28.8 C
Vitória
segunda-feira, 8 agosto 2022

Brasil concede 80 vistos humanitários para cidadãos do Afeganistão

O Afeganistão está sob domínio do Talibã desde agosto - Foto: Wakil Kdhsar/AFP

O país passa por uma crise humanitária, desde agosto, provocada pela saída definitiva de tropas dos Estados Unidos. O Talibã está no poder

Por Patricia Scott

O Ministério das Relações Exteriores divulgou na última sexta-feira (8) que o Brasil concedeu 80 vistos humanitários para cidadãos do Afeganistão. O país passa por uma crise humanitária, desde agosto, provocada pela saída definitiva de tropas dos Estados Unidos. Desde então, o Talibã está no poder.

Segundo o embaixador Achilles Zaluar, chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, 400 pedidos de vistos estão em andamento. O diplomata informou também que 170 candidatos realizam entrevistas na Embaixada do Brasil em Islamabad, no Paquistão, país vizinho ao Afeganistão.

“O processo de concessão de visto para candidatos a refúgio do Afeganistão para o Brasil está andando perfeitamente bem, sem nenhum obstáculo e sem nenhum problema”, ressaltou Zalaur.

Uma portaria interministerial, em setembro, regulamentou a concessão do visto temporário, além da autorização de residência para fins de acolhida humanitária para os afegãos.

As embaixadas do Brasil em Islamabad, Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi estão habilitadas a processar os pedidos de visto para acolhida humanitária. O país não tem embaixada ou consulado no Afeganistão.

Com informações Agência Brasil (AB)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se