27.9 C
Vitória
domingo, 28 fevereiro 2021

Embate internacional: ânimos acirrados entre Macron e Bolsonaro

Bolsonaro diz que queimadas na Amazônia estão servindo de “pano de fundo” para atitude neo-colonialista da Europa.

Esta sexta-feira (22) foi marcada por tensão no cenário internacional entre Brasil e Europa, em relação às queimadas na Amazônia. Em seu perfil no  Twitter, Jair Bolsonaro reagiu às declarações oficiais feitas pelo presidente da França, Emmanuel Macron.

Mais cedo, o gestor francês disse que Bolsonaro “mentiu” sobre seus compromissos ambientais. Como resultado, “irá se opor à assinatura do tratado de livre-comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul”.

“Dada a atitude do Brasil nestas últimas semanas, o presidente só pôde constatar que o presidente Bolsonaro mentiu durante a cúpula de Osaka” do G20, disseram fontes. Macron também chamou uma reunião emergencial do grupo dos países mais ricos do mundo para discutir a situação por ele avaliado como emergencial da Amazônica.

Na mídia social, Bolsonaro disse: “Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista que se refere à Amazônia (apelando até para fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema”.

“O governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e respeito mútuo. A sugestão do presidente francês de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida do século XXI”, concluiu Bolsonaro.

IRLANDA

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, também se manifestou. Disse que o governo irlandês também será contrário ao acordo de livre-comércio entre União Europeia (UE) e Mercosul caso o Brasil não proteja as florestas da Amazônia.

“De modo algum a Irlanda votará a favor do acordo de livre-comércio UE-Mercosul se o Brasil não cumprir os seus compromissos ambientais. Estou muito preocupado, porque neste ano vimos níveis recorde de destruição nas florestas amazônicas pelo fogo”, afirmou em comunicado o chefe de governo.

O impasse com a França acontece após Alemanha e Noruega terem congelado os
repasses ao Fundo Amazônia. Ontem (22), Emmanuel Macron, presidente
da França, convocou os outros integrantes do G7, que reúne as sete maiores economias do
mundo, para discutir os incêndios na floresta amazônica

*Da redação com informações da Agência Efe

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!