22.9 C
Vitória
quinta-feira, 21 janeiro 2021

Cristãos continuam sendo alvos na Síria

As comunicações interceptadas mostraram que os jihadistas visavam uma reunião de “cristãos beligerantes”

Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas em um carro-bomba em frente a uma igreja cristã síria em uma cidade de maioria curda no nordeste da Síria, enquanto pelo menos outras 13 pessoas foram mortas em outro carro-bomba em Afrin.

Segundo informações da mídia estatal síria, o Estado Islâmico (também conhecido como ISIS, ISIL ou Daesh) assumiu a responsabilidade pelo carro-bomba em frente à Igreja Ortodoxa em Qamishli, uma cidade localizada ao longo da fronteira nordeste da Síria com a Turquia.

As informações são de que 11 pessoas ficaram feridas no bombardeio e os carros foram danificados. As comunicações interceptadas pelo site Intelligence Group mostraram que os jihadistas estavam visavam uma reunião de “cristãos beligerantes”, ou seja, em conflito.

Segundo a mídia, o portão da frente da igreja estava amassado, mas o prédio da igreja não sofreu danos estruturais.

“Um carro-bomba detonou na Igreja em minha cidade de Qamishli, na Síria, hoje ferindo quase uma dúzia de pessoas, incluindo uma criança de 8 anos”, escreveu um cristão ortodoxo sírio assírio no Twitter. “Espero por um dia em que nunca mais ouço notícias como esta novamente. Ore pelo meu povo, por favor.”

ConflitoS

Embora a Síria tenha sido dilacerada por um conflito civil desde 2011 e tenha lidado com a presença do extremismo religioso,   da nação como refugiados em busca de uma vida melhor em outros lugares. Mas, de acordo com a International Christian Concern (ICC), os cristãos em Qamishli mantiveram uma presença mais forte na cidade do que na maioria dos outros locais em toda a Síria.

A ICC, um grupo de defesa de Washington, afirma que os bombardeios de quinta-feira ressaltam a volatilidade da Síria.

“Nossas orações estão com as vítimas e famílias das pessoas afetadas pelo carro-bomba em Qamishli. Esse tipo de ataque serve como um lembrete para todos os cristãos sírios sobre quanto trabalho precisa ser feito para proteger suas vidas e seus direitos”, disse. Gerente Regional da ICC, Claire Evans.

“O conflito sírio está em constante evolução, e os cristãos são sempre deixados na mira de facções opostas. Devemos trabalhar para garantir que qualquer solução para o conflito preserve um lugar para os cristãos na sociedade.”

Qamishli não foi a única cidade síria vitimizada por um bombardeio. Os relatórios indicam que 13 pessoas morreram e outras 30 foram feridas por um carro-bomba que ocorreu na cidade de Afrin, no noroeste do país, uma cidade que foi capturada por rebeldes apoiados pela Turquia no ano passado e agora administrada por forças turcas e rebeldes sírios.

O bombardeio ocorreu em um posto de controle tripulado pelos rebeldes apoiados pela Turquia. Entre os mortos estavam oito civis, dois deles crianças, e quatro militantes, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, com sede na Grã-Bretanha.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo carro-bomba da Afrin.

Recorrências

Afrin foi vítima de um atentado em dezembro passado, que tirou a vida de nove pessoas e outra em janeiro, que tirou a vida de três pessoas.

Em março, foi relatado que cinco crianças foram mortas enquanto brincavam perto de um mosteiro na cidade cristã de al-Suqaylabiyah, na Síria.

Mais de 100 pessoas foram mortas nos últimos dias, enquanto as lutas entre as forças do regime e os grupos rebeldes surgiram na última quarta-feira no noroeste da Síria. Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, 57 dos mortos foram forças do regime de Assad, enquanto 44 eram rebeldes ou jihadistas.

“A luta continua enquanto os aviões do regime e a artilharia batem na área”, disse o chefe do Observatório, Rami Abdel Rahman, segundo a agência de notícias curda Rudaw.

Desde o início da guerra civil na Síria, há oito anos, mais de 370.000 pessoas foram mortas.

EUA

No ano passado, o presidente Donald Trump prometeu retirar todas as tropas terrestres dos EUA da Síria.

Essa foi uma decisão impopular entre alguns dentro de seus conservadores evangélicos, segundo os quais a retirada “plena” e “rápida” das tropas americanas poderia colocar as comunidades cristãs no norte da Síria em “perigo mortal”.

Além disso, houve algumas especulações de que a decisão de retirar as tropas da Síria foi o que levou a decisão do ex-secretário de Defesa James Mattis de se aposentar.

*Com informações de Christian Today.


LEIA MAIS

O avivamento do cristianismo na Síria
Guerra na Síria completa 8 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mortalidade de cristãos aumenta em 60% em 2020

Número de cristãos mortos no mundo aumenta no último ano. Entenda a perseguição violenta enfrentada por cristãos em todo o mundo. Saiba mais!

2ª onda não tem mesmas consequências econômicas da 1ª

Bruno Serra afirmou também que a instituição precisou adotar um grau de estímulo monetário "forte" no Brasil

“É bom estar à frente de uma nação onde mais de 90% é cristã”

Durante o evento de comemoração dos 160 anos da Caixa Econômica Federal, Bolsonaro disse que pede a Deus "que ilumine prefeitos e governadores para que não fechem tudo". Saiba mais!

Projeção do Focus para PIB de 2021 passa de +3,40% para +3,41%

O Relatório de Mercado Focus trouxe nesta segunda manutenção na projeção para o resultado primário do governo em 2020

Cinco cristãos são mortos por grupo extremista na Nigéria

Eles foram executados após serem sequestrados na véspera de Natal. Saiba mais!

Ataques contra cristãos se intensificam em Moçambique

O governo vai permitir investigação às violações de direitos humanos. Os cristãos são o principal alvo de ataques de grupos jihadistas em Moçambique. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social