26.7 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

Bispos convocam jejum pelas mortes na Nicarágua

Leia também

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Edital convoca peritos médicos para trabalho presencial em agências do INSS

Nesta quinta-feira, 17, o diretor-presidente da ANMP, Luiz Argolo, informou que os peritos não haviam sido convidados para as inspeções nas agências para verificar as medidas de segurança contra a covid-19

Mortes por acidentes de trânsito em SP têm menor índice da história, diz Detran

A queda inédita também se reflete no número de atropelamentos, que chegou a 758 vítimas fatais neste ano, contra 1.196 em 2015, ou seja 37% a menos de óbitos

A convocação foi feita após a morte de dois estudantes dentro de uma igreja no país

Manágua – Pelo menos dois jovens foram mortos em um ataque de forças do governo da Nicarágua na sexta (13) contra uma igreja em Manágua, capital do país. Por conta disso, os bispos da nação resolveram convocar um protesto pacífico. Em um comunicado oficial, eles pediram para que os membros da igreja participem de um jejum na próxima sexta-feira (20)

Hoje, como nunca, os direitos humanos estão sendo violados na Nicarágua. Fazemos um apelo a todos especialmente aos policiais, militares e demais funcionários públicos que não apoiem direta ou indiretamente as ações do presidente Daniel Ortega e seu partido político”, diz o comunicado.

Mais de 260 pessoas foram mortas na Nicarágua em menos de três meses. O estopim dos protestos foi uma reforma da previdência, no dia 18 de abril, que acabou sendo revogada. De lá para cá foi criado o movimento nacional contra a violência repressão.

Igreja Católica aceitou mediar um diálogo com setores da sociedade civil a pedido do governo para superar a crise. A participação de organismos internacionais como a Comissão Interamericana da Direitos Humanos (CIDH) era um dos requisitos. O órgão, que está investigando as mortes no país, já apresentou dois relatórios. Um deles aponta que o governo nicaraguense está “atirando para matar”. Mas o governo rejeitou a conclusão dos relatórios. E alegou que foram parciais.

O secretario-executivo da CIDH, o brasileiro Paulo Abrão, tem acompanhado a situação de perto. Ele afirmou à Agência Brasil que as forças de segurança e os paramilitares ligados ao governo “atiraram para matar”. Segundo ele, ocorreram duas etapas. Na primeira, Ortega reconheceu que havia problemas e pediu ajuda apara solucionar-lós. “Nesta segunda fase, Ortega está negando os fatos e responsabiliza a violência ao confronto entre grupos a favor e contra do governo”, disse. 

*Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

Vigília Mundial pelas vítimas na Nicarágua

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Conheça “Nunca esquecerei”, de Um.sounds

Canção é o segundo lançamento do grupo pela Sony Music. Um.sounds é da UM Church de Nova Friburgo (RJ)

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!