26 C
Vitória
terça-feira, 18 janeiro 2022

Brasil desperdiça 36,4% da água disponível

 

Informação foi dada pelo Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira (24)

No país, 36,4% da água são desperdiçados e apenas 40,8% do esgoto são tratados, segundo o diretor do Departamento de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Antônio Gonçalves, que participou na manhã desta quinta-feira (24), do seminário promovido pela pasta para fortalecer o intercâmbio de informações sobre a gestão de recursos hídricos e subsidiar ações e políticas públicas no setor.

De acordo com ministério, o desperdício se refere às perdas no próprio mecanismo de disponibilização de água para o abastecimento público, como ao uso de encanamentos velhos, por exemplo. Algo que faz com que as perdas ocorram antes mesmo da água chegar às casas dos brasileiros.

Segundo Gonçalves, é extremamente importante que se tenha um desenvolvimento de políticas públicas no setor para que o Brasil possa avançar no uso sustentável dos recursos naturais e na melhoria da disponibilidade de água em qualidade e quantidade para os diversos usos.

“As águas não têm nação ou território único. A maioria transcende os limites de municípios, estados, nações. Temos essa responsabilidade [de cuidar dos recursos hídricos] porque moramos neste planeta”, afirmou.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se