25.3 C
Vitória
terça-feira, 2 março 2021

Brasil, segundo país onde o mercado de aplicativos mais cresce

Expectativas apontam que o setor chegará a movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até 2021

As plataformas digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano da população, fazendo com que o mercado de aplicativos cresça sem parar, ano após ano. E as expectativas apontam que o setor chegará a movimentar cerca de US$ 6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até 2021

Apesar do IDC apontar queda de 10% a 15% na venda de smartphones e tablets na América Latina em função da pandemia da COVID-19, o uso de aplicativos, principalmente de delivery, teve crescimento de 30% a 400% em alguns estados, aponta o especialista em desenvolvimento de aplicativos móveis Adriano Santos.

Adriano Santos destaca que o Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking de países que tem maior crescimento no mercado mobile, perdendo apenas para a Indonésia. Os dados são da Pew Research Center, colocando o Brasil na liderança entre os mercados de desenvolvimento.

O estudo aponta que smartphones estão no bolso de 60% dos adultos em todo o país, acima dos números de países como Filipinas (55%), México (52%) e Índia (24%). Os números são impressionantes, aponta o especialista.

Mas não para por aí. O uso de apps também é bastante alto. A consultoria especializada no comportamento e mercado digital, App Annie, destaca que o brasileiro, em média, passa três horas por dia utilizando aplicativos no smartphone. Os estudos realizados pela empresa ainda indicam que o brasileiro mantém cerca de 70 a 80 aplicativos instalados, com um uso médio real de 30 apps.

Mobile First: Primeira opção? É o que tem acontecido

Empresas apontam cada vez mais o aumento no volume de vendas online originadas de dispositivos móveis, principalmente em datas comemorativas. Talvez você não tenha idade para saber o que foi a bolha da internet nos anos 90, uma ascensão meteórica de empresas querendo construir seus sites para aumentar cada vez mais sua visibilidade no mundo.

Segundo Adriano Santos, estamos vivendo essa bolha hoje no mercado de aplicativos móveis, e não é toa. Houve um aumento de 30% das conversões orgânicas no Google Play Store, loja de aplicativos do Google, em 2020.

‘Empresas não só desejam ‘estar no bolso’ do consumidor, como procuram freneticamente profissionais autônomos, freelancers ou fábricas de software para desenvolverem seus apps as vezes, apenas com o objetivo de fixarem suas marcas na mente do consumidor, diz Adriano Santos’.

Corona Vírus: Risco ou oportunidade?

A triste realidade é que que muitos brasileiros perderão [ou já perderam] seus empregos por conta da crise da COVID-19. As medidas preventivas dos governos, o isolamento social, a queda nas vendas e outros fatores já trazem reflexos negativos na economia E sim, vai piorar!

Por outro lado, quem investir em conhecimento hoje pode e terá vantagem em um futuro bem próximo. Manter-se atualizado nunca foi tão importante quanto neste momento.

Se valer desse momento pode ser a virada ou garantia de sobrevivência futura, para o profissional autônomo ou para a empresa que deseja se especializar no desenvolvimento de aplicativos.

Como profissionais estão se atualizando e mantendo-se no mercado?

Adriano Santos é especialista no desenvolvimento de aplicativos móveis, está no mercado de educação há mais de 15 anos e ministra treinamentos focados na área. Seus alunos recebem treinamento especializado, orientações e em alguns casos, eles são até indicados pelo próprio professor para assumirem projetos de empresas.

‘Os treinamentos não se limitam à apenas aulas gravadas ou conteúdos em outros formatos. O professor nos estimula a sair da mesmice, construir aplicativos modernos, melhorar a qualidade dos projetos, praticar e oferecer nossos serviços ao mercado, diz Fabrício Sanas, um de seus alunos.’

Adriano relata ainda que desde o início da pandemia houve um crescimento de 22% na procura por seus treinamentos, tanto por novos alunos quanto por alunos interessados em aprofundar-se no conhecimento adquirindo novos cursos, o que comprova o crescimento no setor e a busca por especializações.

O suporte e acompanhamento proposto pelo professor gera resultados imediatos e eleva o nível do profissional que, consequentemente, amplia suas chances no mercado de trabalho. E para alunos empresários, que possuem seus próprios negócios, o upgrade nos conhecimentos resulta em ampliação da carteira de clientes, aumentando do faturamento e visibilidade do negócio.

A conclusão é que o mercado mobile está cada vez mais aquecido e não há previsões de quedas expressivas no setor. Investir no desenvolvimento de apps, na construção de plataformas digitais sólidas e robustas, é apostar em um mundo com possibilidades quase infinitas onde pode-se conectar mais rapidamente empresas, fornecedores e consumidores finais.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mulheres ….. seres especiais!!!

Independente da idade que temos, do contexto que vivemos, estando disponíveis, seremos surpreendidas diariamente com a Sua “vontade, que é boa, perfeita e agradável”

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Dia Estadual de combate a Cristofobia no Pará

Objetivo é discutir o respeito a religião cristã, diminuindo comportamentos criminosos contra cristãos. Saiba mais!

Dória recua e reconhece igrejas como atividade essencial

Na quinta-feira, 25, Dória havia vetado atividades religiosas como serviço essencial em SP e agora voltou atrás na decisão. Saiba mais!

Natal (RN): Projeto de lei pode tornar igrejas e templos essenciais

Texto foi aprovado pela Câmara municipal de Natal (RN), em regime de urgência, e será enviado para sanção do prefeito Álvaro Dias (PSDB). Saiba mais!

Abrace o Amazonas: em resposta à covid-19 no Brasil

Mais de quatro mil famílias no Amazonas já foram beneficiadas com o projeto "Em resposta à covid-10 no Brasil", da ONG Visão Mundial. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!