28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Bíblia – A revelação de Deus para a humanidade

Foto: Reprodução

O Brasil celebra neste domingo, 12, o Dia da Bíblia. A palavra de Deus é a bússola que orienta a vida do homem

Por Syria Luppi

Antiga e sempre atual, a Bíblia, o livro mais vendido no mundo, está ao alcance de todo aquele que deseja conhecer a Deus e fazer Sua vontade. Com tantas traduções, especulações, ataques e até mesmo descrédito, a Bíblia está sempre viva e firme na contramão de ciências humanas e pessoas que insistem em menosprezá-la.

Foi escrita em 66 livros, num período de 1.600 anos por mais de 40 autores diferentes, de fazendeiros a reis que tiveram estilo, cultura, temperamento e características preservados na escrita. Os textos foram redigidos em duas línguas principais e distintas (grego e hebraico). As situações descritas aconteceram em muitos países, abordando inúmeros assuntos.

E, apesar disso, a Bíblia apresenta uma unidade que só seria possível se um único escritor fosse responsável por todo o seu conteúdo. O autor da Bíblia é Deus, que revelou Sua mensagem à humanidade.

- Continua após a publicidade -

Sem a Bíblia, podemos crer na existência de Deus, mas não saberíamos quem Ele é, como é, se deseja ou espera algo de nós ou como podemos conhecê-lO. Dúvidas sobre os fatos descritos na Bíblia surgem de toda parte, mas muitas pessoas para quem a Palavra é um livro de mitologias ou está cheia de contradições e erros nunca a leram nem estudaram as questões sobre as quais discutem.

No livro “Fundamentos Cristãos – a Bíblia em 12 Lições”, Editora Vida, Max Anders afirma que o processo de Deus comunicar-se de forma confiável com a humanidade implica quatro aspectos diferentes:

1) Revelação – Relaciona-se com o fato de Deus desvendar a si mesmo e a verdade ao homem;
2) Inspiração – Refere-se ao ato de Deus supervisionar o processo de registro de Sua revelação sem erros;
3) Iluminação – Relaciona-se ao ministério do Espírito Santo, que capacita o cristão a entender adequadamente as Escrituras;
4) Canonicidade – Referente ao processo de reconhecer e compilar as Escrituras.

Preciosidade

Será que temos noção do quanto é importante para nossa vida meditar nas Escrituras? Do quanto podemos aprender e evoluir na vida cristã e pessoal? Para sermos prósperos, precisamos meditar e encher o coração com a Palavra de Deus, pois Ele mesmo disse que “o homem não viverá só do que se alimenta, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8:3). É um princípio básico: para fazermos a vontade de Deus temos que conhecer e estar sustentados em Sua palavra.

Falando em sustento, temos o hábito de fazer três refeições básicas por dia, mas não podemos nos esquecer de que nosso espírito deve ser alimentado com a mesma constância e não apenas quando vamos à igreja (Pv 4:20-23).

Além de utilizarmos a Bíblia como nossa regra de fé e prática, temos que semeá-la em nosso coração. Em Marcos 4, na parábola do Semeador, aprendemos que se semearmos no Seu espírito, colheremos bom fruto. Para colher um bom fruto, temos que limpar o solo e arrancar as ervas daninhas, ou seja, tirar do coração a incerteza, o rancor, a preguiça e tudo o mais que nos impeça de ler e crescer na graça e no conhecimento.

Quando meditamos na Bíblia, começamos a pensar como Deus pensa e logo a seguir agiremos como Ele agiria se estivesse na nossa posição. O Pr. Rogério Borgui afirma que a Bíblia é um livro transformador. “Estudá-la é fundamental para a vida de todo o crente no Senhor Jesus. Além dos benefícios de conhecer a Deus, por meio dela temos uma preparação para cumprir o ‘Ide’ de Jesus. A leitura da Palavra é um dever para todos os cristãos (Gl 3.16). Ela nos orienta contra o pecado ( Sl 119.11) e quem ouve e guarda a Palavra de Deus é uma pessoa feliz (Lc 11.28)”.

Ainda conforme o pastor Rogério, que lidera a Igreja Batista em Vila Garrido, Vila Velha, o crescimento espiritual do crente não é algo automático. Requer empenho e comprometimento no estudo da Bíblia. “Em Hebreus 6:1 vemos que precisamos avançar para a maturidade cristã; em II Pedro 3: 18 vemos a necessidade do crescimento no conhecimento. Isso vale para toda nossa vida”.

Assumir um compromisso com Deus de ler Sua palavra é um grande passo para não desistirmos de ler a Bíblia. Com a leitura sistemática da Palavra, com meditação, permitimos que o Senhor nos fale ao coração. Davi compara a Bíblia a uma lâmpada (Salmo 119:105) e João, em Apocalipse 1:3, diz ser “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

Grandes histórias bíblicas

A Criação – Gênesis 1 e 2
Caim e Abel – Gênesis 11
A Torre de Babel – Gênesis 12
O sacrifício de Isaque – Gênesis 22
José e os seus irmãos – Gênesis 37
Moisés – Êxodo 2 e 3
As pragas do Egito – Êxodo 7-11
A travessia do Mar Vermelho – Êxodo 14
O bezerro de ouro – Êxodo 32
Gideão – Juízes 6-7
Sansão – Juízes 13-16
Samuel – I Samuel 1
O rei Saul – I Samuel 9-10
O rei Davi – I Samuel 16
Davi e Golias – I Samuel 17
Davi e Jônatas – I Samuel 18
Elias e os profetas de Baal – I Reis 18
Eliseu – I Reis 19; II Reis 2
Daniel na cova dos leões – Daniel 6
Jonas e o peixe – Jonas 1
João Batista – Lucas 1
Nascimento de Jesus – Mateus 2 e Lucas 2
A tentação de Jesus – Mateus 4 e Lucas 4
Jesus acalma a tempestade – Mateus 14, Marcos 11, Lucas 9 e João 12
A Ceia do Senhor – Mateus 26, Marcos 14, Lucas 22, João 13 e I Coríntios 11
A Crucificação – Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e João 19
A Ressurreição – Mateus 28, Marcos 16, Lucas 23 e João 20
A Ascensão – Lucas 24 e Atos 1
A conversão de Saulo – Atos 9
Paulo em Roma – Atos 28
A visão de João – Apocalipse 1

Leitura completa em um ano é possível?

Algumas pessoas têm o hábito de ler a Bíblia inteira durante o ano. Se lhe parece difícil conseguir essa proeza, saiba que basta que você leia 23 capítulos por semana: três em cada dia da semana e cinco no seu dia de descanso.

Analise: um capítulo de novela na TV tem, em média, 40 minutos, incluindo os comerciais. Seis capítulos de novela por semana somam quatro horas. Multiplicando quatro por 52 semanas do ano, temos 208 horas. Veja que com esse tempo uma pessoa poderia ler a Bíblia inteira duas vezes por ano.

Esta matéria é uma republicação exibida na Revista Comunhão – setembro/2009, e atualizada em 2021 (Priscilla Cerqueira). Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi originalmente escrita.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -