24.8 C
Vitória

Boato sobre droga conhecida como “docinho” assusta pais em todo país

Leia também

Justiça autoriza viagem de Temer ao Líbano

De origem libanesa, o ex-presidente Temer é réu em ações decorrentes de investigação por corrupção na Justiça Federal do Rio

Mercado de capitais melhora em julho; captações somam R$ 34 bilhões

O mercado exibiu no mês passado R$ 30,8 bilhões em captações, a queda foi de 49,2%.

Transporte interestadual abre guerra judicial entre governo e empresas

O governo já venceu em 18 ações e foi derrotado em apenas uma. Outras três seguem em tramitação

Um boato sobre uma droga sintética conhecida como “docinho” está circulando nas redes sociais alertando para a distribuição nas escolas. Essa é mais uma das conversas espalhadas na internet, mas pelas imagens distribuídas comprimidos de Ecstasy ou de LSD podem, sim, ser confundidos por terem o mesmo formato e ser bastante coloridos como as balinhas.

Por isso, vale o alerta dos pais para que as crianças não aceitem nada de pessoas estranhas em qualquer lugar, mas, principalmente, na saída das escolas.
As mensagens começaram a recebidas em Manaus, no Amazonas, com relatos em grupos de redes sociais de WhatsApp e de Facebook e, em 18 de maio, outros relatos apareceram de crianças que foram afetadas pelas drogas em Belém, no Pará.
De acordo com a Polícia Civil do Amazonas, até o momento, não existe nenhum procedimento ou investigação pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) sobre esta droga, se está ou não circulando nas escolas. Por outro lado, afirma que esse e outros tipos de entorpecentes são bastante distribuídos em festas e escolas e vale a pena o alerta.
A Delegacia Online (DOL) também entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), secretarias Municipais de Educação de Belém e de Ananindeua, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) para analisar a vercidade dos fatos.
No Distrito Federal, a mensagem chegou preocupando os pais na semana passada. Os comprimidos coloridos, parecidos com balinhas, estariam sendo vendidos e consumidos em escolas de todo o país.
A polícia local começou então a investigar e constatou que as imagens dos doces, que lembram a marca da Nintendo, foram usadas em outro boato em 2015, nos Estados Unidos. Durante o Halloween, um rumor dizia que comprimidos de ecstasy estariam sendo misturados com balinhas. O “coquetel” teria como alvo as crianças que adoram trocar guloseimas durante a festividade.
No Brasil, algumas postagens do “Docinho” mostram duas estudantes em estado alterado após supostamente terem usado a tal nova droga. Mais um boato.
O capitão Michello Bueno, da Polícia Militar do Distrito Federal, confirma que a história não passa de um fake. No entanto, o oficial ressalta que, embora o caso seja falso, a corporação tem alertado a comunidade a ficar atenta.
“Na última década, histórias semelhantes têm se repetido. No caso da foto que tem circulado no WhatsApp, o episódio não foi no Distrito Federal. Ainda assim, mantemos a rotina preventiva, sempre alertando a comunidade e os diretores de escolas a ficarem atentos a qualquer atividade suspeita, seja de pessoas estranhas nas proximidades dos centros de ensino ou mesmo comportamentos alterados de estudantes”, disse o capitão.
Na verdade, as adolescentes que aparecem no vídeo enviado pelo WhatsApp foram flagradas com sinais de embriaguez por álcool numa avenida central de Manaus e não por usarem o tal “docinho”.

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Canta Recife Experience com Rodolfo Abrantes e esposa

O Canta Recife Experience é o primeiro evento drive-in cristão do Nordeste. Saiba mais!

Semana de lives da Consciência Cristã 2021; Confira as datas!

O tema das lives, que acontece de hoje, 3, até sábado, 8, é "Feitos à imagem de Deus", que será a abordagem do Consciência Cristã 2021

Helena Tannure e Alda Célia no Congresso Vitoriosas

É a terceira edição do evento, que é voltado para mulheres. O tema do Congresso Vitoriosas 2020 será Transformadas. Saiba mais! 

Lagoinha abre curso Linhas de ensino; Saiba mais!

As aulas das turmas do primeiro módulo do Curso Linha de ensino se iniciam a partir de 17 de agosto. Saiba mais!

Plugue-se

‘Fala, Pai’: podcast especial para homens

O "Fala, pai" apresenta  31 reflexões, com cerca de três minutos voltadas para os homens. Saiba mais!

Dia dos Pais: aqueça os corações com um bom filme

O Dia dos Pais é celebrado neste domingo, 9, mas que tal aproveitar o fim de semana para aquecer o coração com um filme especial?

“Confiar” é o terceiro single de Larissa e Isabela pela Sony

Larissa e Isabela são vencedoras do Festival de Música Gospel Eagle, edição ES, que aconteceu em setembro do ano passado

Como o estudo da Bíblia pode transformar uma pessoa

No Rio Grande do Sul, uma mulher passou a estudar a Bíblia sozinha. Hábito  alcançou toda a família e foi todo mundo transformado a partir do estudo da Bíblia