17 C
Vitória
terça-feira, 7 julho, 2020

Professor transforma Bíblia em referência para aula de História

Mais lidas

O mistério da morte de centenas de elefantes na África

Pesquisadores acreditam que o coronavírus possa ser uma das causas das mortes das centenas de elefantes na África. Saiba mais!

Coronavírus deixa 73 países em risco de escassez de remédios para HIV

A incapacidade dos fornecedores de entregarem os antirretrovirais dentro do prazo e a paralisação dos serviços de transportes terrestre e aéreo estão entre as causas

Estudantes com Fies podem suspender parcelas no BB a partir de hoje

A manifestação pode ser feita pelo app BB. Saiba mais! 

Governo amplia vetos na lei que torna obrigatório o uso de máscara

Artigos da lei foram republicados no Diário Oficial de hoje. Saiba mais! 

“Um aluno me perguntou se a bíblia podia ser usada como fonte histórica”, relata professor

Uma mãe de um recuperando do sistema prisional ligou para o professor Di Gianne de Oliveira Nunes. Do outro lado da linha, aos prantos, ela contou que havia visto o filho no noticiário, não por ter cometido um crime, como no passado.

Assim o jovem, entre outros, que cumpriam pena, fizeram parte do projeto “Regime Fechado, Visão Aberta”, que deu a Di Gianne o Prêmio Educador Nota 10 em 2017. De acordo com o educador “não tem um dia que não me lembro desse episódio”.

Primeiramente, Di Gianne dá aulas de História no presídio, há sete anos, na EE Monsenhor Alfredo Dohr. Porém, em 2017 teve a ideia de realizar o projeto na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Tudo começou quando percebi que havia mais bíblias do que livros de História e um aluno me perguntou se a bíblia podia ser usada como fonte histórica”, lembra.

Dessa forma, “fui mostrando a eles que era necessário separar o religioso da narrativa histórica. Fomos debatendo e criando um caminho com um início, meio e fim, até culminar na nossa apresentação final”, conta.

A turma, formada por homens de 18 a 70 anos, estudou sociedade dos egípcios, assírios e romanos, retratadas na bíblia. Além disso, pesquisaram e compreenderam conflitos atuais entre israelenses e palestinos ou do fundamentalismo islâmico.

 

Evadson Geraldo fez a pergunta que motivou o projeto Foto: Gustavo Andrade/Nova Escola
Evadson Geraldo fez a pergunta que motivou o projeto (Foto: Gustavo Andrade/Nova Escola)

TRANSFORMAÇÃO

Di Gianne cita que, na época, boa parte dos alunos não conhecia arqueologia. A partir do projeto, eles ampliaram a visão e até os familiares começaram a perceber as mudanças durante as visitas.

“Eles contavam que falavam sobre o projeto com seus parentes, que tinham mais assunto. Eu fui notando que aquilo tudo era uma semente do conhecimento e até a autoestima deles melhorou. Quando ganhamos o prêmio foi uma coisa de louco”, brinca.

EXTENSÃO DO PROJETO

“Esse projeto é totalmente replicável em outras escolas, eu mesmo já levei para outras cidades e até mesmo salas de aula em outros presídios”, conta Di Gianne.

Além disso complementa. “Queira ou não, até o aluno não religioso enxerga a Bíblia como um livro admirável pelo tempo que foi escrito e sua propagação até hoje”, afirma.

Segundo o professor, “quando estava desenvolvendo o projeto com a turma de EJA, a professora de Ciências da nossa escola, que abordava questões de saúde, aproveitou para passagens bíblicas para falar de algumas doenças”, diz.

PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10


LEIA MAIS

Educação vinda da Palavra de Deus
Jesus vai à escola 

- Continua após a publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Artistas cristãos na ação social “Eu Soul VC”

Entre os artistas cristãos confirmados estão Casa Worship, Renascer Praise, André e Felipe, Rebeca Carvalho e Leandro Borges

The send Argentina é adiado para 2021

Em comunicado, os organizadores do The Send disseram que a data exata será definida assim que o governo tiver o poder de reativar eventos maciços

Em agosto, 16º Fórum de Ciências Bíblicas

Com o tema “A Bíblia para as novas gerações”, evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Centro de Eventos de...

Expoevangélica 2020 é adiada para dezembro

Neste ano, a Expoevangélica celebra 15 anos e pretende realizar uma grande festa em Fortaleza (CE).

Plugue-se

“Bíblia de Estudo Swindoll”: mais compreensão e curiosidades

Além de facilitar a compreensão, a "Bíblia de Estudo Swindoll" traz curiosidades sobre o livro mais vendido do mundo

Kanye West anuncia nova música de trabalho com temática gospel

Em um vídeo curto Kanye West divulgou detalhes da melodia da canção "Wash Us In The Blood" (Lava-nos no Sangue)

Enciclopédia dos adventistas em formato digital

Enciclopédia é fruto de um trabalho de dezenas de profissionais em várias partes do mundo e inclui material sobre pioneiros adventistas na América do Sul

Juliano Son canta “Nada mudou”, do EP Tudo Novo

Canção é o quinto e último single do projeto musical Tudo Novo, de Juliano Son