22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril 2024

Bolsonaro receberá líderes mundiais no Brasil

Jair Bolsonaro reunido com a cúpula do Brics (Foto: MIKHAIL KLIMENTYEV)
Jair Bolsonaro reunido com a cúpula do Brics (Foto: MIKHAIL KLIMENTYEV)

Os líderes vêm a Brasília na próxima semana para participar da Cúpula do Brics, e serão recepcionados pelo presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro receberá no Palácio do Planalto, o presidente da China, Xi Jinping, na quarta-feira (13) pela manhã. Logo depois, com objetivo de debater temas políticos e econômicos, à tarde, será a vez de Vladimir Putin, da Rússia, Cyril Ramaphosa, da África do Sul e o premier da Índia, Narendra Modi.

Os quatro líderes chegarão ao Brasil no dia (12) com objetivo de participar da 11ª Cúpula do Brics. A princípio, o grupo é integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Assim também, na quarta-feira (13) os líderes participarão do encerramento do Fórum Empresarial do Brics com 500 empresários. Além disso, os chefes de Estado serão homenageados à noite em um jantar no Itamaraty, Brasília.

BRICS

Na quinta-feira (14) o grande tema a ser discutido na Cúpula do Brics será a cooperação entre os países na área de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, acontecerá um encontro com empresários do “Novo Banco de Desenvolvimento” funado pela cúpula. Às 13h, haverá o almoço de encerramento da cúpula no Palácio do Itamaraty.

- Continua após a publicidade -

“A agenda é densa e substantiva”, disse o secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, embaixador Norberto Moretti.

Segundo o diplomata, a “Declaração dos Líderes” será divulgada no encerramento do evento no dia (14). O documento abrirá aos países oportunidades de cooperação para o desenvolvimento de parques tecnológicos, incubadoras e a formação de pesquisadores.

Na “declaração” constará a cooperação dos países: no combate à corrupção, terrorismo, intercâmbio de boas práticas e desenvolvimento de medicamentos contra a tuberculose. Ainda mais, um item sobre amamentação como prevenção de enfermidades.

CONSELHO EMPRESARIAL

O Conselho Empresarial (Cebrics) foi criado para fortalecer e promover os laços econômicos, comerciais, de negócios e investimentos entre as comunidades empresariais dos países que compõem o grupo.

O Cebrics tem a missão de assegurar o diálogo entre os setores empresariais e os governos, identificando problemas e gargalos no âmbito de comércio e investimentos nas suas relações.

Composto por 25 membros, assessorado por nove grupos de trabalho, o grupo atua em uma instância de consulta. O Cebrics foi criado em 2013 na 5ª Cúpula do bloco em Durban, na África do Sul.

*Da redação, com informações de Agência Brasil 


LEIA MAIS

O que o brasileiro pensa do Governo Bolsonaro? Confira! 
“Deus me trouxe até aqui” diz Jair Bolsonaro
Bolsonaro completa 100 dias de Governo
Bolsonaro confirma presença na Expo Cristã 2019 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -