16.7 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

Bíblia – A revelação de Deus para a humanidade

- Continua após a publicidade -

Mais lidas

Pandemia afeta tratamento de hipertensão em mais de metade dos países

Doença agrava casos de Covid-19. OMS detectou falhas também nos serviços a diabéticos e cardíacos

O que você acha do limite de barulho nos templos religiosos?

O Senado Federal está fazendo uma consulta pública sobre limites para emissão sonora das atividades em templos religioso.

Segundo trimestre deve ser bem pior para o PIB, diz presidente do BC

Para Roberto Campos Neto, o PIB deve ser "bem pior" no segundo trimestre, em função da pandemia do novo coronavírus

Igreja cristã é demolida no Egito e cristãos são presos

A destruição de uma igreja no Egito foi para punir o "crime" de construir mais salas para a escola dominical

O Brasil celebra neste domingo (10) o Dia da Bíblia. A palavra de Deus é a bússola que orienta a vida do homem

Antiga e sempre atual, a Bíblia, o livro mais vendido no mundo, está ao alcance de todo aquele que deseja conhecer a Deus e fazer Sua vontade. Com tantas traduções, especulações, ataques e até mesmo descrédito, a Bíblia está sempre viva e firme na contramão de ciências humanas e pessoas que insistem em menosprezá-la.

Foi escrita em 66 livros, num período de 1.600 anos por mais de 40 autores diferentes, de fazendeiros a reis que tiveram estilo, cultura, temperamento e características preservados na escrita. Os textos foram redigidos em duas línguas principais e distintas (grego e hebraico). As situações descritas aconteceram em muitos países, abordando inúmeros assuntos.

E, apesar disso, a Bíblia apresenta uma unidade que só seria possível se um único escritor fosse responsável por todo o seu conteúdo. O autor da Bíblia é Deus, que revelou Sua mensagem à humanidade.

Sem a Bíblia, podemos crer na existência de Deus, mas não saberíamos quem Ele é, como é, se deseja ou espera algo de nós ou como podemos conhecê-lO. Dúvidas sobre os fatos descritos na Bíblia surgem de toda parte, mas muitas pessoas para quem a Palavra é um livro de mitologias ou está cheia de contradições e erros nunca a leram nem estudaram as questões sobre as quais discutem.

No livro “Fundamentos Cristãos – a Bíblia em 12 Lições”, Editora Vida, Max Anders afirma que o processo de Deus comunicar-se de forma confiável com a humanidade implica quatro aspectos diferentes:

1) Revelação – Relaciona-se com o fato de Deus desvendar a si mesmo e a verdade ao homem;
2) Inspiração – Refere-se ao ato de Deus supervisionar o processo de registro de Sua revelação sem erros;
3) Iluminação – Relaciona-se ao ministério do Espírito Santo, que capacita o cristão a entender adequadamente as Escrituras;
4) Canonicidade – Referente ao processo de reconhecer e compilar as Escrituras.

Preciosidade

Será que temos noção do quanto é importante para nossa vida meditar nas Escrituras? Do quanto podemos aprender e evoluir na vida cristã e pessoal? Para sermos prósperos, precisamos meditar e encher o coração com a Palavra de Deus, pois Ele mesmo disse que “o homem não viverá só do que se alimenta, mas de tudo o que sai da boca do Senhor” (Dt 8:3). É um princípio básico: para fazermos a vontade de Deus temos que conhecer e estar sustentados em Sua palavra.

Falando em sustento, temos o hábito de fazer três refeições básicas por dia, mas não podemos nos esquecer de que nosso espírito deve ser alimentado com a mesma constância e não apenas quando vamos à igreja (Pv 4:20-23).

Além de utilizarmos a Bíblia como nossa regra de fé e prática, temos que semeá-la em nosso coração. Em Marcos 4, na parábola do Semeador, aprendemos que se semearmos no Seu espírito, colheremos bom fruto. Para colher um bom fruto, temos que limpar o solo e arrancar as ervas daninhas, ou seja, tirar do coração a incerteza, o rancor, a preguiça e tudo o mais que nos impeça de ler e crescer na graça e no conhecimento.

Quando meditamos na Bíblia, começamos a pensar como Deus pensa e logo a seguir agiremos como Ele agiria se estivesse na nossa posição. O Pr. Rogério Borgui afirma que a Bíblia é um livro transformador. “Estudá-la é fundamental para a vida de todo o crente no Senhor Jesus. Além dos benefícios de conhecer a Deus, por meio dela temos uma preparação para cumprir o ‘Ide’ de Jesus. A leitura da Palavra é um dever para todos os cristãos (Gl 3.16). Ela nos orienta contra o pecado ( Sl 119.11) e quem ouve e guarda a Palavra de Deus é uma pessoa feliz (Lc 11.28)”.

Ainda conforme o pastor Rogério, que lidera a Igreja Batista em Vila Garrido, Vila Velha, o crescimento espiritual do crente não é algo automático. Requer empenho e comprometimento no estudo da Bíblia. “Em Hebreus 6:1 vemos que precisamos avançar para a maturidade cristã; em II Pedro 3: 18 vemos a necessidade do crescimento no conhecimento. Isso vale para toda nossa vida”.

Assumir um compromisso com Deus de ler Sua palavra é um grande passo para não desistirmos de ler a Bíblia. Com a leitura sistemática da Palavra, com meditação, permitimos que o Senhor nos fale ao coração. Davi compara a Bíblia a uma lâmpada (Salmo 119:105) e João, em Apocalipse 1:3, diz ser “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

Grandes histórias bíblicas

A Criação – Gênesis 1 e 2
Caim e Abel – Gênesis 11
A Torre de Babel – Gênesis 12
O sacrifício de Isaque – Gênesis 22
José e os seus irmãos – Gênesis 37
Moisés – Êxodo 2 e 3
As pragas do Egito – Êxodo 7-11
A travessia do Mar Vermelho – Êxodo 14
O bezerro de ouro – Êxodo 32
Gideão – Juízes 6-7
Sansão – Juízes 13-16
Samuel – I Samuel 1
O rei Saul – I Samuel 9-10
O rei Davi – I Samuel 16
Davi e Golias – I Samuel 17
Davi e Jônatas – I Samuel 18
Elias e os profetas de Baal – I Reis 18
Eliseu – I Reis 19; II Reis 2
Daniel na cova dos leões – Daniel 6
Jonas e o peixe – Jonas 1
João Batista – Lucas 1
Nascimento de Jesus – Mateus 2 e Lucas 2
A tentação de Jesus – Mateus 4 e Lucas 4
Jesus acalma a tempestade – Mateus 14, Marcos 11, Lucas 9 e João 12
A Ceia do Senhor – Mateus 26, Marcos 14, Lucas 22, João 13 e I Coríntios 11
A Crucificação – Mateus 27, Marcos 15, Lucas 23 e João 19
A Ressurreição – Mateus 28, Marcos 16, Lucas 23 e João 20
A Ascensão – Lucas 24 e Atos 1
A conversão de Saulo – Atos 9
Paulo em Roma – Atos 28
A visão de João – Apocalipse 1

Leitura completa em um ano é possível?

Algumas pessoas têm o hábito de ler a Bíblia inteira durante o ano. Se lhe parece difícil conseguir essa proeza, saiba que basta que você leia 23 capítulos por semana: três em cada dia da semana e cinco no seu dia de descanso.

Analise: um capítulo de novela na TV tem, em média, 40 minutos, incluindo os comerciais. Seis capítulos de novela por semana somam quatro horas. Multiplicando quatro por 52 semanas do ano, temos 208 horas. Veja que com esse tempo uma pessoa poderia ler a Bíblia inteira duas vezes por ano.

A matéria acima é uma republicação da Revista Comunhão. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.


leia mais

Mais de meio milhão de Bíblias a crianças no Vietnã
Teologia: um chamado à vida, à prática e ao discipulado

- Continua após a publicidade -

Revista Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Vila Mix em Casa Gospel acontece neste sábado (30)

Grandes nomes do meio evangélico do Brasil como André Valadão e Deive Leonardo vão participar do VillaMix em Casa Gospel. Evento será transmitido pelo youtube. Saiba mais!

“Carreata da solidariedade”, Marcha para Jesus em SP

Realizada pela organização da Marcha para Jesus, a ação foi batizada de “Carreata da Solidariedade” e será realizada no dia 13 de Junho

Diante do Trono anuncia congresso online

Diante da pandemia do coronavírus, a banda anunciou o "Congresso Mulheres e Moças" online

GOD Brasil: Como anunciar o que o mundo precisa ouvir?

O God Brasil é um movimento que incentiva o evangelismo intenso no mundo inteiro em um dia

Receber notícias

Gostaria de receber notícias em primeira mão? Assine gratuitamente agora:

Plugue-se

Varejo de livros acumula perda de 13% em 2020

Efeitos da pandemia ainda se fazem sentir no setor, que teve resultado 33% menor do que em maio de 2019

Animações para explicar crenças bíblicas em série

Série Princípios são divididos em 12 episódios que tiram dúvidas de temas bíblicos e também exploram temas contemporâneos, como o aborto.

“Aventuras em Galápagos”: desbravando a criação

A diversidade de recursos naturais das ilhas foi cenário para a produção, que faz parte de um projeto pedagógico da Educação Adventista

Em breve, um documentário sobre a Igreja Perseguida

Série conta com 12 episódios em que cristãos perseguidos contam suas histórias e como enfrentam a perseguição