A doação do exemplar foi feita pela Sociedade Bíblica do Brasil e ficará à disposição para consultas
Por Priscilla Cerqueira
A Biblioteca Epifânio Dórea, na Zona Sul de Aracaju, em Sergipe foi a primeira do estado a ganhar um exemplar da Bíblia em braile. A solenidade que marcou a entrega oficial do livro sagrado aconteceu na quinta-feira, 16. A doação foi feita através de uma parceria da Sociedade Bíblica do Brasil com a Igreja Batista Betel.
São poucas bíblias em braile no Brasil. Em média, custa entre R$ 6 mil e R$ 5 mil. A Bíblia em braile é composta de 38 volumes e pesa em média 40 quilos. Por conta do tamanho e a complexidade, um exemplar dela demora dois dias para ser impresso. A publicação atualizada estará à disposição para uso dos frequentadores, pessoas com deficiência visual.
- Por que o Brasil é o maior produtor de Bíblias do mundo?
- Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada
O presidente da Sociedade Bíblica do Brasil em Sergipe, pastor Roberto Morais, comemorou a chegada da bíblia em braile a Sergipe. “Saber que mais de 520 mil pessoas no Brasil tem deficiência visual, tornou-se para nós um desafio e abraçamos a causa, transformando em um projeto audacioso que hoje vemos seu resultado.
O pastor da Igreja Batista Betel em Aracaju, pastor Gerson Vilas Boas, destacou a proposta inclusiva da bíblia em braile. “Esta bíblia dá a oportunidade de que as pessoas que têm deficiência possam ver pelos dedos e pelo coração a palavra mais importante do mundo, que é a palavra de Deus”, finalizou.
Rica contribuição
A diretora da Biblioteca, Juciene Maria de Jesus definiu a contribuição como rica e fundamental para inclusão e acessibilidade.
“A Biblioteca passa a ter a honrosa missão de salvaguardar um exemplar bastante especial. Uma edição em Braille passa a compor o nosso acervo a fim de garantir acessibilidade. Temos um setor acessível com um acervo de 1.323 títulos, entre temas em Braile, livros com fonte ampliada e audiolivros”, frisou.