25.9 C
Vitória
domingo, 12 julho, 2020

Livretos Bilíngues: interação entre crianças surdas e ouvintes

Mais lidas

Verstappen crava melhor tempo dos treinos livres do GP da Estíria

Neste domingo, a largada será às 10h10. Saiba mais!

Capixaba Natália Gaudio defende maior longevidade para atletas brasileiras

Após estar na Rio 2016, atleta quer Tóquio e não descarta Paris. Saiba mais!

Casaquistão desmente afirmações chinesas sobre novo vírus mortal

Embaixada chinesa na capital do país advertiu sobre nova doença com "índice de mortalidade superior à Covid-19"

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

A Sociedade Bíblica do Brasil traz livretos Bilíngues, uma seleção de textos de Salmos e Provérbios em português e Libras (Língua Brasileira de Sinais)

Hoje (26) comemora-se o Dia Nacional do Surdo. É este público tão especial que está no foco do mais recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil. Trata-se dos livretos Bilíngues. O conteúdo impresso é em português e no vídeo é em Libras.

Os livretos Bilíngues Salmos e provérbios são para colorir e memorizar. E foram feitos especialmente para oferecer, ao público infantil, a oportunidade de conhecer a mensagem bíblica.

Além das mais de 20 ilustrações e textos inspirados nos livros bíblicos, em cada página há um QR Code, que leva para vídeos com os mesmos textos interpretados em Libras. Os livretos promovem interação da criança surda com seus familiares, amigos e colegas de classe ouvintes.

O secretário de Tradução e Publicações da SBB, Paulo Teixeira, explica que a ideia desse projeto inédito é servir crianças, sejam elas ouvintes ou surdas. “Ao reunir o texto impresso em português e conteúdo gratuito em vídeo em Libras, por meio de QR Codes, os ouvintes poderão aprender o texto bíblico em Libras e os surdos, em português”, afirma, ressaltando a dupla função das publicações.

Deficiência auditiva

O sistema de Libras é considerado pelas comunidades surdas como sua língua materna, antes mesmo do idioma nativos. Diferentemente do que muita gente pensa, não se trata de uma linguagem composta apenas por gestos e mímicas: apresenta uma série de palavras, sinais e expressões que formam uma estrutura própria gramatical e semântica.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva. Desse total, quase 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos.

Aprovada há mais de 15 anos, a Lei nº 10.436 marca não só o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como oficial no Brasil. Mas também o início da conquista de direitos por parte dessa população. Mesmo assim, os surdos ainda enfrentam barreiras com a acessibilidade.

“Esta é uma contribuição da SBB para ajudar a preencher esta lacuna. Com estas publicações, as crianças poderão ler, pintar, aprender e memorizar os versículos bíblicos, em português e Libras, e aplicá-los à sua vida”, destaca Teixeira.

Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva

texto completo destes livretos foi traduzido para Libras por surdos que trabalham na Sociedade Bíblica do Brasil. Eles fizeram as gravações de forma voluntária, a fim de levar a Palavra de Deus a crianças surdas e ouvintes, promovendo uma maior inclusão social.

A seleção de textos dos Salmos e Provérbios, que destacam o amor de Deus e o seu cuidado pelas pessoas, foi reescrita numa linguagem simples e de fácil entendimento, baseada no texto bíblico da Nova Tradução na Linguagem de Hoje, a Tradução Novos Leitores.

Voltado também para famílias com crianças em idade de alfabetização, professores de Libras e educadores em geral, o projeto possibilita o ensino bíblico integrado para crianças surdas e ouvintes e a maior interação da pessoa surda com seus familiares, amigos e colegas de classe ouvintes. Com excelente custo-benefício, as publicações reúnem uma seleção de Salmos e Provérbios relacionados ao dia a dia da criança.


Leia mais

No dia do surdo, conheça a jovem que optou pelo “mundo do silêncio”
“Deus me chamou para pregar aos surdos”, diz pastor
Cadeirantes e surdos conseguiriam frequentar a sua igreja?

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Amigos e artistas “Juntos pelo sertão” drive-in

Evento, que será realizado no dia 14 de julho, vai reunir artistas e preletores como Aline Barros, Isaías Saad, Gabriel Guedes, Juliano Son, Eli Soares, Hernandes Dias Lopes e outros.

Show drive-in do 3 Palavrinhas esse mês; Saiba mais!

O grupo infantil 3 palavrinhas vai se apresentar na Arena Sessions, no estádio Allianz Parque, em São Paulo dia 19 de julho Atenção criançada! O...

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Plugue-se

Igreja Adventista lança plataforma de podcasts

Com mais de mil episódios disponíveis, o 7Cast tem foco claro: compartilhar esperança em áudio A Igreja Adventista lançou no início de julho o "7Cast"....

Seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

“Se Não Fosse o Seu Amor” é o livro de estreia da empresária Larissa Pessoa, um romance que mostra que seguir os ensinos de Deus é a melhor escolha

Generosidade: O padeiro doador de pão e de fé

O dono de uma padaria no interior de São Paulo decidiu transformar a crise provocada pela pandemia de Covid-19 em uma oportunidade de ajudar quem precisa.

Fórum de Ciências bíblicas 2020: A Bíblia e a Criança

O Fórum de Ciências Bíblicas 2020, que terá temática para as crianças, será realizado nos dias 13 e 14 de agosto