base de dados internacional com atualização diária.

*com informações do portal hospitais do Brasil 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Profeta à mesa do rei?

A Igreja de Jesus Cristo tem sobre si a responsabilidade de ser a voz profética que denuncia o pecado e toda sorte de injustiças.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

Um versículo que transformou a vida de um homem

Kumar Swamy, que era filho de um feiticeiro, na Índia, se transformou após ler um versículo bíblico. Saiba mais!

Selo do rei bíblico Jeroboão é autenticado por cientistas em Israel

Após vários anos de rigorosos testes de laboratório eito por cientistas da Universidade Ben-Gurion, de Israel, o selo foi autenticado. Saiba mais!

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Violência sexual, o castigo psicológico e a restauração pelo evangelho

Depois de viver na prostituição por 17 anos, mergulhar nas drogas, sofre abuso sexual, a norte americana, Sariah Hastings teve a sua vida transformada pelo evangelho. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social 

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!