23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Mais de meio milhão de Bíblias a crianças no Vietnã

Vietnã
Mais de 600 mil Bíblias para crianças são distribuídas no Vietnã. Foto: Portas Abertas

O governo ainda regula estritamente a impressão e distribuição de Bíblias no Vietnã. Mesmo assim, um projeto bíblico infantil, que começou em 2006 está fazendo a diferença. “A Bíblia foi meu maior presente”, diz cristão vietnamita

“Lembro-me de quando eu tinha três ou quatro anos, meu pai me deu uma Bíblia para crianças. Lembro de ter ficado impressionada com as fotos, mas não sabia ler! Então meu pai leu as histórias pra mim”, diz um adolescente da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã.

O jovem foi um dos primeiros daquele país a receber uma Bíblia Ilustrada para Crianças impressa e distribuída com o apoio da Missão Portas Abertas. Depois que aprendeu a ler, a primeira coisa que ele fazia quando acordava era pegar a Bíblia.

“Todas as manhãs acordava e lia a Bíblia. Isso me deu um conhecimento da Palavra. Isso me levou a aprender como posso orar, como posso conversar com meus amigos sobre Deus. Meus amigos me perguntavam: o que é esse livro, por que essas pinturas são tão bonitas? E eu explicava que era a Bíblia, a Palavra de Deus”.

Projeto bíblico

O projeto bíblico infantil começou em 2006, quando os primeiros Novos Testamentos das Crianças começaram a ser impressos no Vietnã. Os livros ilustrados de cores vivas representaram um novo caminho para as crianças vietnamitas aprenderem sobre Jesus – e uma nova maneira de pais ajudarem seus filhos a crescerem com fé.

Em 2009, o Novo Testamento foi atualizado com informações de pastores, professores de escola bíblica para crianças e pais por todo Vietnã. No ano seguinte, o Antigo e o Novo Testamento foram combinados para formar a Bíblia Ilustrada das Crianças, a primeira desse tipo no país.

- Continua após a publicidade -

E esta é a Bíblia que ajudou a introduzir aquele adolescente do início da matéria à Palavra de Deus. Além dele, mais de meio milhão de outras crianças aprenderam mais sobre a Bíblia. “É o maior presente que ganhei do meu pai e do Senhor”, declara.

No Vietnã, os pais têm dificuldade em encontrar Bíblias infantis ou livros de histórias cristãs para seus filhos. Distribuir Bíblia pode ser perigoso também, especialmente nas áreas rurais, pois aqueles que são vistos espalhando o evangelho dando Bíblias às vezes são interrogados ou até presos por um curto período de tempo.

Com a coragem e o comprometimento de missionários, além do apoio e orações de cristãos por todo o mundo, há agora 600 mil exemplares da Bíblia Ilustrada para Crianças no Vietnã, ajudando a próxima geração a aprender mais sobre Jesus.

Governo dificulta distribuição de Bíblias

Houve um tempo em que era raro ter uma Bíblia no Vietnã, muito menos para crianças. Um missionário de Portas Abertas no país lembra-se de ter participado de uma competição para ganhar uma Bíblia na adolescência. “Eu memorizei toneladas de versículos da Bíblia e consegui ganhar a Bíblia para minha mãe”, conta.

Hoje a situação é um pouco mais fácil. Depois que o governo do Vietnã foi criticado pela ONU pela falta de liberdade de religião, eles autorizaram as editoras a imprimir e publicar Bíblias em vietnamita e outras línguas étnicas.

No entanto, o governo ainda regula estritamente a impressão e distribuição de Bíblias. Autorização oficial deve ser obtida para a produção do material, outra autorização para impressão e ainda outra para armazenamento e distribuição, com a obrigatoriedade de especificar onde as Bíblias serão entregues.

Somente um certo número de Bíblias pode ser impresso de uma só vez, e sempre que uma reimpressão é necessária, uma nova licença deve ser expedida, o que pode levar muito tempo. É necessária uma permissão diferente para vender literatura cristã, por isso é raro encontrar livros cristãos em livrarias locais.

O Vietnã é um dos países budistas que mais perseguem cristãos no mundo. O país está em 20º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019, e a forte influência do budismo acarreta em mais perseguição e violência.

Uma das formas de coibir o cristianismo no país é perseguindo e até multando ou prendendo cristãos que distribuem Bíblias no Vietnã.

*Com informações de Portas Abertas


Leia mais

No Vietnã, Cristão arrisca a própria vida para levar Bíblias a crianças
Bíblia – A revelação de Deus para a humanidade

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -